Créditos: Breno da matta
Dados Nielsen e Kantar confirmam: Amarula é Top of Mind no Brasil e aposta na Geração Z para continuar crescendo
Presente em mais de 100 países e reconhecida mundialmente como o segundo licor cremoso mais consumido, Amarula celebra 30 anos no Brasil consolidando-se como referência de sabor, qualidade e conexão entre gerações. Ao longo dessas três décadas, a marca não apenas moldou a categoria de licores no país, como também se tornou sinônimo dela.
Segundo pesquisa realizada em novembro de 2024 pela Kantar, Amarula é a marca mais lembrada pelos consumidores brasileiros de licor, ocupando a posição de Top of Mind da categoria. O mesmo estudo, que avalia a força da marca na mente e no coração dos consumidores a partir de três pilares – presença, relevância e diferenciação –, destacou o Brasil como o país onde Amarula possui sua maior força de marca no mundo.
Esse reconhecimento se reflete também nos resultados de mercado: De acordo com a Nielsen (junho/2025), Amarula é o licor cremoso mais consumido pelos brasileiros, com 15% de market share no canal moderno nacional. A liderança da marca é isolada: ainda de acordo com o levantamento, Amarula detém quatro vezes mais participação de mercado do que seu principal concorrente global histórico, além de superar, em volume, a soma de duas das principais marcas locais emergentes.
Mesmo diante de mudanças no consumo e do impacto da pandemia, Amarula manteve uma trajetória de crescimento consistente: entre 2019 e 2024, registrou alta de 44% em volume no Brasil, segundo dados da consultoria internacional IWSR. O Brasil, assim, consolida-se como um dos motores globais de crescimento da marca.
A inovação teve papel crucial nessa performance. Em apenas cinco anos, Amarula expandiu seu portfólio de um para seis sabores disponíveis no Brasil. Hoje, as extensões de linha representam 30% do volume da marca no país – a maior performance entre todos os mercados onde a marca está presente. “O Brasil é o maior mercado para Amarula fora da África, nossa região de origem. Estamos orgulhosos de liderar a categoria no país há 30 anos e, agora sob a gestão do Grupo Heineken, temos um plano robusto de crescimento, com investimentos de marketing dobrados em 2025, com o objetivo de crescer 13% em volume comparado ao ano anterior.”, afirma Gustavo Zerbini, Head Americas da Heineken Beverages International.
Para 2025, Amarula reforça sua conexão com novas gerações por meio de campanhas com propósito, parcerias com influenciadores e ativações em eventos de média e alta energia. O objetivo é ampliar a experimentação, fortalecer vínculos emocionais que atravessam gerações, aproximando-se da Geração Z, público que vem impulsionando a retomada e o crescimento da categoria de licores.
Amarula ativa campanha “Coração de Elefante” e conecta propósito
Esse esforço já está em andamento: a campanha “Coração de Elefante” reforça propósito, raízes e compromisso socioambiental da marca. A expectativa é que a ação contribua para um crescimento de vendas acima de 20% no período. Além das intervenções urbanas, a campanha terá desdobramentos no ponto de venda e no e-commerce. Entre agosto e setembro, a cada garrafa vendida nas redes Carrefour, GPA e na Amazon, R$ 10 serão revertidos ao Santuário, apoiando a infraestrutura e os cuidados com os animais.
Com três décadas de presença no Brasil, Amarula reafirma sua trajetória de liderança e se projeta para o futuro como uma marca que equilibra tradição, propósito e inovação, pronta para continuar conquistando o paladar de diferentes gerações.