A Globo Rural, o principal veículo de informações sobre o agronegócio brasileiro, e o Valor Econômico, o mais importante jornal de economia e negócios do país, uniram-se para criar a Nova Globo Rural, a mais completa plataforma digital de informações, serviços e ferramentas dedicada ao campo no Brasil. A partir de agora, o site conta diariamente com muito mais reportagens, análises, vídeos, newsletters, podcasts e serviços voltados aos produtores rurais, como uma ferramenta exclusiva de clima, cobrindo todos os elos da cadeia do agronegócio, setor que mais cresce no país e que incorpora cada vez mais tecnologia.
No primeiro trimestre deste ano, a força do agronegócio superou as expectativas dos especialistas e sustentou um crescimento além do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O setor cresceu 21,6% de janeiro a março de 2023, em relação ao quarto trimestre de 2022. O avanço total do PIB do país no período foi de 1,9%.
“A nova plataforma digital da Globo Rural é a iniciativa editorial mais relevante da Editora Globo nos últimos anos. A missão é clara: ter um produto à altura da riqueza, da diversidade e do dinamismo da agropecuária brasileira. Vamos reunir num só destino as várias culturas e segmentos, com foco primário no produtor, oferecendo uma combinação única de conteúdo editorial independente e de qualidade com serviços e ferramentas. Sempre respeitando as individualidades de cada região e setor dessa que é uma das grandes vocações do país”, afirma o diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, Frederic Kachar.
Para reportar o desempenho do campo, a equipe de jornalistas especializados da Nova Globo Rural estará presente nos principais polos de produção do país. A plataforma vai cobrir da agricultura à pecuária, das grandes tradings multinacionais às startups do campo, do crédito rural aos desafios da sustentabilidade, dos especialistas em mercado às novas tecnologias. Haverá canais dedicados a todas as culturas agrícolas e criações, além de insumos, máquinas agrícolas, crédito, sustentabilidade, políticas públicas e feiras do setor, entre outros temas que são essenciais para o produtor rural e para a tomada de decisões no campo.
“Cada região do país tem características e peculiaridades diversas quando falamos de agro. Por isso é muito importante contar com o olhar local. Desta forma, conseguimos ter contato direto com todo o ecossistema agropecuário – empresas, associações, produtores e investidores”, afirma o editor-executivo Cassiano Ribeiro, responsável pela Nova Globo Rural.
Na ferramenta exclusiva de clima, em parceria com a FieldPro, é possível consultar histórico de chuvas e temperaturas e uma previsão completa estendida para até 30 dias, além de diversos alertas e indicadores, como probabilidade de raios, geadas, queimadas e incêndios nas áreas rurais, velocidade e direção do vento e nebulosidade. O visitante do site pode acessar as informações consultando por município ou indicando latitude e longitude da propriedade escolhida.
“As mudanças climáticas trazem a necessidade de ter um novo olhar sobre o clima: mais localizado e com mais dados, ou seja, mais fidedigno. A FieldPRO celebra a parceria com a Nova Globo Rural como um grande marco da nossa jornada, que está apenas começando”, declara Ricardo Sodré, fundador e CEO da FieldPRO.
Para o Grupo Globo, entusiasta da cultura diversa de nossa sociedade, a Nova Globo Rural torna-se uma plataforma para falar com produtores, fornecedores, investidores, pesquisadores – todos os stakeholders que participam do agronegócio. O conteúdo produzido pela Nova Globo Rural vai abastecer o site e a edição impressa do Valor Econômico, o Valor PRO (serviço de notícias em tempo real), além dos boletins diários na rádio CBN, uma página semanal no jornal O Globo e a revista Globo Rural.
Nas últimas décadas, o Brasil se firmou como uma das maiores potências globais na produção de grãos, fibras, proteína animal e bioenergia. É um setor que, com tecnologia, consegue colher até três safras por ano em uma mesma área, avança com agroflorestas, neutraliza mais emissões de gases de efeito estufa no pasto, mas que ainda tem um desafio considerável de colocar toda a sua cadeia na rota da preservação ambiental.
Para ajudar a Redação no debate de todos esses temas relevantes para o agronegócio, foi criado um conselho consultivo. Fazem parte: Caio Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Carlos Nobre, um dos climatologistas mais respeitados do Brasil, com diversas pesquisas relacionadas ao aquecimento global e à Amazônia; Izabella Teixeira, copresidente do conselho do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP) e ex-ministra do Meio Ambiente; José Roberto Marinho, vice-presidente do conselho de administração do Grupo Globo, presidente da Fundação Roberto Marinho e sócio da reflorestadora Symbiosis e da Juçaí; Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Ronaldo Iabrudi, investidor de agtechs, proprietário de fazendas e conselheiro de diversas empresas; e Sheilla Albuquerque, CEO da Agrogalaxy e administradora com experiência em transformação cultural.
A Nova Globo Rural também contará com um time de pelo menos 20 colunistas, entre representantes dos diversos segmentos do agronegócio e pesquisadores. O lançamento oficial da Nova Globo Rural ocorre pouco mais de uma semana depois de a revista Globo Rural, o Valor e o programa CBN Agro vencerem, mais uma vez, a eleição “+Admirados da Imprensa do Agronegócio”, realizada por Jornalistas&Cia e “Portal dos Jornalistas”. O editor-executivo responsável pela marca também ficou entre os jornalistas mais admirados pelo terceiro ano consecutivo.
#Abramark, #NovaGloboRural, #GloboRural