Maior rede de lavanderias do mundo soma mais de 590 unidades no país e projeta crescimento de dois dígitos em 2025
A 5àsec, maior rede de lavanderias do mundo e referência em serviços de limpeza e cuidado têxtil, celebra 31 anos de operação no Brasil consolidando sua posição de liderança e projetando um novo ciclo de crescimento. Presente no País desde 1994, quando inaugurou a primeira unidade em Fortaleza (CE), a marca francesa transformou os hábitos de consumo dos brasileiros e hoje é a principal força do Grupo FROTH, holding que também controla a LavPop, rede voltada ao formato de lavanderia autosserviço.
Com mais de 590 pontos de venda em todos os estados brasileiros e 196 franqueados, o Brasil representa a maior operação mundial da 5àsec, criada em 1968 em Marselha, na França. Em 2024, a marca registrou crescimento de 9% no faturamento e processou mais de 11,8 milhões de peças, consolidando sua liderança no setor. Para 2025, a meta é abrir 40 novas unidades e alcançar crescimento de 11,7% no consolidado anual.
“A 5àsec se tornou sinônimo de confiança, tecnologia e sustentabilidade. Há mais de três décadas, estamos simplificando a rotina dos brasileiros e, agora, queremos ir além, democratizando o acesso aos serviços de lavanderia e expandindo nossa presença para novas regiões e perfis de consumidores”, afirma Fábio Roth, CEO da 5àsec e fundador do Grupo FROTH.
Inovação e pioneirismo
Desde sua chegada ao Brasil, a 5àsec tem se destacado pela capacidade de inovar e antecipar tendências. Em 2005, foi pioneira ao lançar o sistema de delivery, levando comodidade e praticidade aos consumidores da marca. Já em 2014, colocou no mercado o aplicativo próprio para smartphones e o e-commerce, integrando diferentes canais de atendimento. Além disso, ampliou a atuação da rede com novos formatos de negócio, como o modelo express, voltado para cidades do interior e litoral, armários digitais e dropbox, implantados em locais de alta circulação de pessoas e fácil acesso, como condomínios; além de operações store in store, instaladas em supermercados e postos de combustível.
Outro destaque é o uso de Inteligência Artificial (IA SDR) no processo de expansão, ferramenta que automatiza o primeiro contato com investidores e aumenta em 50% o número de reuniões agendadas. A iniciativa rendeu à 5àsec o prêmio TOP 25 do Franchising Brasileiro, promovido pelo Grupo Bittencourt. Neste ano, a rede foi novamente consagrada com a premiação, sendo a única do segmento de lavanderias a conquistar a chancela da consultoria de franquias.
Expansão e capacitação
Com o objetivo de ampliar o market share e fortalecer a rede de franqueados, a 5àsec investe continuamente em capacitação. A Universidade Corporativa 5àsec oferece treinamentos presenciais, online e ao vivo, além de MBA e pós-MBA, reforçando padrões de qualidade, agilidade e atendimento. De acordo com Fernando Toledo, vice-presidente de operações da 5àsec, o foco de expansão da marca em 2025 visa explorar oportunidades em bairros estratégicos das capitais e, principalmente, no interior dos estados, com destaque para São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Sustentabilidade como propósito
Comprometida com práticas sustentáveis, a 5àsec substituiu as tradicionais embalagens plásticas por sacos retornáveis de TNT e sacolas compostáveis, reduzindo mais de 450 toneladas de plástico descartado por ano. A empresa também adota produtos biodegradáveis e equipamentos de alta eficiência, que reduzem o consumo de água em até 15% em relação a lavanderias tradicionais. “Sustentabilidade e inovação caminham juntas. Adotar tecnologias limpas e eficientes é uma forma de gerar impacto positivo para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade”, destaca Fábio Roth.
Segundo dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo, apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderias, enquanto mais de 20% são considerados clientes em potencial. Para o CEO da 5àsec, o grande desafio do setor é ampliar o acesso ao serviço. “A 5àsec continuará liderando o segmento premium. Nosso objetivo é transformar o cuidado com as roupas em um hábito simples, sustentável e economicamente inteligente. Se você colocar os gastos mensais na ponta do lápis, ao utilizar uma lavanderia, pode obter uma economia de até 30% nas despesas”, completa o executivo.
