A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou o Guia ABA “Promovendo uma Cultura de Ética de Dados: Apoiando os profissionais do marketing a incentivarem suas organizações a fazerem a coisa certa em relação ao manejo de dados”. O documento, exclusivo para associadas da entidade, foi lançado durante a reunião do GT Privacidade e Proteção de Dados da entidade na quinta-feira (13) e visa ser uma bússola para orientar profissionais de marketing e de mídia a entenderem suas responsabilidades e a incentivarem suas organizações a fazerem a coisa certa em relação ao manejo de dados, para que a ética de dados se torne parte integral da cultura das organizações.
Com o objetivo de auxiliar as organizações nesse processo, a ABA apresenta neste documento, uma tradução livre de sua versão original “Fostering a Culture of Data Ethics: A guide to help marketing professionals encourage their organisation to do the right thing with data”, elaborada pela WFA – World Federation of Advertisers, sponsored by seus Comitês Jurídico, de Sourcing e do GT Privacidade e Proteção de Dados, seis etapas práticas que cada organização pode adotar para promover uma cultura de ética internamente e disseminar as boas práticas relacionadas ao manejo de dados entre suas equipes de marketing.
Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, comenta que “Ao longo deste guia, exploraremos os princípios fundamentais da ética de dados, abordaremos as questões éticas mais relevantes no contexto da publicidade e forneceremos orientações práticas para garantir que a ética de dados seja não apenas uma preocupação periférica, mas sim um pilar central na condução dos negócios.”
Livia Duarte de Barros, Presidente do Comitê de Sourcing da ABA e Gerente Sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário, complementa que “Com esse material os profissionais desse segmento terão informações relevantes para mitigar riscos de exploração ilegal de dados e algumas das sugestões para isso são: buscar
o desenvolvimento de práticas éticas de tratamento de dados; entender junto a times capacitados qual a melhor tecnologia a ser utilizada, direcional de que maneira os fornecedores utilizam os dados, dentre outras ações. Nessa linha, o Guia auxilia a construção de um caminho mais responsável para o setor de anúncios digitais.”
Para Ana Carolina Pescarmona, Presidente do Comitê Jurídico da ABA e Legal Senior Executive Director – Latin America na COTY, “Desde o planejamento de coleta desses ativos, até o armazenamento, processamento, disseminação, compartilhamento e uso dos dados, é necessário contar com a ética de dados como balizadora. Mais do que reconhecer a necessidade de integrar a ética de dados em suas atividades de marketing, reafirmamos a importância de promover uma cultura interna que esteja fundamentada no uso ético e responsável de dados. E, para isso, é preciso criar internamente uma narrativa harmonizada sobre a importância do uso responsável e ético desses ativos.”
Segundo Caroline Cavassin, Líder do GT Privacidade e Proteção de Dados da ABA e Senior Legal Counsel Brazil – Beauty & Welbeing | Data Privacy Brazil da Unilever, “Para que esse cenário mude, é hora de reconhecermos que a ética de dados não é apenas uma obrigação regulatória, mas sim um imperativo moral e uma oportunidade para estabelecermos confiança e respeito com nossos clientes e comunidades. Este guia é um convite para que cada organização se comprometa com a construção de uma cultura de dados ética, responsável e sustentável.”
Além disso, Sandra Martinelli, CEO da ABA e integrante do Hall da Fama da Abramark, reforça a importância de disseminar este tipo de documento, “Somos movidos pelo nosso propósito de “mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade” e seguimos atentos às essas tendências regulatórias e temas diversos, que impactem a rotina e os negócios dos anunciantes. Pelo segundo ano consecutivo, lançamos um material exclusivo para os nossos associados, que aborda a ética de dados. Já que em junho de 2023, lançamos o “Guia CMO para Ética de Dados na Prática”, com sugestões de boas práticas e ações-chave que todo CMO deve consultar para fazer a transição para modelos mais éticos, pró-usuário e mais bem alinhados com as expectativas do consumidor”.
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 65 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 1400 marcas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multissetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da Publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garante uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.
É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e cofundadora e entidade mantenedora do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.
Integra o Executive Committee da WFA (World Federation of Advertisers) que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.
*Foto: Divulgação