A Forbes Brasil selecionou representantes de cada uma das 15 categorias preestabelecidas como destaque da Forbes Under 30 2022 – lista que reconhece os empreendedores e personalidades com menos de 30 anos que alcançaram ousadia, inovação talento, superação, criatividade e generosidade. Estre os destaques do ano estão: streamer Casimiro, 29, e a influenciadora digital Virgínia Fonseca, 23, na categoria web e e-sports, Ricardo Silvestre, 26, na categoria Marketing e Publicidade, a empresária e atriz Marina Ruy Barbosa, 27, e a modelo Laiza de Moura, 22, na categoria Moda.
A variedade de temas, propostas e abordagens da turma 2022 causou espanto no time Forbes durante o trabalho de pesquisa e apuração, assim como o incrível mix de origens e trajetórias de vida dos participantes – tudo contado pelos próprios eleitos.
Cada candidato foi avaliado segundo métricas e critérios objetivos e subjetivos, como faturamento, valor de mercado, aportes recebidos, alcance (número de clientes, de beneficiados ou de seguidores nas redes sociais, conforme a categoria), impacto (na respectiva cadeia ou na sociedade, conforme a categoria), criatividade, ineditismo, disrupção e relevância, entre outros.
As categorias são as seguintes: Arquitetura, Design e Urbanismo; Artes dramáticas; Artes plásticas e Literatura; Ciência e Educação; Esportes; Finanças; Gastronomia; Indústria e Empreendedorismo; Marketing e Publicidade; Moda; Música; Tecnologia e Inovação; Terceiro setor e Empreendedorismo social; Varejo e E-commerce; Web e E-sports.
MARKETING E PUBLICIDADE
Ricardo Silvestre, 26
Fundador e CEO da Black Influence, Ricardo Silvestre passou 10 anos convivendo com o racismo no mercado publicitário até chegar ao estopim: um burnout. “Não foi apenas a exaustão por excesso de trabalho, mas por estar em ambientes que me violentavam enquanto pessoa e profissional. Na minha recuperação, entendi que eu não tinha outra opção a não ser empreender.” Em 2019, fundou a Black Influence, referência em criadores e influenciadores negros na América Latina. Com uma agência antirracista, seu objetivo é gerar impacto social e aumentar a representatividade de pessoas negras na publicidade. “O mercado está evoluindo, mas a passos lentos. Ainda há muitas marcas com discursos superficiais e que se posicionam só para cumprir protocolo.” Ainda assim, o trabalho da Black Influence ganhou notoriedade. A agência tem projetos com Uber, Amazon Prime Video, Spotify, Pão de Açúcar e outras. Já Ricardo foi eleito uma das 100 personalidades negras mais influentes do mercado lusófono em 2021 pela Bantumen. Em 2022, figurou entre os 100 negros mais influentes do mundo pela MIPAD, iniciativa da ONU com a African Union, e foi indicado ao Caboré como profissional de negócios do ano, sendo o mais jovem da história do prêmio entre os nomeados da categoria. “O que me motiva é saber que esse trabalho, de fato, impacta pessoas como eu, que de alguma forma se sentem mais representadas e pertencentes a esses espaços, sentimentos que nos faltam em muitos aspectos.”
WEB E E-SPORTS
Casimiro, 29
Muito além da consagração de craques como Messi e Mbappé, a Copa do Catar também foi de recordes para um brasileiro em especial: Casimiro Miguel Vieira da Silva, também conhecido apenas como Casimiro ou Cazé. O streamer brasileiro acumulou destaques ao protagonizar um feito histórico: a transmissão da Copa do Mundo para o YouTube e a Twitch. Em parceria com a LiveMode, que fechou com a Fifa a transmissão dos jogos do mundial em redes sociais, Casimiro tem cinco das 11 lives mais assistidas da história do YouTube no mundo. O jogo entre Brasil e Croácia, por exemplo chegou a 8 milhões de pessoas. Ele também se destacou em número de novos seguidores. Durante a Copa, o canal CazéTV no YouTube chegou à marca de 86,5 mil inscritos em apenas um minuto, recorde que era do MrBeast, maior youtuber do mundo, cuja marca era de 72 mil inscritos. O projeto mais importante da carreira de Casimiro lhe rendeu contratos com marcas como McDonald’s, Coca-Cola, iFood, Nubank e Unilever – e estima-se que ele tenha arrecadado mais de R$ 1 milhão somente com esse projeto. No início de 2022, Cazé já havia registrado outro feito histórico quando transmitiu, de forma exclusiva pela Twitch, o primeiro episódio do documentário “Neymar – O Caos Perfeito”, lançado pela Netflix.
Leia a notícia completa na Forbes Brasil. Clique aqui.
Fonte: Forbes Brasil
#Abramark, #ForbesUnder30, #ForbesBrasil