A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia de negócios, data e analytics, realizou sua terceira aquisição em quatro meses. Desta vez, o ativo adquirido foi a consultoria especializada em dados e analytics Qexpert. Baseada em Curitiba (PR), a empresa oferece soluções de Data Engineering (estruturação e integração), Data Analytics (análise e aplicação) e Data Science (predição, produtização e outros), já tendo realizado projetos para marcas reconhecidas como Grupo Boticário, Cooperativa Castrolanda, Cooperativa Agrária, Ipiranga, Hyundai, BTG e Ademicon. A Pipeline Capital Tech foi advisor desta nova operação da Cadastra e a ACE Advisors foi a da Qexpert.
Com a aquisição, a Cadastra dobra sua divisão de Data & Analytics e amplia seu escopo de atuação em dados para além do marketing. Desde outubro de 2022, a Cadastra acelerou sua estratégia de expansão inorgânica, tendo adquirido a M3 Commerce (implementadora VTEX líder no Brasil e América Latina) e a Digital Ethos (agência de marketing digital do Reino Unido).
“O crescimento inorgânico é uma parte importante de nossa tese de crescimento até 2025. Aproveitamos uma janela de oportunidade para acelerar esses investimentos e programamos ao menos mais uma aquisição para este ano”, afirma Thiago Bacchin, sócio, CEO da Cadastra, e integrante do Hall da Fama da Abramark.
“Vimos na Cadastra um parceiro já com porte nacional e internacional que pode escalar nossas operações de forma rápida. Identificamos também grandes oportunidades em termos de cross selling e upselling, com destaque para a possibilidade de levar nossa abordagem de dados para projetos que integrem toda a expertise de Martech da Cadastra, gerando sempre valor e respondendo a ainda mais problemas de negócios dos nossos clientes”, afirma Jared Andrade, CEO da Qexpert.
Com a aquisição, as empresas vão trabalhar em um plano de integração para os próximos 12 meses. A ideia é realizar uma fusão completa com a área de dados da Cadastra sob a liderança de profissionais nativos desta área, totalizando um time dedicado de mais de 80 especialistas.
Com passagem por Inovabra, Hotmilk, Distrito e outros programas de aceleração e selecionada para participar do Programa Alto Potencial do Sebrae-PR, a Qexpert já dispõe de cases robustos que apontam o potencial desta parceria.
Por exemplo, um dos projetos realizados foi o “varejo ágil” em conjunto com o Grupo Boticário. Em linhas gerais, foi desenvolvida uma solução capaz de prever o “pedido perfeito”, reduzindo perdas com estoque e ruptura para cada unidade de franquia, baseado no comportamento dos consumidores e vendas anteriores. Para a Rumo (maior operadora de logística ferroviária independente do Brasil), a Qexpert criou um piloto de solução de Inteligência Artificial para dividir e mapear os trechos da ferrovia que apresentam maior probabilidade de deformações (flambagem) nos trilhos, contribuindo assim com a diminuição do número de descarrilamentos e milhões em redução de custos associados a estes eventos.
“Estes cases dão uma amostra significativa do universo de possibilidades que os dados nos trazem atualmente, ainda mais se considerarmos o universo digital que é quase totalmente ‘trackeável’. Com a Qexpert, vamos dar nosso próximo passo nesta área e desenvolver mais projetos de análise e predição de comportamento de compra e muitos outros”, finaliza Thiago Bacchin.
#Cadastra, #Qexpert, #Aquisicoes, #Martech