Da esquerda para a direita: Caio Montanari, André de Souza, Mariana Lacoleta e Marcos Boca Ceravolo
Movimento estratégico combina pioneirismo em inteligência artificial com excelência técnica em pós-produção para oferecer ao mercado soluções de ponta a ponta em publicidade, entretenimento e projetos especiais
Com o mercado brasileiro de inteligência artificial projetado para crescer exponencialmente nos próximos anos, a AIR — primeira produtora criativa do país especializada em IA generativa — e a Átomo — referência em pós-produção audiovisual — anunciam sua fusão para criar a produtora AIR Átomo, que nasce para atender à demanda crescente por soluções criativas audiovisuais que unem tecnologia, storytelling, excelência técnica e estética de ponta a ponta, ou seja, da concepção à finalização.
A nova produtora terá atuação em publicidade com filmes, campanhas e ativações híbridas (IA + live action); em entretenimento, com conteúdos originais e projetos proprietários com recursos de IA; e projetos de tecnologia e experiência com soluções interativas, branded content e experimentos visuais. Além disso, mantém serviços especializados para o mercado, como pós-produção high-end (finalização), 3D, animação e VFX (efeitos visuais), agora potencializados pela integração com a IA generativa.
“A história da parceria é recente, mas se consolidou com naturalidade e rapidez pelo potencial do mercado”, afirma Caio Montanari, sócio e Co-CCO da Air Átomo.
Em 2024, Caio Montanari e Marcos “Boca” Ceravolo – mais conhecidos como Nylon – fundaram a AIR, que rapidamente ganhou destaque com projetos pioneiros, 100% IA ou híbridos (live action + IA), para marcas como Samsung, Vivo, Sprite, Everest, Unilever e Betnacional. Paralelamente, a Átomo, fundada por Montanari, consolidou-se como parceira estratégica da AIR ao oferecer expertise em pós-produção, VFX e composição. A fusão entre as duas era, portanto, um passo natural: além de ampliar o escopo de atuação, a união garante autossuficiência operacional e capacidade de entregar projetos de alta complexidade de ponta a ponta, integrando direção criativa, tecnologia, IA generativa e pós-produção de alto nível.
“Essa movimentação amplia a capacidade produtiva da empresa, permitindo um aumento significativo no volume e na complexidade dos projetos, além da expansão para novos segmentos. A meta é posicionar a produtora como líder em projetos criativos com IA no Brasil, explorando o potencial da tecnologia para transformar narrativas e experiências de marca”, afirma Caio.
Com a fusão, a Air Átomo passa a ter Caio Montanari e Marcos Boca Ceravolo como Co-CCOs, Andre de Souza como CTO, Mariana Lacoleta na gestão executiva e Luciana Mattar e DLKTSN como parte societária. Além da liderança, a nova estrutura conta com uma equipe de profissionais de alta expertise em direção, criação, tecnologia, 3D, animação, VFX e gestão de projetos.
O uso de IA generativa no audiovisual tem crescido exponencialmente, transformando processos de criação, produção e pós-produção. Segundo dados da consultoria PwC, a inteligência artificial pode adicionar até US$ 15,7 trilhões à economia global até 2030, com impactos diretos na indústria criativa. Na prática, a tecnologia potencializa o trabalho criativo, mas exige um refinamento técnico rigoroso na etapa de pós-produção — algo que a nova produtora domina em todas as etapas de execução.
Segundo Marcos Boca Ceravolo, sócio e Co-CCO da Air Átomo, o investimento em ferramentas de IA no setor de marketing brasileiro deve crescer mais de 25% ao ano até 2027, segundo a IDC (International Data Corporation). “Estamos diante de uma revolução criativa. A fusão nos permite explorar o potencial máximo da inteligência artificial, sem abrir mão do olhar humano que transforma ideias em experiências marcantes. Queremos ser a ponte entre tecnologia e emoção, criando narrativas que surpreendam, envolvam e fiquem na memória do público”, finaliza.