SPONS chega ao mercado como a primeira consultoria tech-driven de patrocínios do Brasil promovendo transformações na indústria

Nova empresa de inteligência de patrocínios do ecossistema B&Partners promete preencher lacunas do mercado com um smart scan com AI, um marketplace de patrocínios e soluções que eliminem as fricções das etapas de patrocínio – da estratégia ao ROI

O mercado de patrocínios vive um momento de transformação. Com a audiência cada vez mais dispersa e dificuldade de impactar efetivamente os consumidores, as marcas têm buscado o patrocínio como alavanca a fim de gerar relevância cultural. Com a previsão de 80 bilhões de reais faturados em 2024, de acordo com a Abrape, a chave para atrair a atenção do público está em utilizar ativos de mercado ou criar novos ativos para proporcionar experiências que combinem o ao vivo com os canais digitais, oferecendo conteúdos que engajem e emocionem o consumidor. 

No entanto, o mercado de patrocínios ainda enfrenta desafios práticos dentro das grandes corporações: a ausência de dados consistentes para tomada de decisões, um alto custo por impacto e falta de mapeamento dos ativos disponíveis. Isso traz muita fricção no processo e carência de serviços especializados para dar suporte na estratégia, tomada de decisão e mensuração de investimentos. 

Por isso, a SPONS nasce como uma consultoria tech-driven de inteligência de patrocínios de alta performance e tem o propósito de preencher lacunas neste mercado, oferecendo além de consultoria estratégica uma plataforma tecnológica proprietária e inédita de ponta, que através de inteligência artificial permite otimizar o uso de dados e métricas no setor. Fundada por Felipe Bratfisch que também assume como CEO do negócio, e Bazinho Ferraz, grandes referências do mercado, a empresa combina expertise em patrocínios e entretenimento com uma metodologia exclusiva e soluções tecnológicas inovadoras. 

O objetivo é transformar a forma como marcas, patrocinadores e produtores interagem, gerando um impacto real e mensurável na indústria, fornecendo soluções que permitem uma análise aprofundada do mercado e a criação de ativos personalizados para cada necessidade. Com uma plataforma inovadora que combina inteligência artificial, métricas claras de performance e uma rede estratégica de parceiros, a SPONS cria uma abordagem mais eficiente e rentável para o setor de patrocínios. 

“Somos a tech que chegou para revolucionar o mercado de patrocínios. Combinamos além de dados e inteligência artificial, um profundo conhecimento em entretenimento para conectar marcas a oportunidades de forma estratégica, eficiente e mensurável. O futuro do patrocínio é SPONS e é um prazer estar na liderança de uma nova era do mercado da comunicação brasileiro” anuncia Bazinho Ferraz, CEO da B&Partners e Partner da SPONS

“Feita para marcas que entendem o poder do entretenimento ao vivo mas sentem dificuldades em mapear oportunidades e mensurar seus resultados, a SPONS combina know how de mercado, tecnologia e inteligência artificial para trazer fluidez à jornada de patrocínio, da estratégia ao ROI, porque acreditamos que um bom patrocínio é protagonista na estratégia de marketing e que patrocinar não precisa dar dor de cabeça.” explica Felipe Bratfisch, Partner & CEO da SPONS.

SPONS e suas soluções originais

SPONS TRACK – Ferramenta de AI que mapeia a indústria de entretenimento em todo o país.

SPONS TRACK é o primeiro smart scan da indústria de patrocínios, utilizando inteligência artificial para mapear o mercado de entretenimento com segmentação por formato, tema, região, porte do evento e valor do ingresso. A plataforma oferece insights valiosos por meio de dashboards personalizados e relatórios estratégicos, auxiliando marcas em decisões técnicas e assertivas. 

SPONS STRATEGY – Consultoria de patrocínios para marcas com metodologia e tecnologias proprietárias.

SPONS STRATEGY oferece uma consultoria especializada para maximizar a gestão e governança de patrocínios, combinando a compreensão dos desafios de cada marca com um profundo conhecimento do mercado. Através de uma abordagem estratégica e metodologia proprietária, o serviço redefine modelos de negócio, aprimora estruturas de patrocínio, mensura resultados e gerencia ativos intelectuais, garantindo decisões assertivas e alinhadas ao crescimento das empresas. Na entregas da SPONS STRATEGY estão inclusos planejamento estratégico, definição de KPIs, identificação de Passion Points e Plataformas, modelagem operacional e footprint comercial, Route-To-Market e toda mensuração de ROI.

SPONS SALES – Consultoria para projetos originais de entretenimento, da concepção à mensuração

SPONS SALES chega ao mercado para otimizar a captação de patrocínios em projetos de cultura, esportes e entretenimento. A consultoria atua de forma estratégica, desde a concepção criativa até a modelagem de projetos proprietários, incluindo P&L, customização de cotas, captação de receitas e toda mensuração de resultado para as marcas. Com amplo know-how e um networking qualificado, o serviço facilita a conexão entre produtores e grandes anunciantes, garantindo parcerias alinhadas e de alto impacto usando tecnologia para geração de insights e na busca de diferenciais competitivos.

A SPONS nasce com clientes de grande relevância nas indústrias de varejo de moda, bebidas alcoólicas e bebidas mistas em seu portfólio, para os quais desenvolve trabalhos auxiliando no fortalecimento de suas operações e posicionamento de mercado. Entre os projetos realizados, destaca-se também o Réveillon dos Quereres, no qual foi responsável pela estratégia comercial e pela comercialização de cotas de patrocínio, evidenciando a competência em planejamento e execução de iniciativas de alto impacto. 

A SPONS se destaca no mercado pela integração de suas frentes de atuação, que trabalham de forma conjunta para entregar soluções completas e personalizadas. A área de Consultoria, utiliza o SPONS TRACK para oferecer insights estratégicos aos clientes, enquanto a equipe comercial aplica a mesma ferramenta para entender o mercado e posicionar as ofertas de maneira assertiva. Com isso, todas as frentes — Consultoria, Smart Scan e Comercial — se conectam constantemente, potencializando os resultados e garantindo um atendimento mais eficiente e alinhado às demandas de cada marca. 

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