Avon investe em Centro de Inovação Global no Brasil

A partir do segundo semestre de 2023, as operações globais de pesquisa e inovação de produtos da Avon, em categorias-chave, serão estabelecidas no Brasil, maior mercado da companhia. As instalações serão integradas ao Centro de Inovação da Natura — um dos maiores e mais avançados parques tecnológicos da América Latina.

O projeto explora sinergias ao criar o Centro de Excelência de Pesquisa Avançada de Pele, assim como o de Fragrâncias, combinando toda a tecnologia de ponta que a Natura possui em Cajamar com o conhecimento desenvolvido ao longo dos 137 anos da Avon. Além disso, todo o desenvolvimento de Fragrâncias, Corpo e Cuidados Pessoais também passará a ser desenvolvido globalmente nos novos laboratórios. O objetivo é aprimorar ainda mais a capacidade científica da Avon, não somente pela maior colaboração e compartilhamento de conhecimento e tecnologia entre as marcas que constituem o grupo Natura &Co, mas também pela localização ser uma região estratégica para a companhia. O país possui a maior diversidade étnico-racial e geográfica do planeta — características fundamentais para expandir as possibilidades de inovação em cosméticos que serão comercializados em todos os continentes.

Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil. Crédito: Paulo Vitale

“O Brasil é a maior operação da Avon no mundo e um dos mais importantes mercados para a marca. Então, de forma estratégica, estamos principalmente investindo na aproximação de P&D regionalmente, e ao mesmo tempo promovendo maior sinergia entre times, reforçando nosso objetivo de democratizar a beleza por meio da inovação que se tornará ainda mais precisa e relevante, uma vez que estaremos perto das consumidoras e representantes”, diz Daniel Silveira, presidente da Avon no Brasil. “Além disso, estamos otimizando a infraestrutura de ponta já existente na Natura em Cajamar, aumentando assim a harmonia entre as marcas, potencializando os conhecimentos e as tecnologias dominantes, para que possamos nos tornar cada vez mais fortes e competitivos no mercado”, complementa.

“Nossos produtos são líderes nos setores de maquiagem e cuidados com a pele em um mercado altamente disputado. Com a criação desses novos times no Brasil, estaremos mais próximos de um de nossos setores chave e poderemos proporcionar as nossas representantes de beleza produtos ainda mais relevantes para suas necessidades. A mudança também irá promover a troca de experiências entre os times de especialistas da Avon e da Natura, aperfeiçoando os processos para que sigam dinâmicos e ampliando os potenciais criativos e de inovação, ao mesmo tempo mantendo a identidade distinta de cada uma das marcas”, afirma Louise Scott, Head of Avon R&D e Sustainability.

As novas operações

Todo o desenvolvimento global de fragrâncias e produtos voltados para cuidados pessoais será realizado no novo Centro de Inovação no Brasil, unindo os mais de 100 anos de conhecimento em desenvolvimento de cosméticos da companhia à expertise da Casa de Perfumaria da Natura já operante em Cajamar. A expectativa é ampliar benefícios, performance e qualidade em tecnologias de pele e olfativas, com uma capacidade e potencial de desenvolvimento de mais de 80 fórmulas por ano nessas categorias para todo o mundo e mais de 30 formulações específicas para América Latina.

“Natura e Avon possuem processos de inovação distintos, mas que se complementam. Por isso, para que ambas possam atender aos seus mercados com ainda mais potência, vamos investir na sinergia de conhecimentos e estratégias entre as equipes, otimizando equipamentos e aproveitando o melhor do que cada marca tem a oferecer em termos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que mantemos a autonomia e as particularidades — como públicos-alvo e propostas de valor para consumidores — das companhias e seus times”, explica Daniel.

Uma das novidades é a implementação do polo Skin Research, grupo multidisciplinar focado em fortalecer o trabalho de P&D da companhia que, juntamente com as tecnologias em pesquisa de pele já utilizadas no Centro de Inovação da Natura, como a metodologia Human-on-a-chip, que simula em laboratório o funcionamento do organismo humano para avaliação da segurança de ingredientes ou produtos, contribuirá com novos ingredientes, abordagens e mecanismos para tratamento da derme e de sinais de envelhecimento. O objetivo é continuar a desenvolver ciência do mais alto nível, alinhadas às principais tendências dermatológicas, com eficácia comprovada clinicamente. Um dos equipamentos utilizados será o PCR Multiplex, que avalia simultaneamente a atividade de centenas de amostras e são capazes de estimular a pele, trazendo maior agilidade no desenvolvimento de produtos, tecnologias e ativos inovadores.

Outro equipamento que será transferido para o Brasil é a Mesa de Transporte, que simula e avalia como os produtos são conduzidos até o consumidor e Representantes de Beleza Avon, garantindo que a qualidade se mantenha a mesma de ponta a ponta, desde o momento de saída da fábrica até a chegada na casa do consumidor, suportando diferentes temperaturas e pressões de ambiente, por exemplo.

Além disso, o novo centro abrigará o maior polo de inovação no desenvolvimento de embalagens da Avon no mundo. Serão 18 profissionais 100% dedicados à concepção de embalagens utilizando recursos de ponta como impressoras 3D de última geração e os simuladores de transporte.

#Abramark, #Avon

Compartilhe:

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

MARKETING TALKS

Uma Sala de Estratégia Virtual com os Maiores Nomes do Mercado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore