Na última semana, a primeira ponte 3D do mundo foi inaugurada em Amsterdã, na Holanda. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Estruturas de Aço do Imperial College London e administrada pela holandesa MX3D, empresa especializada em impressão tridimensional.
A ponte 3D vai muito além de uma passagem para pedestres, a construção também será um laboratório vivo para pesquisadores. Ela servirá de exemplo para futuras obras arquitetônicas que podem ser realizadas no futuro com a técnica de impressão.
Segundo a Faculdade Imperial de Londres, que ficará encarregada de analisar as informações armazenadas, o objetivo é avaliar a saúde da ponte em tempo real, identificando eventuais quedas no grau de estabilidade ou resistência.
Ao todo, a ponte tem 12 metros de comprimento e pesa 4,9 toneladas. Ela foi construída por quatro robôs industriais que utilizaram tochas de soldagem para cada camada impressa da passagem. A impressão levou seis meses para ser concluída.
A estrutura está localizada no canal Oudezijds Achterburgwal no Distrito da Luz Vermelha de Amsterdã e já está aberta para pedestres e ciclistas.
A inauguração da ponte é um grande marco, visto que nunca houve uma estrutura de metal impressa em 3D que fosse capaz de lidar com tráfego de pedestres.
“Uma estrutura de metal impressa em 3D, grande e forte o suficiente para sustentar o tráfego de pedestres, nunca foi construída antes”, disse o professor Leroy Gardner, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade Imperial. “Nós testamos e simulamos essa estrutura e seus componentes durante todo o processo de impressão e, uma vez completada, é fantástico vê-la aberta ao público”.