Apesar de Millenials estarem mais empolgados em relação aos seus negócios, líderes de PMEs da Geração X têm maior expectativa de crescimento para 2025, aponta estudo

Pesquisa ‘Cabeça de Dono’, realizada pelo Itaú Empresas com o Instituto Locomotiva, mostra ainda que os empreendedores que têm entre 41 e 60 anos têm uma tendência maior em assumirem sozinhos as decisões de ao menos uma área de suas empresas 

A maioria dos líderes das pequenas e médias empresas (PMEs) do Brasil têm a intenção de expandir seu negócio em 2025. Mas os da geração X, entretanto, estão mais otimistas quando comparados àqueles da geração Y: 62% dos empresários da geração X estão se preparando para crescer, enquanto 54% dos millenials pensam o mesmo. Apesar disso, são os líderes de 30 a 40 anos os mais esperançosos (78%) e empolgados (72%) em relação ao seu negócio. Já entre os empreendedores com idade entre 41 e 60 anos, os sentimentos de esperança é apontado por 73%, e a empolgação por 66% dos entrevistados. Esses são alguns dos resultados da “Cabeça de Dono” do Itaú Empresas, realizada pelo Instituto Locomotiva em parceira com o Itaú Empresas.
 

Em geral, quase todos os empreendedores que participaram da pesquisa possuem um perfil multitarefa, participando diretamente não só da gestão, mas também da execução operacional de uma ou mais áreas. No entanto, líderes da geração X têm uma tendência maior a assumirem sozinhos as decisões de uma ou mais áreas, chegando a 41% dos entrevistados, contra 33% dos millenials.
 

Apesar da diferença de idade, eles têm em comum o desafio de conseguir lidar com o cenário externo e competitivo, além do tempo para focar em inovação e gestão financeira, uma vez que estão constantemente tentando ‘equilibrar os pratos para não deixar nada cair’. E, embora interessados, não têm conseguido buscar por uma especialização ou por ajuda em redes de apoio – o que pode restringir seu crescimento.
 

“Apesar de todos os desafios enfrentados, essas gerações se complementam e trazem contribuições valiosas para o mundo dos negócios. Os resultados em parte refletem a visão de mundo e experiências de cada uma delas, mas compreender as diferenças entre elas é fundamental para criar um ambiente mais colaborativo e produtivo. Uma vez que essas características sejam levadas em conta e esses empresários tenham um apoio especializado, a perspectiva de crescimento das PMEs poderia ser ainda maior, mais assertiva e sustentável”, contextualiza Antonio Rafael Souza, diretor estratégia para PMEs do Itaú Unibanco.
 
A pesquisa inédita ouviu 1001 homens e mulheres líderes de pequenas e médias empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões, nas cinco regiões do Brasil*. Ela traz um panorama sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas PMEs, com o objetivo de jogar luz a um segmento tão importante para a economia. Isso porque as PMEs são responsáveis por 30% do PIB e geram 50% dos empregos ativos**, impactando potencialmente mais de 80 milhões de brasileiros.
 

Desafios para o negócio  

Entre os desafios pesquisados, cerca de 90% das duas gerações relatam alguma ou muita dificuldade em lidar com cenário externo, crescimento e inovação, e gestão financeira. Quando questionados sobre quais temas consideram ter muita dificuldade, as diferenças ficam mais perceptíveis: 42% dos Millenials relatam que lidar com questões externas ao negócio (como crises econômicas e flutuações de mercado) é muito desafiador, enquanto na geração X esse índice chega a 37%. Enfrentar a concorrência também aparece como grande dificuldade para mais millenials (32%, contra 27% da geração X). Já desenvolver estratégias eficazes de marketing e vendas é muito difícil para 18% dos Millenials, ante 12% dos líderes da geração mais velha; por fim, 23% dos empresários entre 30 e 40 anos têm mais dificuldade em controlar despesas e cortar custos frente a 16% da geração X.
 

“A pesquisa revela ainda outras demandas que, caso fossem endereçadas de forma estratégica – com um apoio externo ou de especialistas, por exemplo – poderiam fortalecer os negócios e seus donos. Foi com isso em mente que estruturamos o Itaú Empresas nos últimos anos. Acreditamos neste diferencial: oferecer um olhar de planejamento estratégico e assessoria nos temas mais importantes – atuando como um time estendido de cada empresa – pode atenuar o peso da tomada de decisão e liberar o tempo dos empreendedores para que eles foquem no que é mais importante, criando um círculo virtuoso de prosperidade para o segmento e o país”, conclui o diretor do Itaú Unibanco.
 

Impacto nas vidas e rotina  

O estudo “Cabeça de Dono” avaliou também como os pequenos e médios empresários das duas gerações sentem-se em relação à rotina de trabalho e como isso afeta suas vidas – em geral, algo mais presente entre os entrevistados entre 41 e 60 anos. Para 64% dos líderes da geração X, ter mais tempo com a família e tocar o negócio é um grande desafio; entre os millenials, esse índice é de 58%. A geração X também é a que relata mais problemas de saúde relacionados à rotina de trabalho, atingindo 54%, contra 45% dos millenials. São também os que se sentem mais cansados (51%) e sobrecarregados (48%) em comparação com à geração mais jovem (45% e 41%, respectivamente).

 

Para acessar a pesquisa na íntegra clique aqui: link
 

“Apesar de ambas as gerações se destacarem por seus pontos fortes à frente de suas empresas, a barreira geracional pode ser desafiadora, pois precisam estar constantemente atualizados e evoluindo. Porém, por se dedicarem de forma mais intensa, esses empreendedores acabam consumidos pela falta de tempo – que os limita a crescer e ter mais equilíbrio em suas vidas. Daí a importância de unir forças e trabalhar junto, buscando apoiá-los a traçar estratégias efetivas e com soluções integradas às suas necessidades específicas, onde mais precisam conforme avançam e evoluem seus negócios”, conclui o diretor do Itaú Unibanco.

 

*Pesquisa qualitativa e quantitativa nacional com uma amostra de 1001 entrevistas com proprietários de empresas com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 50 milhões, realizada entre os dias 4 de julho e 16 de agosto de 2024.  

**Dados Sebrae 

Pesquisa

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