Retrospectiva: Conheça os assuntos que dominaram as buscas no Google em 2021

O Google divulgou o ranking com as buscas que estiveram em alta em 2021. Na categoria geral, chamada “Buscas do ano”, a cantora Marília Mendonça, que faleceu num acidente aéreo em novembro, foi o termo que mais gerou interesse do brasileiro em 2021. Chamam a atenção também as pesquisas por “Olimpíadas 2021”, “Vacina Covid-19” e “WhatsApp fora do ar” — que teve pico em outubro por causa do apagão das redes sociais da Meta.

A retrospectiva de buscas do Google também revelou os termos mais pesquisados nos segmentos de filmes, músicas, receitas, memes, séries, programas de TV — que teve o “BBB” no topo da lista mais uma vez — e atletas olímpicos, liderados pela ginasta Rebeca Andrade. O ranking também traz as pesquisas mais curiosas dos usuários sobre “como fazer” determinados procedimentos e “quanto custa” algum produto ou serviço.

Veja o ranking dos 10 assuntos que mais cresceram no Google em 2021 diferentes categorias:

Buscas do ano

  1. Marília Mendonça
  2. Eurocopa
  3. Palmeiras
  4. Libertadores
  5. Brasileirão
  6. Corinthians
  7. Copa do Brasil
  8. MC Kevin
  9. Copa América
  10. Lázaro Barbosa

O que?

É bastante comum utilizar o Google para descobrir o significado das coisas. O ranking “O que?”, por sua vez, mostra as curiosidades mais pesquisadas pelos usuários no ano de 2021. A ideia mais buscada foi “O que é cringe?” — gíria que viralizou na Internet em junho e significa algo ultrapassado que torna-se vergonhoso. Na sequência, aparece a frase “O que é basculho?”, termo usado por Gil do Vigor no BBB 21. A questão “O que aconteceu com o WhatsApp?” também figura na lista, provavelmente impulsionada pelo apagão de outubro.

  1. O que é cringe?
  2. O que é basculho?
  3. O que aconteceu com o WhatsApp?
  4. O que é politraumatismo?
  5. O que estuda a geologia?
  6. O que é comorbidade?
  7. O que é Talibã?
  8. O que é estigma?
  9. O que aconteceu com MC Kevin?
  10. O que é imunossuprimidos?

Acontecimentos

O acontecimento mais pesquisado do ano foi a Olimpíada de Tóquio, realizada entre julho e agosto. Na sequência, aparece “Vacina Covid-19”, por conta do inicio da campanha de imunização no Brasil, e o termo “WhatsApp fora do ar”. Casos policiais como a morte do menino Henry Borel, ocorrida em março, e as buscas pelo criminoso Lázaro Barbosa, que ganharam repercussão nacional em junho, também marcam presença nas pesquisas realizadas pelos usuários.

  1. Olimpíada 2021
  2. Vacina COVID-19
  3. WhatsApp fora do ar
  4. Caso Henry Borel
  5. Caso Lázaro
  6. Afeganistão
  7. Lockdown
  8. Queda do avião de Marília Mendonça
  9. Foguete chinês
  10. Greve dos caminhoneiros

Atletas Olímpicos

A Olimpíadas de Tóquio também fez com que vários atletas fossem procurados no Google. Um exemplo é a ginasta Rebeca Andrade, que ganhou uma medalha de ouro e uma de prata, sendo a mais pesquisada pelos usuários brasileiros no ano. Também aparecem no ranking Isaquias Queiroz — medalha de ouro na canoagem —, Rayssa Leal — vice-campeã no skate —, Ana Marcela Cunha — vencedora da prova de natação em águas abertas —, e Ítalo Ferreira — campeão do surfe. Apenas uma personalidade da lista não é brasileira: a ginasta norte-americana Simone Biles.

  1. Rebeca Andrade
  2. Isaquias Queiroz
  3. Simone Biles
  4. Rayssa Leal
  5. Ítalo Ferreira
  6. Maurício Souza
  7. Gabriel Medina
  8. Rosamaria Montibeller
  9. Douglas Souza
  10. Ana Marcela Cunha

Clubes de Futebol

O clube de futebol mais pesquisado do ano foi o Palmeiras, campeão da Libertadores 2020 e 2021, ambas com finais disputadas em 2021. Dentre outros times brasileiros que aparecem na lista estão Corinthians, São Paulo, Santos e Fluminense. As equipes internacionais mais buscados foram PSG, Real Madrid e Chelsea.

  1. Palmeiras
  2. Corinthians
  3. São Paulo
  4. PSG
  5. Santos
  6. Fluminense
  7. Real Madrid
  8. Flamengo
  9. Internacional
  10. Chelsea

Beleza

Na categoria “Beleza”, o termo mais pesquisado do ano foi “Unhas decoradas”, seguido da palavra “ácido hialurônico” — substância utilizada nos procedimentos de harmonização facial — e do termo “cabelo curto”. Buscas para “Alopecia” — doença que causa falhas no couro cabeludo e ganhou destaque por acometer o participante Lucas Penteado, do BBB 21 —, e a cantora sertaneja Maraísa também aparecem no ranking.

  1. Unhas decoradas
  2. Ácido hialurônico
  3. Cabelo curto
  4. Alopecia
  5. Piercing no umbigo
  6. Penteados
  7. Paleta de cores
  8. Maquiagem simples
  9. Lash lifting
  10. Design de sobrancelha

Como fazer

Nesta modalidade, a principal pergunta feita pelos usuários foi “Como fazer horta em casa”, o que pode estar relacionado à continuidade da pandemia e do isolamento social. Dúvidas sobre tecnologia também aparecem no ranking — algumas, inclusive, foram respondidas pelo TechTudo. Entre os destaques estão “Como fazer um Pix”, “Como fazer backup do WhatsApp” e “Como fazer boletim de ocorrência online”. Outros questionamentos envolvem os benefícios Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil, liberado pelo Governo Federal em novembro.

  1. Como fazer horta em casa
  2. Como fazer brinquedos para gatos
  3. Como fazer um Pix
  4. Como fazer soro caseiro
  5. Como fazer backup do WhatsApp
  6. Como fazer café gelado
  7. Como fazer o cadastro do Auxílio Brasil
  8. Como fazer o recadastramento do Auxílio Emergencial
  9. Como fazer Prova de Vida pelo celular
  10. Como fazer boletim de ocorrência online

Como ser

Os usuários brasileiros também utilizaram o Google para saber como mudar de personalidade. Isso porque o termo mais buscado nesta categoria foi “como ser uma pessoa fria”. Além disso, as pessoas também procuraram entender “como ser mais confiante” e “como ser mais inteligente”. Na área de tecnologia, o interesse em saber “como ser entregador do Mercado Livre”, “como ser hacker” e “como ser Uber” cresceu em 2021.

  1. Como ser uma pessoa fria
  2. Como ser entregador do Mercado Livre
  3. Como ser hacker
  4. Como ser atriz
  5. Como ser modelo
  6. Como ser mais confiante
  7. Como ser mais inteligente
  8. Como ser um bom vendedor
  9. Como ser Uber
  10. Como ser corretor de imóveis

Filmes

Os filmes de super-heróis dominaram o ranking de mais pesquisados no Google em 2021. O longa-metragem mais buscado do ano foi “Eternos”, da Marvel, seguido por “Viúva Negra”, do mesmo estúdio, e que faz parte do catálogo do Disney+. No mesmo segmento, aparecem “Venom: Tempo de Carnificina” e “Liga da Justiça de Zack Snyder” — o único entre os heróis da DC Comics. Na lista, também é possível encontrar “Marighella”, disponível no Globoplay; “Duna”, que pode ser assistido no HBO Max; e “A Menina que Matou os Pais”, lançado no Amazon Prime Video.

  1. Eternos
  2. Viúva Negra
  3. Liga da Justiça de Zack Snyder
  4. Venom: Tempo de Carnificina
  5. Invocação do Mal 3
  6. Marighella
  7. Esquadrão Suicida
  8. Cruella
  9. Duna
  10. A Menina que Matou os Pais

Música

“Girl from Rio”, da cantora Anitta, foi a música mais pesquisada pelos brasileiros no Google este ano. Cantada em inglês e utilizando um sample de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, a canção foi lançada pela artista em abril de 2021. No segundo lugar, aparece “Estrelinha”, da dupla Di Paulo & Paulinho, com participação da cantora Marília Mendonça, seguida por “Batom de Cereja”, de Israel & Rodolffo, música que foi acessada no YouTube Brasil e a mais escutada do Spotify.

  1. “Girl From Rio” – Anitta
  2. “Estrelinha” – Di Paulo & Paulinho com Marília Mendonça
  3. “Batom de Cereja” – Israel & Rodolffo
  4. “Deus me Proteja de Mim” – Chico César
  5. “Drivers License” – Olivia Rodrigo
  6. “Alívio” – Jesse Aguiar
  7. “Meu Pedaço de Pecado” – João Gomes
  8. “Saturno” – BIN prod. Ajaxx
  9. “Penhasco” – Luísa Sonza
  10. “Doutora 3” – MC Kevin

Personalidades

A personalidade mais buscada do ano foi a rapper Karol Conká, por conta da grande repercussão que ganhou nas redes sociais após participar do BBB 21. Outros participantes do programa que aparecem na lista são os atores Lucas Penteado e Carla Diaz, além da vencedora do programa, Juliette. Figuras como o apresentador Sílvio Santos, o ator Luciano Szafir, que foi assunto de notícias ao passar longo período internado com complicações da Covid-19, e o ator Alec Baldwin, envolvido em um acidente fatal durante gravações de um filme nos Estados Unidos, também foram buscadas em 2021.

  1. Karol Conká
  2. Sílvio Santos
  3. Luciano Szafir
  4. Lucas Penteado
  5. MC Livinho
  6. Alec Baldwin
  7. Nego Di
  8. Juliette
  9. Joice Hasselmann
  10. Carla Diaz

Mortes

Em 2021, diversas personalidades faleceram e deixaram saudades. A cantora Marília Mendonça, falecida em novembro, foi a artista mais pesquisada pelo público. Em seguida, aparece o funkeiro MC Kevin, que morreu ao cair de um prédio no mês de maio. Grandes artistas da teledramaturgia brasileira, como Tarcísio Meira, Eva Wilma e o humorista Paulo Gustavo, além do político Bruno Covas e a jornalista Cristiana Lôbo, foram procurados na Internet.

  1. Marília Mendonça
  2. MC Kevin
  3. Lázaro Barbosa
  4. Paulo Gustavo
  5. Bruno Covas
  6. Tarcísio Meira
  7. Eva Wilma
  8. Agnaldo Timóteo
  9. Major Olímpio
  10. Cristiana Lôbo

Quanto custa

Os usuários também usaram o Google para descobrir o preço das coisas. Itens relacionados à pandemia do coronavírus estão entre os mais procurados, como cilindro de oxigênio, teste de Covid-19 e ECMO, tratamento que funciona como um “pulmão artificial”. Também houve buscas pelo valor de procedimentos relacionados à estética, como implante dentário, clareamento dental e lipo lad. Nos assuntos de tecnologia, os usuários também procuraram saber quanto custa um bitcoin.

  1. Quanto custa um cilindro de oxigênio
  2. Quanto custa um implante dentário
  3. Quanto custa o teste de Covid-19
  4. Quanto custa um clareamento dental
  5. Quanto custa uma lipo lad
  6. Quanto custa uma ECMO
  7. Quanto custa 1 bitcon
  8. Quanto custa o ingresso do Rock in Rio 2022
  9. Quanto custa uma faculdade de medicina
  10. Quanto custa a grama do ouro

Perto de mim

O serviço de geolocalização do Google foi bastante utilizado pelos usuários, que procuraram estabelecimentos comuns em regiões próximas, como pet shop, mercado, padaria, academia e barbearia. As pessoas também usaram a plataforma para pesquisar onde podiam tomar a vacina da Covid-19. Vale ressaltar que a pesquisa por vagas de emprego também está entre as mais populares da lista.

  1. Pet shop perto de mim
  2. Vacina COVID-19 perto de mim
  3. Parque para andar de bicicleta perto de mim
  4. Mercadinho aberto perto de mim
  5. Floricultura perto de mim
  6. Padaria perto de mim
  7. Academia perto de mim
  8. Barbearia perto de mim
  9. Vagas perto de mim
  10. Café para viagem perto de mim

Programas de TV

Os programas de TV mais procurados do ano foram realities e novelas. Mais uma vez, o “Big Brother Brasil” foi a atração mais pesquisada, ficando à frente de outros realities como “Power Couple”, “No Limite”, “A Fazenda” e “The Masked Singer”, que também aparecem na lista. Entre as novelas, a mais buscada foi “Salve-se Quem Puder”, acompanhada de “A Vida da Gente”, “A Força do Querer”, “Verdades Secretas 2” e “Carinha de Anjo”.

  1. BBB 21
  2. Power Couple
  3. No Limite
  4. Salve-se Quem Puder
  5. A Fazenda 2021
  6. A Vida da Gente
  7. Verdades Secretas 2
  8. The Masked Single
  9. A Força do Querer
  10. Carinha de Anjo

Séries

A Netflix teve oito séries entre as mais pesquisadas do ano no Google. Em primeiro lugar, aparece o grande sucesso sul-coreano “Round 6”, seguido por “Bridgerton”, “Cidade Invisível” e “Sweet Tooth”. No ranking, também aparecem “Cobra Kai”, “Lupin” e “Maid”. As duas únicas produções oriundas de outro streaming foram “Wandavision” e “Loki”, ambas produzidas pela Marvel e exibidas no Disney+.

  1. Round 6
  2. Bridgerton
  3. Cidade Invisível
  4. Sweet Tooth
  5. Wandavision
  6. Cobra Kai
  7. Lupin
  8. Sex Education
  9. Maid
  10. Loki

Receitas

A receita culinária mais buscada pelos cozinheiros no Google foi “Brownie de Nescau”. Na sequência, aparece uma clássica sobremesa das avós: o bolinho de chuva. Diversos tipos de bolo também foram buscados no pesquisador: bolo de cenoura de liquidificador, bolo de milho verde e bolo de caneca. Pratos como bacalhau com batata e strogonoff de frango também estão entre os mais pesquisados pelo público.

  1. Brownie de Nescau
  2. Bolinho de chuva
  3. Bolo de milho verde
  4. Bolo de cenoura de liquidificador
  5. Geleia de amora
  6. Bolo de caneca
  7. Bacalhau com batata
  8. Arroz doce
  9. Strogonoff de frango
  10. Curau de milho

Memes

Os maiores memes do ano registrados pelo Google estão relacionados ao termo “Cringe”, que bombou no mês de junho. Depois, aparecem brincadeiras voltadas ao Palmeiras e o nome Mia Khalifa, atriz de filmes adultos citada na CPI da Covid-19. Outros termos como “Mó paz”, meme baseado na foto do cantor MC Poze, e “Pfizer”, famoso por conta do vídeo publicado pelo humorista Esse Menino, também estão entre os memes de maior sucesso.

  1. Cringe
  2. Palmeiras
  3. Mia Khalifa
  4. Mó paz
  5. Cremosinho
  6. Pfizer (Pifáizer meme)
  7. Memes do frio
  8. BBB 21
  9. Round 6
  10. Leite condensado

Assista ao vídeo do feito pelo Google sobre o buscador 2021:

 

#Abramark, #Google

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas