Marketing Talks

Horas
Minutos
Segundos

Entrevista com Ariel Quirino, CEO e fundador da AriPrensa

Ariel Quirino é um dos principais nomes da comunicação e gestão de carreiras na indústria fonográfica brasileira. Com mais de uma década de experiência em comunicação estratégica e assessoria de imprensa, é CEO e fundador da AriPrensa — agência responsável por mais de 300 lançamentos musicais e pela assessoria de mais de 100 artistas no país. Entre os nomes que fazem parte da história da agência, estão Dulce María, Pocah, Lexa, TZ da Coronel, Kevin O Chris, Rebecca, Wanessa Camargo, Giovanna Lancellotti, Simaria, Claudia Leitte, Vitão, FP do Trem Bala, Sarah Andrade, Kamilla Fialho (K2L), entre outros.

Sob a liderança de Ariel, a AriPrensa se destaca por potencializar vozes silenciadas e histórias apagadas, especialmente de artistas de gêneros frequentemente marginalizados, como trap, rap e funk. A agência transforma narrativas pessoais em estratégias de comunicação consistentes e de alto impacto. A atuação da AriPrensa também é decisiva em momentos de crise, desenvolvendo planos de comunicação que reconstroem reputações e abrem novas possibilidades. Casos como os de Sarah Andrade, Flay e Leide Elin — ex-BBBs — são exemplos de rebranding bem-sucedido conduzido após controvérsias públicas. Outro diferencial da agência é a prospecção de espaços estratégicos, garantindo visibilidade inédita para artistas em mídias como televisão, podcasts e veículos de grande audiência.

Em 2023, a AriPrensa alcançou um faturamento aproximado de R$ 1 milhão. Nesse mesmo ano, Ariel atuou em diversas frentes durante a turnê mundial Soy Rebelde, do grupo RBD, que contou com mais de 54 shows em quatro países. Ele acompanhou a artista Dulce María como assessor de imprensa, gestor de redes sociais, produtor de conteúdo, personal manager e fotógrafo oficial. Um dos maiores destaques de sua atuação foi a conquista da capa da revista Rolling Stone Brasil para Dulce María — a primeira artista mexicana a alcançar esse feito, simultaneamente a artista estampava duas outras capas no Brasil no mesmo período: Caras e Capricho.

Paralelamente ao trabalho com artistas, Ariel tem ampliado sua atuação como referência em comunicação, sendo convidado a palestrar em conferências e participar de eventos e podcasts voltados à inovação, música e marketing estratégico. Em 2024, integrou o time de palestrantes de importantes encontros do setor, como:

• HackTown (MG) – Um dos maiores festivais de inovação e criatividade da América Latina, com foco em música, tecnologia e cultura digital.

• Festival Mundial de Publicidade de Gramado (RS) – Maior evento de comunicação e criatividade da região, onde Ariel compartilhou sua trajetória e estratégias de gestão de imagem internacional.

• Formemus (Vitória, ES) – Evento referência no ecossistema da música independente no Brasil.

• ESPM Rio (RJ) – Uma das principais instituições de ensino superior em comunicação e marketing do país.

• Trakto Show (AL) – Maior conferência de marketing digital e negócios do Nordeste.

 

Além disso, Ariel foi convidado para participar de grandes podcasts nacionais como o Vênus Podcast, PodSonhar (Grupo PODER 360) e TC News (Grupo TC Investimentos), abordando temas como comunicação estratégica e reputação, relacionamento com a mídia, gestão de crises em contextos de alta exposição, marketing digital voltado à construção de autoridade, empreendedorismo no setor criativo e a transição da assessoria de imprensa tradicional para um modelo de comunicação 360º — integrado e multiplataforma

 

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore