O Mercado Livre, e-commerce líder na América Latina, se prepara para mais uma Black Friday histórica: a marca acaba de anunciar R$100 milhões em cupons, o que representa um aumento de investimento de 150% em relação ao ano anterior. Para acompanhar o aporte, a empresa lança a maior campanha da sua história, estrelada por grandes embaixadores como Marcos Mion, Susana Vieira, Nicole Bahls, Ana Castela e Neymar Jr.
A expectativa para a data é grande. Segundo o estudo “Panorama de Consumo”, realizado com mais de 42 mil usuários do Mercado Pago e do marketplace, 81% dos participantes planejam suas compras com antecedência, número 6 p.p. acima do ano passado. “Assim como os consumidores, nós também nos preparamos o ano inteiro para garantirmos uma Black Friday histórica não só para a marca, mas para nossos vendedores. Nossa meta é clara: ser a principal alavanca para que eles multipliquem seus resultados e tenham recorde de vendas, garantindo a entrega mais rápida do país e uma experiência de compra à altura das expectativas dos consumidores”, afirma Tulio Landin, diretor sênior de Marketplace do Mercado Livre.
O Mercado Pago também está investindo na temporada de compras: os clientes do banco digital terão benefícios exclusivos no Mercado Livre, como parcelamento em até 21 vezes no cartão de crédito e cashback na hora em Méli Dólar para assinantes Meli+. “A sinergia dentro do ecossistema garante a melhor experiência para os nossos clientes e vendedores. Quem compra no marketplace com Mercado Pago tem ainda mais vantagens, seja com condições especiais de pagamento ou dinheiro de volta”, comenta Felipe Castaño, head de Marketing e Growth do Mercado Pago no Brasil. O banco digital também oferece 100% de cashback no valor de novas maquininhas adquiridas, impulsionando também as vendas físicas no período.
Pesquisa revela consumidor mais planejado, confiante e digital
O estudo “Panorama de Consumo”, realizado entre 14 e 20 de outubro, aponta as principais tendências para a data: quase metade dos brasileiros planeja aproveitar os descontos e antecipar as compras de Natal e de fim de ano (47%). As categorias mais desejadas são Eletrodomésticos, Eletrônicos, Casa & Decoração, Moda e Beleza, com as duas últimas ganhando força em relação ao ano anterior, impulsionadas por influência digital e aumento na frequência de compra, chegando pela primeira vez ao #Top4 e #Top5 de categorias mais buscadas.
A pesquisa também mostra que 76% dos compradores consideram ter um cupom de desconto como ‘fator decisivo ou muito importante’ na hora de bater o martelo na compra. Além disso, ferramentas de Inteligência Artificial também vêm ganhando destaque no comportamento de compra dos consumidores. 48% deles já afirmaram que pretendem usar IA, como chatbots e assistentes virtuais, para buscar ofertas e comparar preços durante a Black Friday — um movimento que confirma o avanço da jornada digital e a tecnologia como aliada do consumo inteligente.
O levantamento revela um consumidor mais confiante e ativo nas compras: o ticket médio segue alto e em linha com o estudo do ano passado, sendo que 24% pretendem gastar acima de R$2.000; 28% entre R$1.000 e R$2.000; 26% entre R$500 e R$1.000 e o restante (22%) até R$500, consolidando uma faixa média superior a R$1.500.
Pelo quarto ano consecutivo, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido na Black Friday (41%), com o Pix ficando em 2º lugar com 29% de intenção de uso (+ 10 p.p. vs 2024). Linha de crédito (20%), cartão de débito (9%) e boleto (1%) são outras opções de pagamento para a data.
Ao pagar com cartão de crédito, 77% dos entrevistados optam por parcelar, dos quais 72% dividem seus gastos em até 6x, número 3 p.p. acima em relação ao ano passado. Além disso, 23% das pessoas pretendem parcelar em até 12x e 5% em mais de 12x.
“O brasileiro gosta de economizar e está procurando tomar decisões cada vez mais conscientes: buscando preços melhores, usando IA para comparar opções e se organizando para aproveitar as promoções. Por exemplo, 55% dos usuários que querem comprar eletrodomésticos, categoria mais buscada e com um ticket médio alto, querem parcelar acima de 6x”, comenta Castaño.
Marca lança a maior campanha de sua história
A Black Friday do Mercado Livre será marcada pela maior campanha já realizada pela empresa no Brasil. E para reforçar as ofertas imperdíveis para a data, a campanha se iniciará com ênfase em 11.11, contando com a presença de figuras icônicas que os brasileiros amam, como Marcos Mion, Susana Vieira, Nicole Bahls, Ana Castela e Neymar Jr. Criada pela GUT, a ação terá uma estratégia 360º, com inserção em TV, digital e redes sociais, além de ativações interativas que irão distribuir cupons de descontos por todo o país.
“Uma campanha cheia de artistas icônicos, hit para não sair da cabeça e muita brasilidade. O 11/11 da Black Friday do Mercado Livre deste ano vai ficar pra história, reafirmando seu compromisso em proporcionar aos brasileiros não apenas ofertas imperdíveis, mas também uma experiência de compra única que ressoe com a cultura do país e crie conexões emocionais com os consumidores, onde cada refrão se transforma em uma oferta irresistível, gerando resultados mensuráveis e impactantes.” comenta Alessandra Visintainer, Managing Director da GUT São Paulo
“Todos esses investimentos têm um objetivo principal: gerar as melhores experiências para vendedores e compradores. Investimos em logística para garantir a entrega mais rápida do Brasil, em tecnologia para oferecer a melhor usabilidade e ferramentas, e em marketing para conquistar e engajar cada vez mais clientes. Juntos, faremos a maior Black Friday da história do Mercado Livre”, finaliza Landin.








