Democratizar a educação, mostrar que ela deve ocupar todos os espaços e ser fonte realizadora de sonhos. Esse foi o desafio do Senac São Paulo ao definir sua nova campanha institucional, que foi lançada com um filme de 1 minuto e 30 segundos no intervalo do Fantástico, da TV Globo, no último domingo (12). Assinada com o slogan “Quer saber? Senac!”, a produção traz como principal valor ao estudante a liberdade de ser o que quiser.
A instituição, que tem uma trajetória de mais de 75 anos como referência no ensino voltado para o mundo do trabalho, apostou em uma ambientação tecnológica, colorida e miscigenada. “A campanha apresenta a diversidade de públicos do Senac São Paulo. Transmite a mensagem de que cada um pode ser o que quiser ser, e o Senac pode ajudar nessa jornada. Queremos comunicar aos jovens e adultos que podem contar conosco para mudar, empreender, transformar, enfim, tudo o que quiserem ser pelo caminho da educação.” afirma Eduardo Ehlers, gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo.
O filme traz ainda um texto-manifesto sobre a autonomia de cada indivíduo e seu poder de escolhas de vida em um mundo em constante mudança. Com isso, a educação entra como principal ferramenta. “A linguagem moderna voltada para a geração mais jovem não deixa de fora as outras gerações. A campanha evidencia a valorização da diversidade e a nossa sintonia com o presente”, ressalta Ehlers.
Produzido pela Stink Films, a direção é assinada por Natan Neves, que desde 2021 vem dirigindo em conjunto com outros diretores da casa e agora assina como diretor de cena da produtora. Para ele, o resultado do trabalho foi além do esperado. “Neste trabalho tive a oportunidade de vivenciar um processo orgânico, leve e de muita colaboração criativa com todos os envolvidos, onde os nossos desafios acabaram se tornando oportunidades de produção, que impactaram não só na estética, mas também num resultado além do esperado”, descreve.
Para coroar essa pluralidade, a coreógrafa e especialista em Projetos de Emancipação Cultural, Puma Camillê, foi uma das convidadas para estrelar a propaganda, apresentando sua arte que mistura a cultura norte-americana do Ballroom, por meio de passos de vogue, e a capoeira de raiz africana tão conhecida no Brasil. A dança vogue tem origem nos grupos LGBTQIA+ dos Estados Unidos na década de 1980. “Expressar essa conexão significa reforçar o quanto a sociedade pode evoluir com o acesso à educação como caminho para um amanhã melhor. Também é importante transmitir em imagens, em um espaço de legitimação de sucesso, que é a instituição de ensino, onde não há limites para quem deseja se transformar e se reinventar”, descreve a artista.
Assista:
#Abramark, #Senac, #QuersaberSenac, #StinkFilmes
Ficha técnica
QUER SABER? SENAC!
Produtora: Stink Films
Direção: Natan Neves
Direção de Fotografia: Riva
Direção de Arte: Isadora Morente
Assistente de Direção: Pedro Galiza
Direção de Produção: Juliana Salviano, Carol Guerra
Figurino: Fernanda Gunutzmam
Make/hair: Otávio Maciel
Prod. Elenco: Giovanna Rouvier
Fotógrafo Still: Alex Takaki
Diretora Executiva: Renata Dumont
Produção Executiva: Carolina Junqueira, Nathan Marino, Camila Martinez, Ana Gazal,
Marcela Amstalden
Coordenação de Produção: Paula Macedo, Rafael Rocha, Mariana Kerche, Amanda Grell,
Melina Matuoca
Coordenação de Pós: Roberta Bruzadin, Igor Luiz
Montador: Bruno Alves, Marina Marreiros
Finalizadora: Regina Mimi
Pós-Produtora: Diego Morone
Color Grading: Cora Post (Braion Marçal)
Supervisor Color Grading: Lucas Bergamini
Produtora de Áudio: A-Gandaia
Atendimento: Samira Tortelli
Produção Executiva: Pedro Turra
Produção Musical: Fabio Mancuso & Pedro Turra
Cantor(a): Ana K & Wzy
Letrista: Wzy