Os NFTs (do inglês, tokens não-fungíveis), já bem conhecidos dentro do universo de arte, esportes e games, chegam também ao mundo da gastronomia com o acesso a experiências físicas. O Kofre Café, localizado no Farol Santander de Porto Alegre (RS), em parceria com a OnePercent, líder em soluções em blockchain, será um dos precursores a proporcionar aos clientes experiências exclusivas por meio de NFTs.
Os portadores desses tokens limitados farão parte do “Kofre NFT Club”, terão acesso a itens exclusivos que não estão no menu aberto ao público e poderão consumir cafés especiais. Além disso, será possível desbloquear convites para eventos, e também experiências somente para convidados que começam a partir de agosto.
Outro benefício do portador do NFT será o acesso VIP e ilimitado ao Farol Santander até dezembro de 2022, com possibilidade de convites exclusivos e antecipados para os eventos. O valor será de R$ 329 por token para o primeiro lote, e R$ 399 para o segundo lote de tokens – edição 22. Para 2023 a expectativa é de emitir novos NFTs que desbloqueiem outros benefícios válidos.
“Os membros do Club terão não só um NFT colecionável mas também o utilizarão como um identificador único, liberando acesso a diversos benefícios, trazendo agilidade e uma nova camada de segurança ao Kofre NFT Club. Com isso reuniremos pessoas apaixonadas por gastronomia, arte, tecnologia e eventos em uma só comunidade com um alto valor agregado, proporcionando a elas novas vivências e surpresas exclusivas. Essa novidade traz outra perspectiva de aplicação aos NFTs pois proporcionará ao nosso público, experiências físicas que irão além do digital”, diz Leandro Devegili, sócio do Kofre Café e da Data Science Brigade.
“A OnePercent é uma empresa focada em construir soluções em blockchain. Por isso, participar de iniciativas como essa que buscam novas formas de proporcionar experiências para o público – de forma inovadora, ágil e segura – só reforçam nossa vocação em democratizar cada vez mais o movimento da Web3 para empresas dos mais diversos segmentos e propostas. Os NFTs vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e mudando as relações de consumo entre o público e as marcas”, destaca Fausto Vanin, co-fundador da OnePercent. A empresa, por meio de sua plataforma Rarum, construiu a ponte que possibilita empresas e consumidores ingressarem à Web3.
“O Farol Santander sempre buscou promover inesperadas conexões entre cultura e a tecnologia. Pensamos a gestão cultural como sinônimo de ação empreendedora, geradora de novos processos e ideias. Os tokens não fungíveis já estão em todo lugar e a nova ação do Kofre Café, além de estimular o uso de novas tecnologias na cultura e na gastronomia, vem também para fortalecer nossa missão de despertar a criatividade e a curiosidade para um público que se mostra cada vez mais aberto a novas e inusitadas experiências,” afirma Ivan Lourenço, coordenador do Farol Santander Porto Alegre.
Transparência ao processo
Quem comprar os tokens não-fungíveis passa a ter a propriedade de acesso ao clube com vagas limitadas. A arte exclusiva do Kofre NFT Club e os metadados, ou seja, as informações que descrevem o que esse ativo digital está representando, ficarão armazenadas de forma transparente em IPFS: um serviço que permite ao proprietário acessar seu ativo estando conectado à internet ou não.
Outro diferencial do Kofre NFT Club é que já nascem carbono zero: as emissões geradas no processo de “mintar” os NFTs são compensadas com MCO2, token de crédito de carbono criado pela OnePercent para a climatech Moss, que já destinou mais de 150 milhões de reais para projetos de conservação na Amazônia.
A rede Polygon foi a escolhida para a “mintagem” dos NFTs. Isso pelo fato de ser uma solução que depende de um modelo de consenso chamado proof of stake (ou PoS), que é mais favorável ao meio ambiente, e ainda apoiado pela segurança da rede Ethereum.
#Abramark, #Kofre, #OnePercent, #NFTs