Guilherme Baptista, CEO da Branco
Marca acelera expansão na América Latina, diversifica portfólio e fortalece presença digital
A Branco, referência nacional em soluções para o agronegócio, construção civil e casa & jardim, completa 90 anos de história em 2026 e entra em uma nova fase de crescimento. A empresa projeta atingir R$ 1 bilhão em faturamento nos próximos anos, apoiada na expansão para a América Latina, no avanço do canal online e em investimentos contínuos em inovação e qualidade.
Com mais de 7 mil clientes em todo o país, a Branco se consolidou como uma das principais fabricantes de motores, motobombas, geradores e motocultivadores, equipamentos essenciais para a produtividade, estabilidade energética no campo e em obras de infraestrutura. Atualmente, a companhia conta com um portfólio de mais de 300 soluções.
“Celebrar 90 anos reforça a credibilidade construída ao longo de décadas. Esse reconhecimento vem da qualidade dos nossos produtos e da relação de confiança com os clientes, que veem valor real nas soluções que entregamos”, afirma Guilherme Baptista, CEO da Branco.
Estratégia de crescimento
A ampliação da atuação em segmentos como construção civil e casa & jardim sustenta a estratégia de expansão da empresa, que, desde 2017, mantém crescimento médio anual superior a 20% e pretende preservar, ou até ampliar esse ritmo nos próximos anos.
“Nosso objetivo é sustentar esse crescimento e alcançar R$ 1 bilhão em faturamento nos próximos anos. Para isso, seguimos atentos a novas oportunidades, tanto no mercado interno quanto no exterior”, destaca Guilherme Baptista.
Motores, geradores, motobombas e motocultivadores seguem como os principais produtos da empresa e respondem por mais de 60% da receita. Ao mesmo tempo, a Branco amplia investimentos em infraestrutura e laboratórios de desenvolvimento para acelerar processos de desenvolvimento de novos produtos e garantir ainda mais robustez ao portfólio.
A empresa também avança na estruturação de sua estratégia para o canal online, por meio de parcerias com plataformas digitais e varejistas especializados, além de estudar o lançamento de uma nova linha de produtos com preços mais acessíveis, sem comprometer os padrões de qualidade da marca.
Trajetória de inovação
Fundada em 1936 por Caetano Natal Branco, também responsável pela criação da primeira usina hidrelétrica do Sul do Brasil, a empresa iniciou suas atividades com o desenvolvimento de uma trilhadeira de cereais, criada para impulsionar a produção agrícola em Santa Catarina.
Em 1952, a fabricação do primeiro motor marcou a consolidação da Branco na indústria nacional. Já nos anos 90, com a abertura comercial brasileira, a empresa deu um passo decisivo ao criar a holding Caetano Branco, que viabilizou o início das exportações.
Outro marco relevante ocorreu em 2012, quando a holding foi adquirida pela Briggs & Stratton Corporation, maior fabricante mundial de motores a gasolina para equipamentos de uso externo.
Hoje, a antiga Branco Motores é apenas Branco, a fim de refletir o posicionamento atual, que conta com um portfólio mais amplo que vai muito além de motores, com ferramentas elétricas, aspiradores, equipamentos de jardinagem e soluções diversas para uso profissional e doméstico.
Cultura e valores da Branco
Para o CEO Guilherme Baptista, a cultura organizacional é um dos pilares da longevidade da empresa, e pesquisas recorrentes com clientes apontam a qualidade como principal fator de fidelização à marca.
“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo. A Branco mantém um ambiente pautado pela integridade, pelo respeito às pessoas e pela intolerância a qualquer desvio de conduta. Isso se reflete diretamente na forma como entregamos valor ao mercado”, complementa.
“O compromisso com a qualidade, iniciado em 1936 com a primeira trilhadeira de cereais, permanece inalterado. Nossos 90 anos reforçam essa trajetória de sucesso e também nosso posicionamento para os próximos ciclos de crescimento”, finaliza o executivo.









