Agência reformula estrutura para fortalecer a sinergia entre dados, criatividade e tecnologia, acompanhando as transformações do mercado
A Fbiz entra em uma nova fase após a fusão com a Mirum – anunciada em dezembro –, consolidando uma operação que une expertise digital, inteligência de dados e criatividade integrada. Sob a liderança da CEO Paula Puppi, a agência reforça sua cultura de conexão entre áreas, talentos, clientes e parceiros, garantindo assim uma adaptação contínua às transformações do mercado.
“A decisão de integrar Fbiz e Mirum se baseou em dois pilares: a similaridade cultural entre as empresas e a complementaridade de suas soluções”, explica Paula Puppi. “Estamos construindo uma agência onde a cultura lidera a operação. Acreditamos que, com uma cultura forte e conectada, conseguimos atravessar as mudanças do setor sem perder nossa essência e relevância.”
Na nova Fbiz, conexão é cultura, algoritmos são um playground, dados são matéria-prima, a criatividade é democrática e a nova estrutura reflete essa visão – por exemplo, a área de Criatividade Integrada une Criação, Conteúdo, Produção e canais orgânicos, possibilitando um fluxo contínuo e colaborativo entre disciplinas que antes operavam de forma isolada. “Não falamos mais em áreas separadas para criação e conteúdo. Hoje, boas ideias podem surgir de qualquer lugar, seja da mídia, da estratégia ou até do próprio cliente”, destaca Paula.
A área é liderada por Filipe Matiazi e Carla Cancellara, VPs de Criação que se complementam como dupla – ele com background em direção de arte e ela com origem de redatora. Ex-Mirum, Matiazi tem reconhecimento em festivais como Cannes Lions, One Show, Clio e El Ojo, além de ter sido eleito Profissional de Publicidade do Ano pelo Colunistas Sul no Brasil. Foi jurado mais de uma vez no El Ojo, NY Festivals e Smarties. Trabalhou com marcas como Snickers, SKY, Itaú, Paramount+, Pedigree e M&Ms. Carla já estava na Fbiz e é Copresidente do Clube de Criação Brasil e foi eleita Next Generation Creative Leader pela DDB, seu trabalho foi premiado em festivais como Cannes Lions, ADC, Effie e The One Show. Já foi jurada em premiações como Clio, Effie, NY Festivals, TikTok Ad Awards e Profissionais do Ano. Ela já passou pela Wieden+Kennedy, Leo Burnett, DM9DDB e Artplan, atendendo clientes como Google, McDonald’s e Unilever. Sob o mesmo guarda-chuva da área está o departamento de conteúdo, ainda mais integrado à criatividade: Vanessa Vieira veio da Mirum para ser a nova Diretora de Conteúdo da Fbiz. Ela traz sua expertise em estratégias para grandes marcas, como M&M’s, Snickers, Volvo, Pedigree, Nestlé e O Boticário. Tem foco em planejamento criativo com real geração de resultados. Possui vasta experiência em liderar times para potencializar a produção de conteúdo das marcas, usando dados como base para gerar conexões genuínas com a comunidade.
Já a área de Estratégia da Fbiz, agora fortalecida com um time robusto de Dados e BI oriundo da Mirum, terá a missão de ser a tradutora oficial de dados para insights estratégicos e criativos. “Usamos dados como matéria-prima para impulsionar ideias que geram impacto real para marcas e consumidores”, explica a CEO.
Contratado para liderar esta área, como VP de Estratégia, Eduardo Cabral deixou a WMcCann e chega com uma bagagem de 14 anos de experiência. Também teve expressivas passagens em agências como Africa, Ogilvy e SunsetDDB, ocupando posições de liderança, gestão de grandes equipes e projetos de comunicação mercadológica e de negócios – nesta trajetória, ele atendeu marcas como Chevrolet, Itaú, Fiat, Jeep, Mastercard, Citibank, Volvo, Lindt, ARNO, ASUS, Petrobrás, DIA%, Burger King, Magazine Luiza, Claro, Frooty, Rede Giraffas, CUFA, CVV e GRAACC.
Na área de negócios e atendimento, Cris Pereira Heal lidera como VP de Negócios. Com mais de 25 anos de experiência em agências renomadas como Almap BBDO, JWT (WPP), DM9DDB, FCB Brasil e Wieden+Kennedy, ela trabalhou com grandes marcas, incluindo VISA, Ambev, Banco BV, MRV, Unilever e Nestlé. Indicada ao prêmio Caboré em 2018, Cris também se destacou ao tornar-se a primeira mulher a presidir o Grupo de Atendimento e Negócios.
Somando forças à equipe liderada por Cris, Andressa Sucodolski, que anteriormente atuava na Mirum, assume o cargo de Diretora de Negócios e passa a integrar o board da agência. Andressa traz consigo uma sólida experiência na gestão de grandes contas digitais, como SKY, Arezzo&Co, Volvo, Tegra e ELO, contribuindo para fortalecer ainda mais a equipe.
Em relação à gestão de Mídia, toda a operação da Fbiz foi exportada para a WMS, incluindo o time que atuava na Mirum. Isso permite à agência ter uma estrutura ainda mais robusta com o maior grupo de mídia do mundo e conectada com o ecossistema global da WPP. André Simões, como VP de Mídia, e Camila Vaz, como Diretora de Mídia, lideram a área dedicada à Fbiz, combinando expertise em digital, performance e estratégia.
Camila atua há 17 anos no mercado, com passagem por contas como Tegra, Arezzo&Co, Pernod Ricard e Warner. Simões, com mais de 20 anos de experiência em agências como WMcCann e Ogilvy, atendeu marcas como L’Oréal, Coca-Cola e Mondelez.
Completam o novo board, Edivaldo Carvalho, como CFO, Patricia Rogoski, ex-Mirum, como Diretora de Operações, e Caroline Mariano, como Diretora de Cultura & Pessoas, que também desempenharam um papel fundamental nesse processo de transformação, fortalecendo a cultura da Fbiz garantindo um ambiente de colaboração e excelência.
A nova agência já nasce com um portfólio robusto, atendendo clientes como como Jeep, RAM, Visa, Warner, Google Cloud, Arezzo, Schutz, Vans, Snickers®, M&M’s® Pedigree®, Whiskas®, Optimum®, Dreamies®, Sheba®, Apsen, A.C. Camargo Cancer Center, TOTVS, Melitta, Magalu, TEGRA, Abbott, Cenoura & Bronze, Bioritmo, Smart Fit e Pearson (Wizard e Yazigi).
Com bases principais em São Paulo e Curitiba, além de profissionais espalhados por várias outras cidades, ampliando a presença e a capacidade de atuação da Fbiz, a agência conta com 240 pessoas colaboradoras.
Em São Paulo, a Fbiz fica na Rua João Moura, 1144. Já em Curitiba, está na Rua General Mario Tourinho, 1746 – Sala 301 – 3º andar – Condomínio Barigui Business Center.