O Google Marketing Live, principal evento anual do Google para empresas, revelou nesta terça-feira (23) como a inteligência artificial (IA) vai turbinar as plataformas de anúncio da empresa daqui para frente. Em apresentação feita pelo vice-presidente e gerente-geral do Google Ads, Jerry Dischler, e outros executivos globais, a empresa anunciou ao mercado uma série de novos recursos baseados em IA generativa que vão ajudar anunciantes a criar campanhas de publicidade de forma mais criativa e eficiente e a aprimorarem a experiência de descoberta de seus produtos nas plataformas do Google.
“Os recentes avanços em IA generativa vão colocar a inteligência artificial no centro de tudo o que fazemos, fazendo com que ela seja a peça mais útil da sua caixa de ferramentas de marketing. Ela vai ajudar a tomar decisões, resolver problemas e aproveitar toda a sua criatividade”, disse Dischler, durante o evento.
Para o Google Ads, a empresa revelou novas experiências que permitirão a interação dos usuários com um assistente e, por meio do uso da tecnologia de linguagem natural, será possível configurar campanhas de publicidade “do zero”, sugerindo textos, materiais de campanha e até imagens para peças publicitárias. Essas novidades estarão disponíveis em breve para anunciantes nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Já o Merchant Center Next – nova geração do Merchant Center, que oferece uma interface mais simplificada para administrar como os produtos aparecem no Google – receberá três novos recursos baseados em IA.
Um deles é o Product Studio, voltado para pequenos e médios lojistas, que usa IA generativa para criar imagens únicas de produtos e serviços, de forma fácil e simples. Com ele, será possível criar cenas sob medida para o produto, modificar as imagens de fundo, e melhorar a resolução das imagens de produtos exibidos no anúncio. A novidade estará disponível a partir dos próximos meses, nos Estados Unidos – sem previsão de chegada ao Brasil.
Outra atualização para o Merchant Center Next é a ferramenta que vai fazer o preenchimento automático do feed de produtos usando informações coletadas do site do lojista (que poderá ser editado, quando quiser). A plataforma também passará a gerar relatórios de insights, com informações sobre quais produtos vendem mais, quais empresas aparecem junto com a deles e até quantos consumidores entram em contato com seu negócio por meio do Perfil da Empresa na Busca ou no Google Maps.
“Empresas que tenham tanto lojas físicas quanto on-line poderão ver, no Merchant Center Next, todos os produtos em uma única visualização abrangente. Assim, fica mais fácil administrar os estoques nas lojas on-line e físicas, de uma só vez. Vamos também mostrar novas informações sobre os benefícios de corrigir erros nos dados dos produtos, o que facilita na hora de priorizar atualizações”, destacou Matt Madrigal, vice-presidente global de ferramentas de Shopping para empresas, em um post no blog.
O Merchant Center Next já está sendo lançado para novos usuários. A ferramenta será atualizada com os novos recursos ao longo dos próximos meses e o plano é concluir o lançamento global em 2024. Os lojistas serão avisados quando a nova experiência estiver disponível para eles.
E vem mais novidades por aí
Durante o evento, o Google também adiantou outras novidades baseadas em IA generativas que deverão beneficiar os anúncios na Busca. A nova Experiência Generativa de Busca (SGE, na sigla em inglês) vai integrar anúncios da Busca e do Shopping a snapshots e o modo conversacional alimentados por IA.
Também está sendo testado um formato para criar anúncios sob medida para cada etapa do processo de pesquisa. Por exemplo, se uma pessoa está procurando “atividades para fazer ao ar livre em Maui”, e afunila ainda mais a busca com as palavras “atividades para crianças” e “surfe”, ela verá um anúncio criado exclusivamente para uma marca de viagens que oferece aulas de surfe para crianças.
“Esses produtos para anúncios seguem nossos Princípios de IA, e são projetados para ajudar a sua empresa a prosperar. O resultado é: seu negócio, seu marketing e seus resultados, multiplicados pela potência da inteligência artificial do Google. Como sempre, primeiro nós experimentamos, testamos e ouvimos as opiniões e sugestões de vocês, ao longo de todo o processo”, destacou Dischler.
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