A Localiza acaba de lançar uma ação para estimular pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto, chamado de Autoescola Xtraordinária fomenta a inclusão social no trânsito, além de dar visibilidade ao tema e inspirar a sociedade a se movimentar junto com a Companhia para mudar o mundo.
O projeto nasceu dentro da Localiza e foi estruturado pelo time da Maloca73 — inhouse da companhia que identificou que, no Brasil, poucas pessoas com deficiência intelectual tinham carteira de habilitação. A partir dessa constatação, a equipe resolveu trabalhar no desenvolvimento do projeto que trouxesse representatividade para esse público, criando uma ação inédita e não apenas conectada com o negócio, mas fundamentalmente, inclusiva.
Para divulgar a iniciativa, a companhia conta com um vídeo inspirado na história de Laura Simões, que há dois anos se tornou uma das primeiras brasileiras com a síndrome a tirar CNH, e que será veiculado na televisão aberta. Além disso, a campanha foi reverberada nas redes sociais da empresa, como parte da estratégia da Maloca 73 que pretende inspirar a sociedade a se engajar na causa, contribuindo para tornar a mobilidade mais acessível e inclusiva para todos.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, são mais de 78 milhões de condutores habilitados, mas há apenas duas pessoas com síndrome de Down que possuem CNH. Uma delas é a Laura. “Propósito é algo que não inventamos, mas descobrimos. Com esse projeto, descobrimos na Localiza e nas pessoas da Companhia um sentimento e um desejo enormes de atuar para fazer com que a mobilidade do futuro seja para todos”, completa Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.
Justamente para reduzir essa lacuna, a Localiza resolveu criar esse movimento. Ao colocar o projeto em prática, a Companhia irá patrocinar 30 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem suas CNHs, custeando todo o processo. Em paralelo, vai trabalhar em parceria com o Instituto Mano Down para capacitar autoescolas interessadas, de todo o país, para formar novos condutores.
De acordo com Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto Mano Down, a campanha traz representatividade para as pessoas com deficiência intelectual e possibilita que as famílias tenham perspectivas de um futuro com mais oportunidades de autonomia e inclusão para os filhos. “Somos uma organização social que atende a mais de 800 famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, perpassando por todo a jornada de vida. Temos uma geração inteira de pessoas que viveram na mais completa exclusão e invisibilidade social. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade”, explica.
Por inclusão, representatividade e novos caminhos
A companhia criou uma landing page para o projeto Autoescola Xtraordinária, onde as pessoas interessadas em tirar a carteira de motorista podem se inscrever (neste link). Os 30 primeiros aprovados serão comunicados que terão os custos da CNH pagos pela Localiza, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final.
“Autoescola Xtraordinária é um projeto de longo prazo, único, que desperta o que há de melhor em quem participa e em quem é impactado por ele. Torná-lo realidade exigiu aprendizado, sensibilidade e coragem para propor uma nova e inclusiva abordagem ao velho sonho de tirar a carta de motorista. Me sinto um privilegiado em fazer parte e viabilizar este projeto”, destaca Antonio Augusto, diretor de Marketing da Localiza.
#Abramark, #AutoescolaXtraordinária, #Localiza, #T21, #Inclusao, #ManoDown, #DiaInternacionalDaSindromeDeDown
Ficha técnica
TÍTULO: Autoescola Xtraordinária
AGÊNCIA: Maloca73
CLIENTE: Localiza
PRODUÇÃO: Maloca73 e Marketing Localiza
CMO: Antônio Augusto
DIRETORIA DE MARCA: Tatiana Rocha
DIRETORIA DE MARKETING DIGITAL: Juliana Valeriano
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Dan Zecchinelli e Rodrigo Spotorno
ATENDIMENTO: Camila Caldas, Vanessa Maraísa
ASSIST. ATENDIMENTO: Vitória Jéssica
DESIGN: Átila Milanio, Matheus Carvalho
DIREÇÃO DE ARTE: Estevão Domingues
GESTÃO DE PROJETOS: Rayssa Monteiro
MOTION DESIGN: Marco Oliveira
PLANEJAMENTO: Giovanna Bayara, Rui Tofani
REDAÇÃO: Ildeu Filho
WEB DESIGN: Cláudio Nascimento
DESENVOLVIMENTO: Braulio Mateus
CONTEÚDO: Rejayne Nardy, Gabriela Sá, Lais Sousa, Rodrigo Sales
MÍDIA ONLINE: Bruno Henrique Teixeira, Elaine Neves, Gabriela Mansano
PUBLICIDADE: Júlia Resende, Iane Sena
TRADE MARKETING: Luana Akemi, Larissa Pedrozo, Vitor Zavatta
IDENTIDADE VISUAL: FutureBrand team: Ewerton Mokarzel . Arnaldo Bastos . Daniel Alencar . Felipe Luz . Rodrigo Valdevite . Lucas Machado . Julia Bergamo . Amanda Oliveira . Felipe Montagnoli . Gustavo Vasconcelos . Pedro Silva . Beatriz Zaidan . Gianlucca Segato . Thayná Alves. Hugo Pinheiro . Gabriel Porto .
Ilustrações e 3D: XCave
CONSULTORIA CRIATIVA: Daniel Correa, Eduardo Marques, Manuel Rolim, Marcos Hosken, Ricardo Matos.
CONSULTORIA TÉCNICA: Instituto Mano Down – Bruna Moreira, Carolina Mota, Dudu do Cavaco, Gabriel Leandro, Leonardo Gontijo, Miia Siqueira.
MÍDIA OFFLINE: Agência Sophí – Rhayda Rufino
PRODUTORA DE ÁUDIO: Oitava Criações e Produções Fonográficas – Flávio Guerra, Leo Correia, Sílvia Niffinegger
PRODUTORA DE FOTOGRAFIA: Lumini Fotografia – Márcio Rodrigues, Marco Mendes
PRODUTORA DE VÍDEO: Modernista Creative Producers — Alexandre Lucas, Alice Wolferson, André Inácio, Antônio Marcos, Anuro, Augusto Medeiros, Bruna Dutra, Bruna Ramos, Cacau, Caio Alfieri, Camila Ahn, Clayton Dantas, Daniel Prync, Fabio Meira, Gabriel Carneiro, Gilberto Pereira, Gonzo Llorente, Iara Demartini, Karla Salvoni, Laura La Laina, Leo Kawabe, Marcelo Monteiro, Monica Silva, Neto Avena, Nicole Bonnet, Pedro Gomes, Psycho N Look, Raquel Reis, Simone Ferreira, Thais Girotto.