O Banco do Brasil Saquarema Pro 2025, apresentado por Corona Cero, organizado pela WSL, deixa mais um legado para a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. O evento reafirmou o seu compromisso com a preservação ambiental e entregou uma segunda leva de mourões para reforçar a proteção da vegetação nativa na Praia de Itaúna. Ao todo, até o momento, foram entregues 234 mourões, que cobrem 700 metros da vegetação da praia.
Os mourões, a exemplo do que já havia sido feito no Vivo Rio Pro 2025, foram construídos a partir da reciclagem das lonas do evento. Nesta segunda etapa do projeto as lonas e cenografia do Challenger Series 2025 foram transformadas em 84 mourões, que ajudam a proteger uma área total de 250 metros. A ideia é que as áreas onde ocorrem o evento e suas ativações sejam protegidas e regeneradas de forma permanente.
Na primeira fase do projeto, já tinham sido entregues 150 peças de 1,80m de altura, responsáveis por cobrir 450 metros de restinga na Praia de Itaúna, localizada na região sul da praia, na área onde fica o Centro de Treinamento Leo Neves. Com isso, agora a área total protegida, após essa segunda etapa, é de 700 metros.
Os planos da WSL são para que aos poucos, com a realização de mais eventos na cidade, toda a vegetação nativa da Praia de Itaúna seja contemplada com a proteção dos mourões.
Em 2023 e 2024, a WSL já havia retrabalhado as lonas plásticas de seus eventos realizados em Saquarema, transformando-as em 55 bancos de praça distribuídos pela cidade, além de cinco abrigos de ônibus.
A ação realizada em Saquarema faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas ambientais e sociais desenvolvidas pela WSL nos últimos anos, consolidando o Brasil como referência em eventos esportivos sustentáveis.
Desde 2019, por meio da WSL Brasil, a entidade tem transformado as lonas utilizadas nos eventos do Championship Tour (CT), Challenger Series (CS) e do Circuito Banco do Brasil, válido pelo Qualifying Series (QS), em novos produtos com impacto social e ambiental positivo. Esses materiais já se tornaram mochilas e estojos para estudantes, lixeiras urbanas, bancos de praça, abrigos de pontos de ônibus, kits de higiene pessoal e, mais recentemente, mourões para proteção da vegetação nativa de Saquarema.
Além disso, abraçadeiras plásticas usadas na estrutura dos eventos foram transformadas em quilhas de surfe, doadas a escolas de surfe, ONGs e crianças em situação de vulnerabilidade.
“Temos grande satisfação em ver esses projetos se materializarem a cada ano, sempre com foco na preservação ambiental e na criação de itens realmente úteis para o município por onde passamos. Esse seguirá sendo um dos nossos principais compromissos”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL para a América Latina. “Estamos sempre atentos às necessidades dos locais pelos quais passamos para que possamos ajudar na construção de um legado realmente importante para a população local”, acrescentou.
Lucimar Vidal, prefeita de Saquarema, corroborou o argumento: “Além de sediar belos eventos em nossa cidade, a WSL também tem contribuído com avanços importantes para o desenvolvimento do nosso município. A sustentabilidade está no centro dessas ações, com todo o material sendo reaproveitado em benefício da nossa cidade”.
A WSL Brasil também ampliou o alcance do programa WSL PURE, iniciado em 2019, que promove compensação de carbono, eliminação de plásticos de uso único e boas práticas ambientais. Enquanto o PURE foi originalmente implementado apenas em eventos do CT, a operação brasileira estendeu todas as diretrizes para competições regionais, incluindo CT, QS, Pro Junior (PJ) e Longboard (LB), além dos escritórios regionais.
No âmbito competitivo e comunitário, o Circuito Banco do Brasil de Surfe, realizado pela primeira vez em 2022, tornou-se um dos principais eventos regionais da WSL, com foco em revelação de talentos, premiação igualitária entre homens e mulheres, atividades gratuitas, música ao vivo e entretenimento para o público.
Os eventos do circuito também priorizam sustentabilidade e educação ambiental, com ações de limpeza de praia, plantio de vegetação nativa e neutralização de carbono, sempre buscando deixar cada local melhor do que foi encontrado.
Já em 2023, a WSL lançou em Saquarema o WSL One Ocean, reunindo ONGs, poder público, comunidades locais, atletas e staff para fortalecer a conservação do ecossistema costeiro. Entre as organizações participantes estiveram a Conservation International, Instituto Aprender, Mar Sem Lixo, BlueBirdsBrasil, entre outras.
Outro destaque é a parceria WSL e NBA, com a ação ‘Nets For Change’ inaugurada em dezembro de 2024. O projeto remove redes de pesca abandonadas, as redes fantasma, do oceano, e as transforma em redes de basquete doadas a programas sociais no Brasil. A iniciativa venceu a categoria Sustentabilidade do prêmio “Sou do Esporte” no ano passado.
Entre os anos de 2024 e 2025, Saquarema também avançou com a certificação Bandeira Azul, reconhecimento internacional que avalia critérios rigorosos de qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental nas praias.
Por fim, o VIVO Rio Pro, maior evento de surfe do mundo, com mais de 410 mil pessoas no local no ano passado, tornou-se um case de sustentabilidade em larga escala. Em 2024, a WSL venceu um prêmio ambiental pelo vídeo “Ondas Passam, Compromissos Ficam”, que retrata os desafios de realizar um grande evento público em área ecologicamente sensível. Nos últimos dois anos, mais de 99% dos resíduos gerados no evento foram reciclados ou reaproveitados por meio de upcycling.








