Hall da Fama

Armando Strozenberg

Armando Strozenberg

Uma vocação para a Comunicação, que interrompeu formações tão díspares quanto a Engenharia e o Direito. Paulistano de nascimento, mas carioca desde os 10 anos, Armando é detentor de um dos mais densos currículos da mídia brasileira.

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Sociologia da Comunicação pela Faculdade Nacional de Ciências Políticas da Universidade de Paris. Criador, primeiro diretor e professor do CUP, depois transformado na Faculdade de Comunicação da UniverCidade. Editor-Chefe dos Cadernos de Jornalismo e Comunicação (1970-1975) – primeira publicação regular brasileira dedicada a estes temas.

Repórter, Redator e Editor de Reportagem do Jornal do Brasil durante 12 anos, 5 dos quais atuando como Correspondente em Paris, Armando Strozenberg tem mais de 4.000 trabalhos publicados, aqui e no exterior, entre artigos, reportagens, palestras e verbetes que não só significaram inúmeros prêmios e reconhecimento, como também uma das trajetórias mais fulminantes da imprensa brasileira.

Carreira interrompida por outra vertente da comunicação – a Propaganda. Em 1977 cria a Estrutural e no final de 1983 a Contemporânea, que em muito pouco tempo se tornam ícones das profundas mudanças por que passou o modelo de agência de publicidade no país.

Em 2008, ao se concretizar a venda do controle da Contemporânea a um dos cinco maiores conglomerados de comunicação mercadológica do mundo, o HAVAS GROUPE, é nomeado seu Chairman no Brasil, cargo que ocupa até o final de 2018.

“Não há agência de propaganda brilhante sem uma indústria da propaganda respeitada pela sociedade’, costuma dizer aos que se impressionam com o nível de dedicação simultânea aos negócios da empresa, ao planejamento, à criação de campanhas dos seus clientes, ao mercado publicitário e à comunidade mais ampla.

Armando Strozenberg foi eleito “Publicitário do Ano” em 1986, 1989 e 1999 pelos jurados do Prêmio Colunistas nacional. Em junho de 1999, é selecionado como um dos 21 jurados internacionais do Festival de Publicidade de Cannes, o Cannes Lions. Em 2002, é indicado, por consulta direta ao mercado, para o prêmio Caboré na categoria “Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação”. Em 2005 é eleito Publicitário do Ano da América Latina pela ALAP – Associação Latino-Americano de Publicidade. Ainda em 2015 ganha o Jeca Tatu, título que elege os maiores talentos da redação publicitária, e é nomeado para o Hall of Fame da Academia Brasileira de Marketing. Em 2017, recebe o Prêmio “Contribuição Profissional” do Colunistas nacional.
Presidiu por dois mandatos (2001-2005) a ABP – Associação Brasileira de Propaganda. Integrou o Conselho Superior (2011-2013) do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão, que regula as relações profissionais entre anunciantes, agências e veículos de comunicação. Ocupou a presidência e vice-presidência nacional (2009-2017) da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Foi presidente da 3ª Câmara de Ética (2009-2017), membro do Conselho Superior (2011-2019) e é um dos diretores do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – com mandato até 2022.

Armando Strozenberg tem assento nos seguintes boards: Brazil Foundation (Nova York), MAM – Museu de Arte Moderna (RJ), ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), OSB – Orquestra Sinfônica Brasileira, Museus Castro Maya, Comissão Própria de Avaliação da Escola de Direito Rio da FGV, Paço Imperial, Associação Cultural de Estudos Contemporâneos (OInstituto) e CASA DO SABER, da qual é um dos idealizadores.

No início de 2019 formata a STRO Consultoria em Comunicação Estratégica que se propõe a atender, com escuta pessoal e respostas sob-medida, demandas de clientes na sua área de expertise. “Os desafios deste momento impermanente, em que a Comunicação busca novos eixos, nos inquieta e fascina”.

Confira a entrevista em vídeo de Armando Strozenberg, publicada no portal da Abramark no dia 13 de agosto de 2021:

Conheça outros integrantes do Hall da Fama

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore