O Ecossistema Sinapro/Fenapro está lançando o “Programa de Desenvolvimento Sustentável do Ambiente Associativo”, com objetivo de ampliar a interlocução entre os principais stakeholders do mercado publicitário e estimular um ambiente para o desenvolvimento associativo sustentável. Alinhado à missão da entidade de apoiar o fortalecimento da indústria publicitária através de movimentos voltados ao contexto de transformação, o programa contempla uma série de ações, iniciativas e projetos que podem contribuir para que todo o ecossistema se fortaleça e tenha um desenvolvimento sustentável.
A pauta do programa engloba a realização de eventos voltados à capacitação empresarial e profissional, entre eles o Transforma, o Chacoalha, o Dica Legal e o P4C2; a integração do meio acadêmico – no caso do concurso Fenapró Universitário –; e o projeto de Desenvolvimento de Pessoas, que visa melhorar os níveis de atração e retenção e qualificar toda a força produtiva do negócio. E também prevê o avanço da plataforma VanPro – Visão do Ambiente de Negócios, de monitoramento do setor; e o Fortômetro que dá a direção e monitora o desempenho da atuação dos Sinapros.
Também está em desenvolvimento a plataforma ConectaPro, que visa estabelecer uma conexão permanente com as lideranças empresariais em um contexto de elaboração e compartilhamento de conteúdos que vão auxiliar as agências em seu crescimento. Ainda no contexto de fomentar o desenvolvimento do mercado, o Ecossistema vai ampliar diversas parcerias com vantagens comerciais para as agências de publicidade, e irá realizar a primeira edição de um Festival Nacional da Criatividade.
O Ecossistema Sinapro/Fenapro funciona de forma integrada em 19 estados brasileiros, e está dividido em GT’s (Grupos de Trabalho) atuando de forma compartilhada e descentralizada. O foco é realizar entregas relevantes para responder ao desafio de apoiar as agências em todo o seu processo de transformação do negócio, sem perder de vista papel legítimo do ecossistema de defesa legal do setor.
A pauta legal do setor abrange a atuação nas negociações coletivas; o monitoramento de leis e a interlocução parlamentar; a central de monitoramento das Licitações Públicas; os serviços de assessorias jurídicas e a padronização e unificação dos itens da lista referencial de serviços do setor, entre outras ações.
O primeiro passo da iniciativa é desenvolver uma interlocução com agências, associações e demais elos como marcas e veículos, que serão convidados a participar e ter voz ativa no projeto. “Um programa consistente só é sustentável se contar com a participação ativa dos stakeholders do mercado da propaganda, daí a importância de que haja o envolvimento de todos os agentes que integram a nossa indústria”, destaca Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
O “Programa de Desenvolvimento Sustentável” está alinhado ao propósito do Ecossistema Sinapro/Fenapro de liderar o processo de transformação/evolução que o negócio está vivendo, reunindo todos os recursos disponíveis (empresas, instituições e a força das pessoas), por meio do fortalecimento da atuação do ambiente associativo junto às agências a partir da disponibilização de serviços, ferramentas e mecanismos de apoio aos pilares legal e de gestão.
A interlocução com os stakeholders e mercado será feita pela Criativista ESG4, contratada para buscar os recursos para a viabilização do Programa, tendo à frente o Head da Criativista ESG4, Alexis Pagliarini, que já atuou como Superintendente da Fenapro e agora se dedica à aplicação de princípios ESG e a projetos de sustentabilidade.
“É muito gratificante poder contribuir com um programa sustentável de ações, e espero a adesão de importantes players do setor, seja no campo da mídia, como de plataformas e ferramentas”, destaca Alexis Pagliarini, Head da Criativista ESG4.
#Abramark, #Sinapro, #Fenapro