A Ben&Jerry’s tem uma longa história junto à comunidade LGBTQIAP+ e quer ir além do foco meramente comercial do Dia do Sorvete para promover mais uma iniciativa de ativismo da marca, destacando também o Dia da Visibilidade Bissexual. Nesta sexta-feira (23), o Bi entra no lugar do Ben, e a empresa adota Bi&Jerry’s na sua comunicação visual.
A bandeira bissexual (rosa, roxo e azul) também aparece impressa nos cartazes das lojas físicas. Nas redes sociais, os perfis da Ben&Jerry’s ganham o avatar com o nome Bi&Jerry’s acompanhado de dois emojis de coração, rosa e azul, representando a bissexualidade.
A campanha Bi&Jerry’s foi idealizada pela agência Ogilvy e busca a conscientização do consumidor. O Twitter será a principal plataforma para a estratégia em apoio à causa. Uma das grandes sacadas da campanha aparece na promoção desenvolvida para os consumidores, inspirada na comunidade bissexual para este dia. As pessoas que têm preferência por dois sabores diferentes poderão levar duas bolas de sorvete pelo preço de uma. Em outras palavras, no dia 23, o consumidor leva o dobro de sorvete pagando apenas por uma casquinha.
Para a responsável pela comunicação da marca na Ben&Jerry’s, Luzi Santana, a sociedade busca cada vez mais um propósito além do simples ato de consumir. “Não é de hoje que as empresas vêm adotando um novo posicionamento atrás das emoções que envolvem o produto”, diz. “A comunicação assertiva é aquela que emociona e contribui para a construção de um imaginário coletivo inclusivo”, acrescenta.
“Enquanto profissionais de comunicação, precisamos cada vez mais colocar a nossa criatividade à serviço das necessidades urgentes da sociedade e da nossa cultura”, afirma Gabriel Nogueira, Content Strategist Lead da Ogilvy no Brasil. Para ele, esse é o mínimo que poderia ser feito. “Ainda somos o país que mais mata pessoas LGBTQIAP+ e isso se dá, também, pela falta de visibilidade de muitas letras do movimento, que não tem o devido protagonismo e quando não são apagadas, são questionadas.”
O movimento nas redes pretende gerar conversas em torno da pauta bissexual. A partir da pergunta “Qual pedaço da comunidade bi você gostaria de mostrar para o mundo?”, vem a provocação que vai levantar o debate sobre a falta de visibilidade bissexual. Aproveitar o Twitter para ativar a discussão leva em consideração o perfil desta rede social, geralmente usada como espaço de desabafo sobretudo. Por lá, um dos objetivos da campanha também é subir a hashtag: #OrgulhoBi&Jerrys.
A marca produz sorvetes com pedaços indulgentes no seu recheio, e esse diferencial também encontrou na pauta bissexual uma reflexão para a data comemorativa. No desejo de chamar atenção para as partes que ninguém vê – embora sejam muito importantes no contexto do produto –, a campanha Bi&Jerry’s fará uma alusão aos pedaços invisíveis da sociedade.
“Dentro da própria comunidade LGBTQIAP+, as pessoas bissexuais são ainda questionadas sobre sua orientação”, explica Ananda Puchta, responsável por Missão Social na Ben&Jerry’s.
#Abramark, #BenandJerrys, #DiadoSorvete, #DiadaVisibilidadeBissexual
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Ben & Jerry`s – Unilever
Campanha: Bi&Jerrys – Dia do Sorvete e Visibilidade Bi
Criação:
Chief Creative Officer: Sergio Mugnaini
Diretor de Criação Executivo: Teco Cipriano
Diretora de Criação: Ludmila Maia
Direção de Arte: Matheus Pinho, Tales Shibata, Carolina Cevdar
Redação: Matheus Hoffmann, Natalia Catelan
Atendimento:
Head de Atendimento: Denise Caruso
Gerente de Contas: Camila Camargo
Executiva de Contas: Daiane Gois
Assistente de Contas: Marina Machado
Social:
Diretor de Operações: Luis Velloso
Content Strategist Líder: Gabriel Nogueira
Content Strategist: Felipe Casas
Social Conector: Dandara Lima
PR: Raphaela Brito
Cliente:
Luiz Henrique Dente – Head of Ice Cream Business Brasil
Luzi Santana – Responsável por Comunicação de marca Ben&Jerry’s Brasil
Ananda Puchta – Responsável por Missão Social Ben&Jerry’s Brasil
Danilo Bitencourt – Comunicação Ben&Jerry’s
Soraia Tetamanti – Gerente de Marketing Digital – Ice cream Brasil
Fabiana Andrade – Gerente de Operações Ben&Jerry’s
Ana Flávia Rodrigues – Responsável por Canais Ben&jerry’s