Marketing Talks

Horas
Minutos
Segundos

Canva lança a campanha “Faz Bonito” no Brasil com participação de Xuxa para celebrar empreendedores solo e pequenas empresas

A campanha reforça a liderança do Canva na criação de conteúdo para redes sociais, incluindo também vídeos e apresentações, que permitem aos empreendedores dar vida às suas melhores ideias

 

O Canva, a plataforma de comunicação visual mais completa do mundo, celebra o espírito criativo do Brasil com a nova campanha “Faz Bonito”, estrelada por Xuxa. A campanha destaca a resiliência e a imaginação de empreendedores solo e pequenas empresas, mostrando que qualquer pessoa pode criar designs profissionais.

Reconhecida pela facilidade de uso, há muito tempo o Canva é a plataforma preferida dos empreendedores brasileiros para criar materiais de marca, impressões e conteúdo para as redes sociais. Com a campanha “Faz Bonito”, a empresa pretende expandir essa percepção, reforçando sua liderança na criação de conteúdo para as redes sociais e promovendo o uso de vídeos e apresentações como ferramentas poderosas e acessíveis, disponíveis na plataforma. A ideia é celebrar a criatividade e a resiliência dos empreendedores comuns.

A campanha começa com uma história divertida e de fácil identificação protagonizada pela Xuxa, mostrando como o Canva permite que qualquer pessoa deixe de improvisar e passe a criar com propósito, confiança e impacto. Ela apresenta de forma bem-humorada seu novo negócio para “adultinhos“, uma referência engraçada para seu antigo público que agora é adulto, apresentando produtos imaginários como air fryers da Xuxa e outras invenções irônicas que demonstram que a criatividade não tem limite de idade. A Xuxa deu início à campanha com uma estratégia viral na semana passada, fazendo um post em seu perfil nas redes sociais sem mencionar o Canva, o que despertou a curiosidade e o entusiasmo entre seus seguidores antes do lançamento oficial.

“Eu achei interessante o fato de brincar com coisas que estão no imaginário das pessoas, coisas que marcaram uma época, como tirar sarro das lendas urbanas, tipo a do disco ao contrário, e de outras brincadeiras do gênero, de usar a imaginação pra criar produtos que existem ou não. Fica na cara que é uma brincadeira, mas é capaz de ter gente achando que os produtos existem mesmo porque as pessoas estão acreditando em tudo, então mais uma vez a campanha tá à frente porque é uma brincadeira em cima de outra brincadeira. Eu achei criativo. Acho que as crianças que cresceram comigo e hoje são adultas vão curtir e as crianças de hoje também”, diz Xuxa.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) reforça a importância dessa missão. De acordo com o Mapa da Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, 66% das micro e pequenas empresas do país ainda estão em estágios iniciais de maturidade digital, com adoção limitada de ferramentas e estratégias digitais. Esses negócios representam mais de 90% do total de empresas, 30% do PIB do Brasil e mais da metade de todos os empregos do país, o que demonstra uma enorme oportunidade de acelerar a transformação digital e dar ferramentas aos empreendedores para prosperarem na economia atual. Embora a criatividade seja algo característico do Brasil, muitas pequenas empresas ainda estão dando seus primeiros passos em direção à transformação digital. O Canva quer que essa jornada seja simples e bonita, e que esteja ao alcance de todos.

“Nosso objetivo é mostrar que, com o Canva, qualquer pessoa, seja um empreendedor solo ou uma empresa de pequeno ou médio porte, pode se comunicar de forma profissional, rápida e criativa”, diz Felipe Godoy, líder de marketing do Canva para o Brasil. “O Brasil é o segundo maior mercado do Canva globalmente, sendo que 1 em cada 9 pessoas no país usam o Canva. Com a campanha ‘Faz Bonito’, não estamos apenas celebrando o empreendedorismo, estamos incentivando milhões de brasileiros a mostrar ao mundo o que eles podem fazer com criatividade e confiança.”

A campanha foi desenvolvida internamente pela equipe criativa local do Canva no Brasil, com direção criativa de Raul Taborda, diretor criativo para a América Latina, e Bruno Sabino, líder de estratégia de marca e redes sociais. A campanha foi ao ar em 11 de novembro.

“No Canva, a criatividade não é apenas uma palavra, é o que construímos”, diz Raul Taborda, diretor criativo para a América Latina. “Toda campanha tem que ser tão criativa quanto as pessoas que usam a nossa plataforma.”

 

 

Créditos

Departamento criativo:

Marca: Canva

Campanha: Xuxa Só Para Adultinhos

ECD global: Cat Van Der Werff

CMO: Zach Kitsche

Chefe de marketing internacional: Junia Ooi

Chefe de marketing para a América Latina: Ruoshan Tao

Líder de marketing de performance: Felipe Godoy

Gerente de marketing de performance: Tati Abrão

Gerentes de parcerias: Karla Assis e Beka Assis

Time criativo: Bruno Sabino, Daniel Barreto, Felipe Rulito Sorani, Igor Moura, Laissa Moreira, Raul Taborda, Stevan Suñé, Thais de Brito, Sam Mularczyk, Jack Jaeschke e Mika David

Líder de produção criativa: Raquel Andrade

Mídia: Frank Cortese, Lisa Ferragano, Jess Tai e Chelsea Koh

Gerentes de campanha: Claire Tobin, Kinsella Bruck, Giulia Aliverti e Elle Buentipo

Gerentes de produto: Gabriela Belo Soares e Danny Zhao

Gerentes de plataforma: Winda Adjani e John Dexter

Produtora: Asteroide

Pós-produtora: Bogotá

Produtora de áudio: Canja

Diretores: Caja, Biglia e Biondi

Produtor executivo: Beppe Fumagalli

Diretores executivos: Guilherme Biglia e Tiago Gavassi

Diretor de produção: Bernie Walbenny

Assistente de direção: Felipe Claudino

Diretor de fotografia: Lucas Oliveira

Diretor de arte: Denis Netto

Coordenadora de produção: Ciça Braga

Estilo: Marcelo Cavalcante

Beleza: Edduh Moraes

Assistente criativo: Luq Dias

2º assistente de direção: Vinicius Camala

2º assistente de direção: Nícolas Lobato

Assistente de produção: Gabriela Viviani

Assistente executivo: Thiago Senden

Platô: Marcos Perello

Ajudante: Alex Anzai

Ajudante: Caíque Anzai

Ajudante: Felipe Cobete

Enfermeira: Alessandra Nascimento

1º assistente de câmera: André Punk

2º assistente de câmera: Clarice Nicioli

Video assist: Stella Nemer

Logger: Benhur Jonas

Som direto: Carlos Sotto

Eletricista: Rodrigo Graf

1º assistente de elétrica: Jorge Sena

2º assistente de elétrica: Micardo (Tato)

2º assistente de elétrica: Mateus de Andrade

Geradorista: Gerações

Maquinista: Lídio Macario

1º assistente de maquinista: Le Graf

2º assistente de maquinista: Edson Bigorna

2º assistente de maquinista: Luciano Oliveira

Still bastidores: Leco Moura

Produtora de arte: Joana Parente

Produtora de objetos: Luiza Hakme

Assistente de objetos: Inês Nessimian

Contrarregra: Nilson Laport

Assistente de contrarregra: Uenil Rocca

Contrarregra de montagem: Nascimento

Assistente de contrarregra de montagem: Thi Santos

Cenógrafo: Alessandra Cocchiarelli

Assistente de cenógrafo: Aldecir Cardoso

Designer: Bruno de Laurentis

Storyboard: Rafael Jubainski

Assistente de figurino: Júlio Coelho

Make extras: Andreia Jovito

Assistente de make extras: Rê Rocha

Elenco:

Xuxa: Xuxa Meneghel

Paquita: Andréa Fernandes Barça

Paquita: Camille Perseke

Txuxucão: João Antônio de Carvalho Neto

Dengue: Luiz Alberto Marques Costa

Dublê/stand-in: Cíntia Lopes

Modelo: Leonardo Pereira Mac-Dowell

Produtor de elenco: Felipe Brasil

Pós-produção: Studio Bogotá

Direção de pós-produção: Caja Guedes

Coordenação de pós-produção: Jéssica Marques

Montagem: André Albuquerque, Ray Caldas e Caja Guedes

Supervisão de pós em set: Caja Guedes

Cleaning: Leonardo Prioli e Vanessa Perotoni

Compositing: Tiago Bahia, Leonardo Prioli e Vanessa Perotoni

Motion: Kleber Dias, Denise Azzi, Géssica Secchi e Tiago Bahia

Color grading: Black Flag Post – Luciano de Azevedo e Frederico Toscano

Produtora de áudio: CANJA

Direção musical: Eduardo Karas, Filipe Resende e Bruno Vieira Brixel

Produtor executivo: Luba Freitas

Atendimento: Flavia Medeiros

Coordenação de projeto: Ana Flor Bohrer, Fabi Lugli e Kaleb Oliveira

Trilha: Érica Silva e Nando de Castro

Sound design: Nando de Castro e Daniele Dantas

Produção musical: Filipe Lopes, Diego Zorrilla, Murilo Pepler, Aloizio Lows e Levi Mynssen

Fornecedores:

Estúdio: Quanta

Catering: Dox Catering

Câmera: Bravo Câmeras

TP: Teleprompter Brasilia

Consumo e rádios: Etc Locações e Logística LTDA

Bombeiro/limpeza: GBG Apoio Operacional

Gerador: Gerações

Infraestrutura de produção: Di Tudo Locações de Equipamentos

Monitor: Sanna

Giratorio: Phanton Efeitos Especiais

Influenciadores e gestão de talentos: Mfield

CEO: Flávio Santos

Head de atendimento: Tamyris Ferreira

Diretora artística: Roberta Freitas

Atendimento e produção executiva: Gabriel Miranda

Executiva comercial: Aline Oliveira

Agência de mídia paga: OMG Brasil

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore