Sob criação da agência Africa Creative, Azul transforma o posicionamento institucional em celebração de verão com ação nacional
A Azul acaba de lançar sua nova campanha nacional de alta temporada “O Céu do Verão é Azul”, desenvolvida em parceria com a agência Africa Creative. Considerada a principal ação comercial do ano para a companhia, a iniciativa tem como foco a venda de passagens para diversos destinos no país e ganha ainda mais relevância com a expansão inédita da malha aérea da Azul, em Congonhas, até o feriado de Carnaval. Pela primeira vez, a Companhia converterá 45% de seus voos programados para o aeródromo, originalmente voltados ao público corporativo, em operações sazonais de lazer, para atender a demanda nessa época do ano. Com isso, a Azul oferecerá cerca de 950 voos extras e de 130 mil assentos de/para Congonhas entre 13 de dezembro de 2025 e 18 de fevereiro de 2026.
A campanha é uma nova interpretação do slogan da companhia (o Céu do Brasil é Azul), levando essa brasilidade para a estação mais vibrante do calendário, quando o céu do Brasil se torna ainda mais Azul, época ideal para viajar e viver novas experiências em família ou com amigos. Com veiculação prevista para todo o Brasil, até fevereiro do próximo ano, as peças publicitárias que irão traduzir esse conceito remetem a um diário de memórias, com tipografia inspirada nos traços pessoais dos brasileiros.
Ao percorrer diferentes cenários do Brasil, destacando suas cores e paisagens mais marcantes, a narrativa apresenta os destinos e mostra pessoas interagindo e revelando suas expressões pessoais, como se cada gesto refletisse as lembranças de um verão em construção. A trilha sonora, com referências à MPB e desenvolvida para esta produção, é uma adaptação do jingle principal da marca, e incorpora a leveza, o ritmo, o clima festivo e a energia típicos dessa época do ano.
“Queremos aproveitar uma época do ano tão procurada para viagens de lazer e reforçar o nosso posicionamento de marca, como a companhia que mais conhece, conecta e desenvolve o país. A adaptação do nosso slogan para a alta temporada convida os brasileiros a explorarem os destinos onde o céu é bem Azul nessa época do ano – e às vezes o ano inteiro, como as cidades nordestinas, por exemplo, e outros lugares que ainda precisam e merecem ser explorados e só podem ser acessados com os nossos voos”, explica Jason Ward, vice-presidente de Marketing e Pessoas da Azul.
“Mais do que vender passagens, queremos convidar os brasileiros a viverem experiências no verão que só a Azul pode proporcionar. A campanha traduz esse momento de conexão emocional com a estação mais vibrante do ano, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso em oferecer ainda mais possibilidades de viagem. É uma celebração da nossa conexão com a brasilidade e com as histórias que cada cliente constrói ao voar Azul”, afirma Verônica Gordilho, co-COO da Africa Creative.
Para ampliar seu alcance, a campanha terá presença multiplataforma, por meio de uma estratégia de divulgação integrada, com veiculações em TV aberta (Globo, Record, Band e SBT), TV por assinatura, rádio e revistas; além de forte presença digital em plataformas como Meta, TikTok, YouTube e Spotify. A estratégia também inclui exibição na Netflix e uma frente de mídia exterior, com OOH em ruas e aeroportos de todo o Brasil.
Ficha Técnica
ALTA TEMPORADA | O CÉU DO VERÃO É AZUL
CRIAÇÃO por AFRICA CREATIVE
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Angerson Vieira.
Diretores de Criação: Eduardo Ferraz e Milena Zindeluk
Criação: Isabela Gómez e Rodrigo Passos.
Content: Marcela Calura.
Talents: Fernando Alonso, Bruna Cicolino, Andres Nunes.
Co- COO: Verônica Gordilho Araújo
Head Atendimento: Tatiana Chiari.
Atendimento: Antonio Melo, Rebeca Santiago, Leonardo Ferreira.
Mídia: Tony Arbex, Caio Augusto, Marlon Pereira, Gabriela Kley.
CSO: Ana Paula Kuroki
Head de Estratégia: Anne Corbucci, Bárbara Bernandes.
Planejamento: Victoria Franco.
RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathalia Ribas, Débora Souza.
Produção: LOUD+
Direção musical: Janecy Nascimento e Gustavo Garbato
Atendimento: Priscila Miranda, Gabi Takan, Lucas Milan e Juliana Pontes
Produção: Felipe Kim, Hugo Mariutti, Henrique Guimarães, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix.
Finalização: Pedro Cortez, Rodrigo Tedesco e Pedro Turcão.
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches, Laura Mendes e Letícia Brito
Estudio de ilustração & tipografia: Motorniveo
Produtora: Recôncavo Company
Diretor: Nixon Freire
Direção Criativa: Eduardo Sá
Produção Executiva: Nixon Freire
Coordenação executivo: Nalva Lima
Atendimento: Marina Loducca
Diretor de Fotografia: Nixon Freire
1 AD: Bice Costa
2 SD: Nathalia Salani
Diretor de Produção: Nil Souza e Fernando Leite
Produtora: Gabriela Viviani e Rachel Carmo
Assistente de Produção: Thais Aguiar
Platô: Guto /Rodrigo Bandeira Melo / Rodriguinho Dias /Maurício Dias / DIEGO TEIXEIRA /Alan Reis / Luanderson Ferreira / EMERSON DA PAIXÃO
Contra-regra: Felipe Matos dos Santos Cipriani / Nahuel de Renzo
Produtor de Elenco: Daniela Albernaz Mercadante / Bruna Palma
Produtora de Figuração: Thalita Murad / Bruna Palma
Fiscal de Figuração: Erlania Maria dos Santos
1º Ass. Câmera: Adinan Feijó Lopes
2º Ass. Câmera: Guilherme de Souza Silva
Video Assist: Raul Martins Bittencourt
Logger: Rodrigo Belati
Som Direto: Thiago Leitão
Drone: JEORGE MARTINS
Direção de Arte: Ana Carolina Proença Montagnana
Ajudante de Objeto: Cassio Luiz Zambotto Filho
Figurinista: Nicole Nativa
Ass de figurino:Chandler Alves
Ass de Figurino: Renato Cardoso
Maquiadora: Paty Monaco / Erik Santos Morais
Ass. Maquiagem: Tati Chaves / Ravana Kelly Pereira de Jesus Andrade
Gaffer: Denis Magalhães Peres
Chefe de Elétrica: Tatuzinho
2º Ass. Elétrica: Bruno Ferreira / Marta Oliveira Lima Estrela / Renan Costa Santana /Netão/ Luis Antônio Oliveira Lima
Chefe de maquinária: Geny Pinto
1º Ass Maquinária: Rui Araújo /Carlos Alberto Gonçalves da Silva
2º ASs de Maquinaria: Edson Estrela/Alisson Dias/Gilmara/Fernanda
Catering: Lu & Quel Alimentação
TRANSPORTE:
Carro Figurino: Rocha
Doblo Produção: Felipe Panice
Van de Camera: ARM TRANSPORTES
Van de Camera: Roberto de Moura Porfirio
Caminhão de Elétrica: André Luiz Silva Barbosa
Caminhão de Produção: Douglas Ricardo Sacon
Motorista Direção: Ney Batista da Silva
Vans de Equipe: JR Transportes
Doblô Táxi – Marco – GM Transportes Audiovisual
“
FORNECEDORES:
Câmera : R CAMERA / IGLULOC
Gerador: PJ
Consumo/Infra: Casa do Produtor / ARTFILMS
ELENCO
Elenco: André Luiz de Faria Rocha
Elenco: Victoria Matos Reis de Souza
Elenco: Janaína Peres Silva
Elenco: Willie Pissinini
Elenco : Heloisa de Aquino Baumarchi
Figuração: Adriana Cristina dos Santos Guedes
Figuração: Brunna Fatima de Araujo Nunes
Figuração: Camile Stein
Figuração: Ivan Ferreira de Franca
Figuração: Jessica Dos Santos Fernandes
Figuração: Mirian de Oliveira e Nunes Valiño
Figuração: Romio Ramon Soria Andouni
Figuração: Ricardo Antonio Bertolino Rosa
Figuração: Valdir Cardoso
Figuração: Vinicius de Paiva Rocha
Diretor do Filme: Nixon Diretor
Técnico: Gustavo Minicucci
Coordenação de Pós: Fernando Vellosa
Ass de Coord de Pós: Hugo Ferriolli
Atendimento: Isabela Hana
Finalizador 01: Doug Terciano
Finalizador 02: Pablo Pollo
Montagem: Tiago Roberto Gil
Colorista: Acauã Pastore Lead
Compositor: Eduardo Nascimento
Compositores
Conform: Guilherme Villa
Motion: Caio Vinicius
EQUIPE 3D: FUNN Club VFX
CG Supervisor: Rodolfo Roth
Lead 3D Artist: Diego Fontanella
Look Dev: Rodrigo Lima
VFX Producer / Post-Production Coordinator: Tunay Canepari
CLIENTE AZUL
Ana Marcondes, Tariana Cruz, Fabiana Alves, Fernanda Intropedi, Arthur Araujo e Bruno Nunes.