Na semana em que se comemora o Dia da Amazônia, a Via, dona da Casas Bahia, celebra a parceria com a Pangeia, um ecossistema de negócios sustentáveis, ao compartilhar em seu canal do YouTube, o Via Marketplace, a história por trás da venda de produtos ecológicos no seu e-commerce.
A união é fruto da estratégia ESG da companhia e tem como propósito dar visibilidade e incentivar o consumo de itens produzidos por povos originários da floresta, cooperativas rurais e pequenos produtores agrícolas comprometidos com a preservação do bioma e com causas socioambientais.
Dentro das plataformas digitais da Casas Bahia, o consumidor encontra a loja sustentável da Pangeia, que é subdividida em quatro categorias, sendo elas: ‘Causas’, que valoriza movimentos sociais; ‘Ecoshop’, com itens ecológicos; ‘Da Terra’, com mercadorias produzidas por cooperativas rurais; e, por fim, ‘Da Floresta’, que traz produtos feitos por povos originários.
Nesta última, o consumidor tem acesso a artesanatos – brincos, pulseiras, colares e bolsas – que foram criados por indígenas. “São peças únicas, feitas manualmente, que resgatam a ancestralidade e carregam a força da floresta Amazônica e da cultura nacional. Consumindo esses produtos, os clientes Casas Bahia ajudam a preservar a Floresta Amazônica, movimentando a economia local”, ressalta a Luciana Pacheco, gerente-executiva de Sustentabilidade/ESG da Via.
Já na categoria ‘Da Terra’, o cliente Casas Bahia encontra alimentos feitos por cooperativas rurais e florestais. Todas são amparadas pelo Instituto de Conexões Sustentáveis (Conexsus) e pelo Instituto Auá, que recolhem e transportam as mercadorias para São Paulo (SP), o maior centro comercial do país.
Uma das cooperativas rurais beneficiadas nesse processo é a Amoreri, que atende a marca ‘Vem do Xingu’ da Rede de Cantinas da Terra do Meio, sediada em Altamira (PA). Eles produzem farinhas e misturas de babaçu e castanha-do-pará com recursos naturais do bioma Amazônico, mas o isolamento era um grande obstáculo para o desenvolvimento do negócio.
Com 160 mil km² de área, o município de Altamira é considerado o mais extenso do Brasil, sendo que muitos produtores estão há 800 km de distância da sede da cooperativa e o acesso à algumas comunidades se dá apenas por rios. “Mas, graças à parceria com a Casas Bahia, os produtos feitos por essas famílias, que antes estavam isoladas, são distribuídos para todo Brasil”, conta Carla Espíndola, diretora de Comunicação da Pangeia.
A Via tem um papel fundamental na logística e a divulgação desse trabalho em todo País. Por isso, o quarto episódio na websérie “Histórias & Conexões” conta como se deu a parceria com a Pangeia. Ao longo de cinco episódios, que são divulgados às quintas-feiras, a Via compartilha o sucesso de empresas e lojistas brasileiros que conquistaram espaço de vendas on-line depois de entrar para o seu marketplace, possibilitando, assim, o rompimento de fronteiras geográficas para a comercialização de produtos em todo território nacional.
“No Via Marketplace todo parceiro de negócios é importante, cada qual com sua particularidade. Temos uma escuta ativa e queremos construir uma parceria de longa data com os lojistas em nossa plataforma de marketplace. Além disso, estamos determinados em divulgar estas ofertas diferenciadas de produtos aos nossos clientes e mostrar a importância dos mesmos aos nossos parceiros. Para isso, estamos colocando nossas fortalezas à disposição deles – logística e crediário. Queremos compartilhar nossas fortalezas para escalarmos juntos e facilitar caminhos, e para isso é importante darmos voz a essas histórias e segmentos como a Pangeia”, reforça Fernanda Winck, diretora de operações Via Marketplace.
Assista:
#Abramark, #CasasBahia, #históriaseConexões