Chair Love une artistas, influenciadores e espaços urbanos em uma exposição itinerante que mistura criatividade, estratégia e impacto social
Cadeiras costumam ser objetos de apoio ou lugares de descanso. Na campanha Chair Love, elas se tornam muito mais do que isso: dão lugar à imaginação, à esperança e a novos futuros. Criada pela Dionisio.AG em parceria com o LAR da Bênção Divina, a ação ressignifica cadeirinhas de refeitório históricas, usadas por gerações de crianças na instituição, e as transformam em obras de arte itinerantes, que circulam por São Paulo e pelo Rio de Janeiro para gerar impacto social e arrecadar fundos para projetos de educação, esporte e cultura. Com um nome em inglês que brinca com a sonoridade entre as palavras ‘’chair’’ (cadeira) e ‘’share’’ (compartilhar), a campanha multicanal conecta artistas, marcas, influenciadores e o público em prol de um futuro mais justo.
O projeto parte da memória afetiva, já que as cadeirinhas de madeira do refeitório do LAR, uma instituição sem fins lucrativos, acompanharam alunos de lá desde 1956. Agora, 13 artistas brasileiros ressignificam as peças as transformando em obras exclusivas, cada uma inspirada em valores como imaginação, esperança, ancestralidade e amor, convidando o público a dar lugar às coisas importantes.
Entre os artistas participantes, destacam-se Apolo Torres, muralista brasileiro com reconhecimento internacional, com trabalhos que combinam street art, pintura clássica e contemporânea; Clara Leff, artista de grande destaque no Brasil, cuja técnica realista impressiona; e Guilherme da Matta, artista reconhecido dentro e fora do país por suas ilustrações divertidas e composições gráficas entre personagens e letras.
A Dionisio.AG, agência especializada em usar a arte como uma ferramenta poderosa de interlocução entre marcas e pessoas, foi responsável pela idealização da ação. “Chair Love mostra como a criatividade pode ir além da publicidade: ela mobiliza pessoas, conecta marcas e artistas e, acima de tudo, gera impacto social real”, afirma Larissa Mazza, head de comunicação da Dionisio.AG.
Entre os meses de setembro e outubro, as cadeiras estão em circulação por estabelecimentos diversos, como os restaurantes Due Cuochi e Maní, a loja Gallerist e a faculdade Anhembi Morumbi. O destaque agora é um painel gigante no Shopping Cidade São Paulo, no coração da Avenida Paulista, transformando a principal rua da cidade em palco para a mensagem da campanha.
“Receber a ação Chair Love aqui no Cidade São Paulo é uma forma de reafirmarmos nosso compromisso em apoiar iniciativas que unem arte, propósito e impacto social. Estamos no coração da Avenida Paulista, um espaço de encontro e expressão, e ver essas obras ocupando o painel do shopping é inspirador. Com certeza essa ação convida o público a refletir sobre empatia, generosidade e o poder transformador da arte”, afirma Jéssica Zanela, gerente de Marketing do Shopping Cidade São Paulo.
Além dos espaços públicos, elas também passaram pelas casas – e redes sociais – de personalidades como Adriane Galisteu, Dira Paes e Almir Sater. Na reta final, ganharão uma exposição fixa entre os dias 21 e 29 de outubro. Na ocasião, as 13 cadeirinhas serão leiloadas em plataforma online, a VIP Leilões.
O objetivo é arrecadar fundos para manter e ampliar os programas do LAR, que hoje atende cerca de 850 pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo e no sul da Bahia e vem se tornando referência em excelência educacional. Seus alunos já se apresentaram na Sala São Paulo e conquistaram aprovações em vestibulares altamente concorridos.
“É uma emoção sem fim ver a história do LAR eternizada nas artes das cadeirinhas da Chair Love, reverberando no painel do Shopping Paulista, no coração de São Paulo, impactando milhões de pessoas e espalhando muita arte e amor! O que antes era sonho, agora é real! Vem Chair Love com a gente!” diz Fernanda Lancelotti, presidente do conselho da instituição.
A campanha já nasceu com resultados expressivos. No jantar beneficente de lançamento, duas cadeiras foram leiloadas por R$60 mil, e o evento arrecadou mais de R$1 milhão para os projetos do LAR. Em novembro, as demais peças serão reunidas em uma mostra aberta ao público e leiloadas na plataforma VIP Leilões, com lance inicial de R$2 mil.
O projeto também prevê a venda de camisetas exclusivas e a abertura de doações espontâneas. 10% do valor arrecadado vai para o artista participante, enquanto o restante é destinado integralmente aos programas do LAR.
Confira a seguir a lista completa de artistas participantes e os temas escolhidos para suas cadeirinhas:
● Adriano Franchini – um lugar para a sua autenticidade;
● Alemão – um lugar para a imaginação;
● Apolo Torres – um lugar para um novo ponto de vista;
● Bárbara Goy – um lugar para sonhar;
● Clara Leff – um lugar para a esperança;
● Ciça Camargo – um lugar para uma pausa;
● Flávia Braun – um lugar para a natureza;
● Guilherme da Matta – um lugar para a diversão;
● Isabelle Tuchband – um lugar para a fé;
● Leandro Nascimento – um lugar para a escuta;
● Marcelle Max – um lugar para “o meu lugar”;
● Negritoo – um lugar para a ancestralidade;
● Pedro Frazão – um lugar para o amor.