Curioso e questionador, Mario D’Andrea conseguiu destaque na publicidade brasileira com muito trabalho e criatividade. Atual presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), sócio fundador da D’OM Soluções Improváveis e vice-presidente de conteúdo e integração da OpusMúltipla, D’Andrea trocou o jornalismo pela publicidade ainda na faculdade. E que escolha acertada!
Como diretor criativo, conquistou importantes reconhecimentos: 9 Profissionais do Ano da Rede Globo e 15 leões no Festival de Cannes. Atuou em agências como FCB, Loducca, Fischer e Lowe, chegando à presidência da JWThompson Brasil e da Dentsu/McgarryBowen no Brasil.
Ainda em agências, esteve diante da coordenação de comunicação do HSBC na América Latina por mais de 10 anos.
Com essas e muitas outras credenciais, Mario D’Andrea, integrante do Hall da Fama da Abramark, é o nosso convidado a responder as cinco perguntas dessa semana. Confira!
Abramark – A D’OM está quase completando seu primeiro ano de vida. Por favor, conte como tem sido essa experiência, e qual a receptividade tem encontrado para as “soluções improváveis”?
MD – Muito boa. A proposta da D’OM em trazer ideias livres dos parâmetros de mídia, que conquistem a atenção das pessoas e dos consumidores, está sendo testada por algumas marcas, que se tornaram nossos clientes fixos ou mesmo através de projetos especiais.
Essa liberdade de pensamento, aliada à leveza e agilidade de uma estrutura 100% nacional, trazem um composto que interessa a um novo tipo de cliente, antenado com a rapidez de decisões que o mercado consumidor exige.
Abramark – Estamos com um novo governo em Brasília, muitas mudanças, possibilidades etc. Que leitura você faz desse momento para nosso mercado especificamente?
MD – Este governo, historicamente, sempre se interessou muito pelo mundo da comunicação. Lembrando que foi neste governo que algumas das regras mais claras ao nosso segmento foram estabelecidas, como, por exemplo, a Lei 12.232, que adota as regras da autorregulamentação do mercado para as contas públicas.
Além disso, o profissionalismo do nosso mercado e o lado técnico de nossas agências deve ser priorizado por esse novo governo — como já havia feito lá atrás.
O mais importante, porém, a meu ver, é a geração de empregos. Sem consumidores, não há mercado. E não há plano social melhor do que o pleno emprego.
Abramark – Como foi o 2022 da Abap? Como a associação lidou com um período tão movimento, turbulento e incerto?
MD – Sempre guiando os associados, promovendo debates e encontros entre as lideranças. E, principalmente, atuando firme em Brasília e na criação do novo Cenp para defesa dos interesses do segmento e do crescimento.
Abramark – Você acha que falta diferenciação, alma nas campanhas publicitárias ultimamente? Se sim, porque acha que isso aconteceu?
MD – Sim, acho que temos que voltar à diferenciação. A adoção de caminhos prontos e já vistos e a cópia do que acontece nas redes sociais, não está sendo benéfica para a criatividade brasileira (que sempre fez o sucesso da nossa atividade dentro da cultura do nosso país e mesmo no exterior). Nada contra as dancinhas das redes sociais, mas quando todas as campanhas dançam iguais, a diferenciação morre. Investimento jogado fora.
Abramark – Que conselhos ou dicas deixa para estudantes e novos(as) profissionais de publicidade, comunicação e marketing que desejam prosperar, crescer e deixar um legado?
MD – Primeiro: serem eternos curiosos sobre a alma humana. O consumidor, antes de tudo, é uma pessoa. Entender seus desejos, medos, anseios, sonhos, é fundamental para saber apresentar um produto para ele de forma eficiente e, mais que isso, apaixonante.
Segundo: falando em paixão, seja apaixonado por pessoas. Ande pela rua, observe, converse, ouça. A vida real ainda é a melhor biblioteca para se inspirar em grandes ações de comunicação e marketing.
Terceiro: nunca desista. Ter ideias é sempre mais fácil do que colocá-las de pé. Não desista da sua ideia no primeiro obstáculo. Você irá ouvir muitos “nãos”. Mas ao primeiro “sim”, o prazer irá compensar tudo.
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