Em 42 anos de produção ininterrupta, a Volkswagen do Brasil fabricou mais de 8,5 milhões de unidades do Gol, das quais mais de 1,5 milhão foram exportadas. Lançado em 1980, o Gol foi o modelo mais produzido, mais vendido no mercado nacional e mais exportado, sendo também líder de vendas no País por 27 anos.
Esse ícone da Volkswagen deixou de fazer parte da linha de produção, dando lugar ao seu substituto: o Polo Track. O adeus do Gol foi marcado pela transformação de uma unidade da versão de despedida, o Gol Last Edition, nas traves da Vila Belmiro.
Para tornar essa ideia possível foi preciso desmontar o veículo, selecionar algumas peças e derretê-las em uma caldeira com mais de 500ºC. Em seguida, o metal foi usado para fabricar as traves oficiais da Vila Belmiro, que estrearam na primeira partida oficial do Santos Futebol Clube na temporada pelo Campeonato Paulista, quando ganhou do Mirassol por 2×1.
“Nós, da Volkswagen do Brasil, abraçamos a ideia inédita de transformar o Gol em traves da Vila Belmiro deixando o modelo na história. O Volkswagen Gol é um ícone e inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional. Assim como o futebol, o Gol é uma paixão, está nos corações dos brasileiros e merecia uma despedida à altura do seu sucesso”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil.
E o Estádio Urbano Caldeira não foi escolhido por acaso. Popularmente conhecido por Vila Belmiro, o estádio Santista foi o palco de despedida do Gol justamente pelo Santos ser o time com o maior número de gols na história mundial. São 12.869 gols, sendo 1.091 deles feitos pelo Rei Pelé.
A partir de agora, o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, terá uma novidade na visita monitorada. A nova trave conta com um QR Code que leva ao vídeo de despedida do Volkswagen Gol que virou “gol”, além de depoimentos de craques do Santos FC e suas memórias com o carro ícone da Volkswagen do Brasil, como a do ídolo Edu, que ganhou um Gol pelo excelente desempenho no gramado. Os depoimentos trazem ainda craques como a atacante Ketlen, o goleiro João Paulo e o centroavante Léo. Basta apontar o celular para o QR Code da trave e curtir todas as histórias, inclusive a inusitada transformação do carro na trave do estádio do Alvinegro.
Para o lendário Edu não tinha jeito melhor para o carro encerrar sua passagem no Brasil: “Um símbolo inesquecível precisava ser representado de maneira imortal e é isso que vemos hoje. O time com mais gols no mundo, o País com mais Gols no mundo, ambos dividindo a única Vila Belmiro, a mesma casa”.
A ação foi desenvolvida pela AlmapBBDO e a novidade faz parte das iniciativas que marcam a despedida do Volkswagen Gol, incluindo uma partida contra o Novo Polo Track e o envio de sete Gols modelo 2014 para a Alemanha durante a última Copa do Mundo em revanche ao jogo que entrou para a história de Brasil x Alemanha.
Veja o filme com depoimentos:
Assista ao filme da ação:
#Abramark, #GolQueVirouGol, #GolLastEdition, #Gol, #VWBrasil, #AlmapBBDO
Ficha Técnica — Filme
Anunciante: Volkswagen
Título:Gol que virou gol
Produto: Gol
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
ECDs: Fernando Duarte, Henrique Del Lama
Criação: Igor Cabó, Pedro Hefs
Aprovação pelo cliente: Livia Kinoshita, Cristiano Mineiro, Arthur Rocha, Eduardo Wolfsohn
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Vera Jacinto, Murillo Moretti e Paula Buzzi
Atendimento: Christiano Bock, Mariana Nanes, Stephanie Gasparini, Juliana Stern
Planejamento: Sergio Katz, Bruno Ortiz Machado, Lavieri Junior
Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Everton Maciel
Conteúdo: Cristiana Uehara, Hannamy Layla, Samanta de Melo, Beatriz Amâncio
Produtora: ilha 253
Direção de Cena: Henrique Tupã
Direção de Fotografia: Eduardo Auricchio
Montagem: ilha 253
Produção Executiva: Prisma Cultural e Carol Kern
Assistente de direção: Ba Silveira e Isabella Woelpl
Atendimento: Beatriz Prado
Produção de Figurino: Karina Kohatsu
1° Assistente de câmera: Alex Amati
2° Assistente de câmera: Brenno Carvalho
Video Assis: Jeferson Médice
Logger: Rebeca dos Santos
Som direto: Alfredo Guerra
Transmissão: Guilherme Florian
Grua: Felipe Ramos
Drone: Henrique Moraes
Gaffer: Antonio de Souza Neto
Color: Clandestino
Colorista: João Paulo Geraldo
Finalização: ilha 253
Produtora de som: GANSO MUSIC
Composição e Produção Musical: Cezar Brandão Sound
Design: Equipe Ganso Music
Mixagem e Masterização: Equipe Ganso Music
Marketing e Comunicação do Santos: Rafael Soares, Caio Lacerda, Arthur Carvalho, Letícia Santos, Raphael Melo, Isabel Luchesi, André Mendes, Ricardo Cardoso, Mayara Rached.