Com o propósito de estar ainda mais próxima dos pacientes e tornar sua causa mais reconhecida, a Abrale apresenta sua nova identidade: Associação Brasileira de Câncer do Sangue.
A mudança do nome reflete um novo capítulo na trajetória da instituição, que segue fiel à missão de oferecer apoio gratuito e informação de fácil compreensão, e trabalhar por diagnóstico precoce e acesso ao melhor tratamento para quem enfrenta os cânceres do sangue (leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, mielodisplasia) e doenças do sangue (HPN, PTI, trombocitemia essencial, policetemia vera e mielofibrose).
Com mais de 20 anos de atuação, a entidade é referência no acolhimento gratuito e especializado de pacientes e familiares, oferecendo orientação jurídica, apoio psicológico e acompanhamento humanizado. Somente em 2024, foram mais de 6 mil pessoas atendidas em todas as regiões do país.
No entanto, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, aproximadamente 30 mil brasileiros recebem, a cada ano, o diagnóstico de algum tipo de câncer do sangue.
Esse cenário mostra que ainda há muito a ser feito. Por isso, a Abrale também anuncia a expansão de seus núcleos regionais, o fortalecimento de sua estrutura e novas estratégias para alcançar e apoiar mais pacientes em todo o país.
Para marcar esse novo momento, a instituição lança a campanha “Abrale-se. Há um caminho”, que busca tornar a atuação da entidade ainda mais conhecida, ampliando a rede de apoio e o alcance dos serviços oferecidos. A criação é de Fabio Madia, CEO da Academia Brasileira de Marketing, e Fernando Piccinini, vice-presidente da RINO & PARTNERS, com direção de arte de Hélio Oliveira e Paulo Lopes, e fotografia de Chico Audi.
“A nova identidade da Abrale representa um novo capítulo da nossa história, mas sem perder de vista aquilo que sempre nos definiu: o compromisso de acolher e ajudar pacientes com câncer e doenças hematológicas em todo o Brasil. Queremos ser cada vez mais conhecidos e próximos de quem precisa de nós, porque acreditamos que ninguém deve enfrentar essas condições de saúde sozinho. Mudamos a forma de nos apresentar, mas continuamos exatamente os mesmos: nosso foco é apoiar cada vez mais pessoas e sempre de forma inclusiva, integral e humana”, diz Dra. Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrale.
Desde 2002 oferecendo apoio
Foi em 2002 que Merula Steagall fundou a Abrale ao lado de pacientes e familiares. Merula era paciente de talassemia e tinha acesso privilegiado aos serviços de saúde, então decidiu que iria trabalhar para que os demais também tivessem essa mesma oportunidade.
Desde então, já são mais de 50 mil pessoas acolhidas pela Abrale, com os diferentes projetos da instituição. Agora, essa história continua, com Dina Steagall e Daniel Steagall, filhos de Merula, assumindo a vice-presidência e presidência, respectivamente, da associação.
“Continuar o legado da minha mãe é um privilégio. Há 23 anos ela fundou a Abrale com a missão de garantir acesso ao melhor tratamento para todos os pacientes com câncer do sangue no Brasil. Durante esses anos, a Onco-Hematologia avançou muito no nosso país, graças aos esforços da Abrale junto ao governo, profissionais da área da saúde e pacientes empoderados. Mas ainda temos muito a fazer. Hoje, na Abrale, meu maior objetivo é garantir que todos os pacientes do país saibam que podem contar com nosso trabalho, e que nós oferecemos suporte gratuito a todos eles”, fala Dina Steagall.
Abrale-se
A campanha, que objetiva mobilizar toda a sociedade para apoiar a Abrale e também chegar aos milhares de pacientes que ainda necessitam de suporte, conta com a participação da empresária e influenciadora Fabiana Justus, que enfrentou recentemente a leucemia mieloide aguda e agora se junta à causa como embaixadora.
“Sinto que me tornar embaixadora da Abrale se encaixa 100% no que enxergo como meu propósito de vida. Durante o meu tratamento encontrei apoio, acolhimento e informação segura, e hoje quero retribuir ajudando outras pessoas a se sentirem mais acompanhadas e fortalecidas nessa jornada tão difícil. A Abrale faz um trabalho lindo, e é muito importante dar voz e espalhar isso por todo o Brasil”, afirma Fabiana Justus.
Para saber mais sobre o trabalho, acesse www.abrale.org.br.