Criada no ano de 2004, por um grupo de empresários e profissionais do marketing, sob a liderança de Francisco Madia, a ABRAMARK – ACADEMIA BRASILEIRA DE MARKETING completa seus primeiros 20 anos.
Hoje a ABRAMARK conta com 42 ACADÊMICOS, e 207 integrantes do HALL DA FAMA DO MARKETING DO BRASIL e sua direção executiva, como CEO, está sob a responsabilidade do Acadêmico FABIO MADIA.
E começa a receber, a partir de agora, milhares de pessoas que passam a integrar a galeria dos apoiadores das iniciativas da ABRAMARK, os ABRAMEMBERS.
A EPIFANIA
O Marketing, historicamente, sempre teve dificuldade de construir uma percepção clara sobre o seu propósito e missão, especialmente no Brasil.
A partir de 1995, com o avanço da internet, a chegada de inúmeras novas ferramentas, tecnologias, plataformas, soluções e mídias, somado a valorização do profissional responsável pelo marketing político nas campanhas eleitorais, prejudicaram ainda mais essa percepção, que além de impressiva, ficou confusa.
Em muito pouco tempo, os profissionais dessa área começaram a ser tratados como MARQUETEIROS num sentido pejorativo. Nesse exato momento, algumas das lideranças do marketing do Brasil, sob iniciativa e liderança de FRANCISCO MADIA, decidiram reagir e sair em defesa do fortalecimento, valorização, adoção das melhores práticas, e compreensão e entendimento do verdadeiro MARKETING.
A ideia, referindo-se ao que acontecera 500 anos antes durante o renascimento, foi a de trazer de volta a criação de ACADEMIAS, onde se reúnem todos os integrantes e elos de uma determinada cadeia econômica, no sentido de seu aprimoramento e disseminação de seus melhores conhecimentos e práticas.
PILARES DA ABRAMARK
Hoje, e ao completar seus primeiros 20 anos, com uma folha inestimável de trabalhos realizados, a ABRAMARK reitera seus compromissos essenciais:
MISSÃO – Identificar, selecionar e organizar as melhores práticas e conceitos do marketing, e disseminá-los com qualidade no ambiente empresarial brasileiro. E, ao mesmo tempo, resgatando e construindo toda a história do marketing em nosso país, e onde chega a partir dos anos 1960. Assim como a contribuição única e inestimável de seus pioneiros, principais praticantes, e, construtores: Acadêmicos e integrantes do Hall da Fama.
VISÃO – Agregar o máximo de competitividade às empresas em atuação no Brasil, muito especialmente na capacitação e fortalecimento das pequenas e médias, assim como dos empreendedores individuais, tendo como objetivo derradeiro a construção de um verdadeiro, moderno, melhor, muito melhor, socialmente mais justo e inclusivo Brasil.
COMPROMISSO – A ABRAMARK – Academia Brasileira de Marketing – reconhece e apoia todas as iniciativas das diferentes associações de cada um dos setores e ferramentas do marketing, colocando-se sempre e permanentemente em defesa da totalidade da cadeia de valor do marketing, razão maior de sua criação e existência.
Assim como submete-se às leis do país, a todos os códigos e regulamentos em vigor, de forma especial ao Código de Defesa do Consumidor, e, por último, mas não em último lugar, aos princípios universalmente consagrados de Honestidade, Integridade, Verdade e Privacidade a que todas as pessoas têm direito.
PATRONO – Por escolha e aclamação de todos os primeiros Acadêmicos eleitos, decidiu-se eleger PETER FERDINAND DRUCKER, criador da administração moderna e de sua ideologia o MARKETING, como PATRONO DA ABRAMARK. Esse convite e anúncio foi feito ao mestre em sua casa, em CLERMONT, CALIFORNIA, USA, que emocionado e feliz aceitou e agradeceu, partindo alguns meses depois, mas deixando um legado excepcional de conhecimento e de humanidade.
Ele PETER FERDINAND DRUCKER, repetindo e reiterando, o criador da Administração Moderna, e, de sua ideologia, o MARKETING.
OS PRÓXIMOS 20 ANOS
A partir deste ano, e olhando para mais duas décadas a frente, a ABRAMARK pretende desenvolver uma série de novas realizações e iniciativas tendo como objetivo a disseminação do melhor conhecimento e práticas de marketing em nosso país, fortalecendo empresas, empresários, e empreendedores individuais em todas as suas iniciativas e realizações, como o Marketing Best, hoje em sua 33ª edição, que é a primeira colab no Brasil em Premiação de Marketing através da união de duas das principais instituições do Marketing – o Propmark e a Abramark –.
A primeira dessas iniciativas é a elaboração do novo portal, que valoriza os conteúdos e principalmente integrantes da ABRAMARK, desenvolvido pela ECOMMERCE CAMP através do seu Presidente, Roberto Calderon. Em seu novo portal, a ABRAMARK dará início a construção do maior ecossistema de marketing do Brasil, valorizando seus investidores, empreendedores, profissionais, apoiadores e simpatizantes.
E a segunda, uma nova identidade visual elaborada pelo Paschoal Fabra Neto (integrante do Hall da Fama) e o Marcelo Carlini “Catchola” da agência F&Q Brasil.
A partir dessas mudanças estruturais, também dará início a uma série de novas atividades, e que passam por novos conteúdos, processos de certificação, realização de eventos e premiações, mentorias e educação, sempre através do modelo de parceria para a viabilização das unidades de negócio da ABRAMARK.
Hoje, celebrando seus 20 anos, a Academia Brasileira de Marketing já conta com 7 parceiros de negócio: DINAMIZE – Automação de Marketing; ECOMMERCE CAMP – Site e Ecommerce; EQUALWEB – Acessibilidade Digital; EXECUTION – Agência de Publicidade; MARKETING FUTURE TODAY e MFT STUDIOS – Estúdio para Gravações de Conteúdo; W/ON – Marketing e Produção Digital e a ZICARD DIGITAL BUSINESS AGENCY – Customer Data Marketing.
Neste momento, a Abramark também está realizando um ROADSHOW para captação de investidores com foco no crescimento e expansão do negócio.