Bradesco Bank celebra conexão entre Tom Jobim e Frank Sinatra com mural de Eduardo Kobra em Miami

Denominada “Dueto”, obra une os artistas e reforça a presença do muralista em um dos circuitos de arte mais importantes do mundo

O Bradesco Bank apresenta nesta terça-feira, 3, o mural “Dueto”, nova obra de Eduardo Kobra, que une dois ícones da música mundial: Tom Jobim e Frank Sinatra. O painel ocupa 86 m², conta com 7,62 metros de altura e 11,28 metros de largura e está localizado no edifício sede do banco, em Coral Gables, Miami (EUA). “Dueto” celebra o legado dos artistas e traduz o talento de Kobra em criar murais que transcendem fronteiras e culturas.

 

“A obra exalta a união de Tom Jobim, um dos maiores nomes da bossa-nova e símbolo do Brasil no mundo, e Frank Sinatra, dono de uma das vozes mais marcantes da história da música. É um tributo à amizade entre eles, que juntos levaram o gênero musical a um patamar internacional, consolidando-o como um patrimônio global. É um convite ao público para relembrar toda a genialidade de Tom e a potência vocal de Sinatra”, relata Kobra.

 

A chegada de “Dueto” para o público ocorre na mesma semana da ArtBasel, principal evento da Miami Art Week que todos os anos transforma a cidade em um centro global de arte contemporânea e conta com exposições e instalações de artistas do mundo inteiro. Na edição 2024, estão programadas a participação de mais de 280 galerias de 38 países, com o Brasil representado no evento por meio da obra de Eduardo Kobra, promovida pelo Bradesco Bank. A instalação é uma das ativações e participações que o artista fará na ArtBasel.

 

Segundo o muralista, retratar os cantores é uma forma de unir as melodias suaves de Tom Jobim às potentes interpretações de Frank Sinatra em uma composição visual harmônica e única. “Ao pintar Tom Jobim e Frank Sinatra lado a lado, a obra evoca a harmonia cultural entre Brasil e Estados Unidos, dois países profundamente ligados pela música. Mais do que uma obra de arte, é uma celebração da história da música, uma maneira de reviver melodias inesquecíveis e valorizar a contribuição de dois gigantes da arte”, reforça.

 

“Dueto” é o oitavo mural do artista em Miami. No painel, Kobra utilizou tons predominantes de vermelho e suas variações, conferindo um apelo visual vibrante e atrativo. Além disso, a essência brasileira é sutilmente representada, destacando a riqueza e diversidade cultural que tornam o Brasil único.

 

Henrique Lima, CEO do Bradesco Bank, pontua que o mural destaca a conexão Brasil-EUA. “Não há melhor forma de retratar essa relação do que unindo ícones de duas culturas que são referência no cenário musical global. Para nós, quanto maior a diversidade, mais rica é a experiência de troca entre todos. E a arte do Kobra vem celebrar esse encontro e propósito”,

 

O Bradesco iniciou uma operação nos Estados Unidos ao adquirir o Bradesco Bank, antigo BAC Florida Bank, em 2019. Em abril de 2023, a nova sede do Bradesco Bank foi inaugurada no Plaza Coral Gables, na Flórida, com solução completa para brasileiros que buscam diversificar e internacionalizar a vida financeira. Desde a chegada em Miami, o Bradesco Bank garante a presença em eventos importantes do calendário da cidade, incluindo a Art Basel, que sempre é um excelente momento de poder promover o Brasil nos EUA.

 

“Espero que quem passe por aqui e veja esta obra imediatamente traduza esta imagem em acordes e notas musicais. Quero que todos saiam cantarolando alguma música, assobiando uma bossa-nova, relembrando o vozeirão de Sinatra. Tenho certeza de que isso vai arrancar um sorriso, resgatar alguma emoção, fazer lembrar de alguma coisa boa”, finaliza Kobra.

 

A instalação da arte no edifício sede do Bradesco Bank em Miami é mais um marco na parceria entre o banco e Eduardo Kobra. Em 2018, o artista criou um painel icônico para o prédio do inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco em São Paulo. Como parte da série “Etnias, União dos Povos e Paz”, criada por Kobra, a obra celebra a diversidade étnica e cultural do Brasil.

 

Sobre Eduardo Kobra

 

Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência. Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades, fatos históricos e questões sociais em murais gigantescos.

 

Com obras em cinco continentes, Kobra quebrou recordes em tamanho de murais, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Seu trabalho ganhou visibilidade internacional, com destaque para a obra “O Beijo” em Nova York. Além disso, ele recebeu convites de galerias, museus e organizações, incluindo a ONU, para exibir suas obras e participar de projetos de prestígio.

 

Kobra também se envolve em causas sociais, usando a arte como veículo para promover mudanças positivas. O Instituto Kobra busca aproximar a cultura de quem tem menos acesso e apoiar causas humanitárias, enquanto suas parcerias com empresas contribuem para viabilizar seus projetos públicos de grande escala. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender fronteiras e causar impacto positivo no mundo.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore