Nos últimos anos, o modelo de agência de publicidade tem passado por transformações significativas. Mais do que criar campanhas, muitas agências têm atuado como consultorias de marca e negócios, apoiando clientes em diagnósticos estratégicos, análises de mercado e definição de posicionamento. Esse movimento, que já se desenhava há alguns anos, ganha agora nova força com o uso de dados, tecnologia e inteligência cultural, transformando a consultoria em uma oportunidade de aproximação das agências em relação às decisões estratégicas dos clientes.
A Grey Brasil é um exemplo dessa evolução. A agência acaba de iniciar um projeto de consultoria estratégica para a Teka, tradicional marca do segmento de cama, mesa e banho, com o objetivo de rever o posicionamento e construir uma nova plataforma de comunicação. O trabalho envolve uma série de etapas de diagnóstico e planejamento — entre elas, estudo da marca e da categoria, mapeamento de concorrência e uma recomendação estratégica macro com insights, aprendizados e oportunidades.
Além da Teka, a agência também realizou recentemente um projeto de consultoria para a Genial Investimentos, reforçando o papel da Grey como uma parceira estratégica, que atua antes mesmo do processo criativo começar.
“Cada vez mais, os clientes buscam nas agências uma visão estratégica que una inteligência de marca, dados e criatividade. O trabalho de consultoria nos permite mergulhar mais fundo nas questões do negócio antes de definir o caminho de comunicação”, comenta a Head de Negócios e Clientes da agência, Priscilla Telles.
Com essa atuação, a Grey reforça sua proposta de ser uma agência criativa com pensamento de negócios, capaz de traduzir dados e diagnósticos em posicionamentos e estratégias de comunicação mais sólidas e culturalmente relevantes. É dessa combinação que surgem resultados mais consistentes para os clientes — ou, como define o lema da agência, resultados que tornam as marcas “Famously Effective.”








