José Eustachio: “o modelo vencedor é o da inteligência coletiva”

José Eustachio, um dos mais importantes nomes da propaganda brasileira, brilhou durante mais de 40 anos, com sua competência na Talent. Foram inúmeros clientes e campanhas, com conquistas e resultados memoráveis.

Desde o ano passado, Eustachio comanda sua consultoria, a Ocean, focada “no propósito de colaborar com empresas para aumentar a sua capacidade competitiva, desenvolvendo marcas dominantes e estratégias de alto impacto”, como diz em seu manifesto.

Confira as respostas às nossas cinco perguntas desta grande personalidade do marketing brasileiro, membro do Hall da Fama da Abramark:


Abramark –
 Como tem sido a atuação como consultor, depois de décadas de sucesso na Talent? Sua rotina de trabalho mudou muito?

JE Iniciar um projeto voo solo com a Ocean tem sido bastante estimulante.  Novos horizontes se abrem, você conhece pessoas interessantes em empresas e áreas de atuação que não teria a oportunidade de conhecer e conviver de outra forma. A atuação é mais estratégica e focada no business, então eu diria que, apesar de guardar alguma semelhança com a minha atividade anterior, tem um sabor de novas descobertas.

O contexto atual, no qual empresas e gestores vivem um processo de transformação dos negócios, faz com que a interação seja muito dinâmica, rica, sem fórmulas prontas, cada projeto é um caso em si e exige um olhar sem pré-concepção.

Abramark – O senhor tem uma estreita ligação com o empreendedorismo, sendo mentor da Endeavor há quase duas décadas. Como avalia o empreendedorismo no Brasil hoje?

JE O Brasil já se provou ser um dos países mais férteis em empreendedores, temos uma quantidade enorme de talentos, em todas as regiões do País, criando, ousando, inovando nos mais diferentes segmentos de negócios. As iniciativas, na sua grande maioria, nascem de diagnósticos bem estruturados, de planos de negócios sólidos, bem elaborados. Não existe mais lugar para o improviso e visão romântica. O perfil do empreendedor é de gente bem formada e informada, inteligente, com visão inovadora, gente ousada, motivada, mas com senso pragmático e resiliência. Afirmo com certeza que o ambiente no Brasil para empreender está evoluindo de maneira acelerada, sendo que eu gostaria que mais mulheres estivessem empreendendo hoje, mas iremos chegar lá.

Abramark – Notamos que acredita muito no trabalho colaborativo. Esse é o modelo ideal? É nessa direção que as empresas, independentemente do setor e do tamanho, devem ir para serem bem-sucedidas?

JE Não tenho dúvida que o modelo vencedor é o da inteligência coletiva. Vivemos em uma época de transformações intensas e em uma velocidade nunca vista. As variáveis que impactam em um negócio se multiplicaram exponencialmente e a complexidade do ambiente no qual as empresas e marcas estão imersas é totalmente inédita.

Nessa nova ecologia ninguém sozinho, nenhuma empresa, têm todas as competências necessárias para identificar todos os vetores de mudança, decodificar e obter as respostas para se manter relevante e necessária. O trabalho colaborativo que reúne talentos multidisciplinares, diversos, vindo de dentro ou de fora das empresas, sem feudos, é o modelo para empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação serem competitivas e bem-sucedidas.

Abramark – Apesar dessa necessidade de colaboração e diversidade, a comunicação parece ter perdido um pouco das cores, da irreverência de outrora. O senhor concorda? Acha que será possível retomarmos isso em algum momento?

JE Sim, eu concordo que a comunicação está mais previsível, dependente de celebridades para obter atenção, repetindo fórmulas que parecem ser as mais seguras para gerar retorno. Em minha opinião, esse é um movimento cíclico, influenciado pelos sentimentos que predominam em um determinado período.

A criatividade, e digo a criatividade lato sensu, em qualquer área de atuação, é resultado do espírito do tempo. Talvez o espírito do tempo presente não seja o mais estimulante, mas, como eu disse, é um processo cíclico e a comunicação voltará a adquirir a sua mágica e capacidade de encantamento.

Abramark – Deixe um recado para os profissionais e estudantes de publicidade e comunicação em geral. Que dica daria para encararem, com ainda mais força e coragem, os desafios do mercado?

JE Acreditem no seu talento, mas não só no talento; tenham curiosidade, procurem pelo conhecimento; leiam, mas não apenas sobre comunicação e marketing.

Nunca parem de aprender, construam um plano para vocês mesmos, não deleguem ao acaso, tenham prazer com o que fazem, ser feliz é vitamina para o sucesso.

Joguem na bola, com ética, com respeito pelos outros, com honestidade de  princípio e propósito.

Clique e conheça mais sobre José Eustachio em um depoimento exclusivo para o Portal da Abramark.

#Abramark, #marketing, #publicidade, #criatividade

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore