Novos equipamentos de linha branca otimizam a gestão de tarefas domésticas e promovem economia de recursos naturais em até 50%
Eletrodomésticos equipados com tecnologias de inteligência artificial já são realidade no mercado há algum tempo, transformando a maneira como as pessoas vivem de forma muito rápida. Dados recentes da Eletros – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos – apontam crescimento de 16% na venda de eletrodomésticos equipados com IA, levando em consideração apenas o primeiro trimestre de 2024 e esse número só vem aumentando.
Para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores sobre o funcionamento desta nova tecnologia, a Fast Shop, uma das principais redes de varejo premium do país, e o gerente de linha branca da LG, Rodrygo Silveira, explicam que a resposta está no aprendizado em tempo real. Os dispositivos com IA reagem à rotina do usuário e se adaptam com foco em economia e eficiência, proporcionando uma experiência mais personalizada e inteligente.
“Antigamente os eletrodomésticos eram patrimônios das famílias, que passavam décadas com o mesmo aparelho. Hoje em dia, com o avanço tecnológico, o consumidor substitui os equipamentos com uma frequência maior, levando em consideração fatores como otimização das tarefas, a tecnologia mais avançada e principalmente a economia de energia e recursos naturais”, diz Rodrygo.
Para se ter ideia, máquinas de lavar roupas antigas consumiam cerca de 180 litros por lavagem em um ciclo de aproximadamente 3 horas. Hoje em dia, com apenas 60 litros de água, é possível realizar o mesmo processo na metade do tempo. Em ciclos de lavagem mais curtos o consumo cai para 20 litros. “O consumidor precisa ser reeducado sobre o uso de eletrodomésticos com IA para compreender que as novas tecnologias são aliadas na economia familiar e no uso de recursos naturais, como a água, por exemplo”, afirma Silveira.
Alinhada às últimas tendências da indústria, a Fast Shop aposta fortemente em diversificação de portfólio com eletrodomésticos inteligentes, proporcionando aos consumidores a experimentação desses itens em suas lojas. “É importante que as pessoas compreendam verdadeiramente o funcionamento dos produtos antes de realizar a compra, para enxergarem como a inovação pode ser uma aliada na jornada do dia a dia”, diz Eduardo Salem, diretor de marketing e canais digitais Fast Shop. Durante a experiência em loja, o público encontrará ambientes diferentes e interconectados, com produtos 100% interativos e funcionais. Dessa maneira é possível vivenciar a rotina de uma casa inteligente, onde os comandos podem ser feitos via smartphone com o auxílio de assistentes de voz.
Além da venda de produtos inteligentes, a rede oferece uma gama de serviços complementares para respaldar o consumidor. Instalações, orientações de uso, seguros e outras comodidades estão à disposição do público, para garantir que a experiência com a nova aquisição seja completa.
Para Paula Akemi, Diretora de Serviços da Fast Shop, além de familiarizar o consumidor com a tecnologia, é preciso ensiná-lo a usar os produtos de forma integrada dentro de sua rotina. “A Fast Shop tem como missão cuidar do cliente durante toda a vida, isso quer dizer que, além da venda, é nosso dever garantir a instalação correta dos produtos e ter certeza que as pessoas saibam como manejar seus novos equipamentos”, confirma Akemi.
A IA ainda causa estranhamento para as pessoas, da mesma forma que ocorreu com a chegada da energia elétrica no Brasil, em 1879, quando Dom Pedro II permitiu a implementação da iluminação pública por Thomas Edison. “A gente precisa explicar de forma simples para as pessoas: IA nada mais é do que um chip com dados e informações armazenadas, a internet das coisas, pensando por você a partir de recursos já elaborados para melhorar a rotina”, salienta Rodrygo Silveira.
IA na prática
Ainda sobre o exemplo em máquinas de lavar roupas, a inteligência artificial funciona por meio de sensores que coletam dados das roupas no cesto, como peso, volume e tipo de tecido, e utilizam dados armazenados de mais de 20 mil lavagens acumuladas. Esses dados são utilizados para ajustar automaticamente os ciclos de lavagem, como duração, quantidade de água, sabão e movimentos. Esse sistema inteligente prioriza eficiência e economia, utilizando apenas os recursos necessários, reduzindo desperdícios e proporcionando uma experiência de uso personalizada. É como se esses eletrodomésticos “pensassem” para facilitar a vida dos consumidores e torná-la mais prática e sustentável. É a inteligência humana programada em um eletrodoméstico.
A lavagem por tombamento, por exemplo, é ideal para peças pesadas e tecidos encorpados como o jeans. Ao identificar esse tipo de tecido, a máquina utiliza movimentos de lavagem intensos, que abrem as tramas das roupas, eliminando a sujeira de forma mais eficaz. Para peças delicadas, como lingeries, o ciclo de lavagem será por oscilação, simulando uma lavagem à mão, criando o atrito do tecido com ele mesmo. A IA, portanto, antevê a necessidade do consumidor, que precisa apenas separar peças pelo critério de peso, tipo de tecido, cor e grau de limpeza.
Além disso, muitos aparelhos são conectados à internet, permitindo controle remoto, integração com assistentes virtuais e monitoramento pelo celular. “Mas vale sempre ressaltar que a IA pode ou não ser conectada à internet. Os equipamentos são munidos com um chip com as programações pré-definidas, que podem ou não ser acionadas via WIFI, ficando a critério do usuário”, reitera Silveira.