Empresa desafia o mercado com crescimento sem investidores externos e lucratividade desde o primeiro dia; agora, quer se consolidar como referência no segmento de martechs
Fundado em 2015, o Reportei comemora uma década de crescimento sustentável e constante expansão internacional. Especializada na geração de relatórios de marketing e vendas, a empresa se destaca por ter alcançado a marca de 10 mil clientes em mais de 50 países sem nunca ter recorrido a investimentos externos. Desde o primeiro ano, a empresa mantém-se lucrativa, adotando o modelo de bootstrapping e priorizando o reinvestimento dos próprios resultados para financiar sua expansão. Mais de 100 mil empresas recebem os relatórios e dashboards do Reportei, negócios de renome como Carrefour, Piracanjuba, Cottonbaby, CBF e Médicos Sem Fronteiras estão entre os clientes que utilizam a solução para otimizar a comunicação e mensurar o impacto de suas estratégias digitais. Para 2025, a expectativa é dobrar de tamanho, consolidando o papel do Reportei no setor de martechs.
Decidir manter o crescimento sem investimentos externos, segundo Renan Caixeiro, co-fundador e CMO, foi essencial para preservar a cultura organizacional enxuta e ágil da organização, que opera com uma equipe 100% remota desde a fundação. “Optamos por crescer no nosso ritmo, priorizando a sustentabilidade do negócio e o foco total nas necessidades dos nossos clientes. Isso nos deu liberdade para inovar continuamente e nos adaptar rapidamente às mudanças do mercado”.
O Reportei surgiu da necessidade de tornar a geração de relatórios de marketing mais rápida e intuitiva. Em 2015, o programador Rodrigo Nunes, então com 19 anos, ofereceu a Renan Caixeiro uma ferramenta que preenchia calendários de publicação para redes sociais. A proposta inicial de Nunes não interessou a Renan, mas ele teve a oportunidade de compartilhar um desafio que a empresa enfrentava: muito tempo gasto para coletar dados para produzir relatórios longos, não atrativos visualmente e pouco lidos pelos clientes. Ao ver a oportunidade de solucionar esse problema, decidiram criar uma ferramenta para automatizar a geração de relatórios e facilitar a visualização de dados, que hoje gera relatórios em até 3 segundos, ao integrar dados de redes sociais, Google Ads, Google Analytics, RD Station, entre outros.
A fácil usabilidade, a velocidade e a integração com muitas ferramentas de marketing e vendas conquistaram o mercado brasileiro rapidamente. Além do alcance no Brasil, o Reportei abriu portas para mercados internacionais, com destaque para Colômbia, México e Estados Unidos. Ao todo, a empresa conta com clientes em 50 países e, para atender à crescente demanda externa, tem acelerado seus planos de internacionalização. A empresa está investindo na ampliação da equipe de suporte multilíngue e na adaptação das estratégias de marketing para mercados como América Latina, Europa e América do Norte.
“Como a plataforma é ‘self-service’, estamos sempre ouvindo nossos clientes e evoluindo conforme suas necessidades, assim conseguimos ajustar o que for necessário para garantir a boa usabilidade mesmo que em diferentes idiomas”, garante Caixeiro. Além disso, a plataforma também já está disponível em espanhol, inglês e francês.
Inovação contínua e visão de futuro
Ao longo dos anos, o Reportei ampliou seu portfólio para atender às necessidades crescentes de agências, gestores de tráfego, franqueadoras e e-commerces. Além do Reportei Core, focado na geração de dashboards e relatórios, a empresa lançou o Reportei Sync, voltado para a integração de dados com planilhas para profissionais de marketing e cientistas de dados, e o Reportei Connect, uma infraestrutura de dados B2B desenvolvida para grandes contas. “Aprendemos com Bezos que a gente deve planejar para aquilo que não vai mudar. E, acreditamos, nos próximos 10 anos, as empresas vão continuar precisando de dados de maneira rápida e confiável para a tomada de decisão. Queremos ser o fornecedor e integrador desses dados para todo mercado”, compartilha Renan.