Criada pela Platform GSK, iniciativa de Eno foi alavancada pelo programa Ads for Equality do Facebook
Gretchen é a estrela da nova campanha de representatividade de ENO. Lançada nesta segunda-feira (20), a iniciativa transformou a cantora em um ChatBot que responde aqueles comentários preconceituosos que aparecem na vida e que “dão azia”. A novidade irá funcionar na página da marca no Facebook rebatendo posicionamentos homofóbicos, ageístas e misóginos.
No filme de divulgação da iniciativa, Gretchen chama quem está cansado de comentários que dão azia. “2021 não pode continuar assim”, diz a cantora. “Se você é mulher, LGBTQIA+ ou simplesmente tem mais de 50 como eu, é sempre bom ter uma respostinha na ponta da língua”, complementa Gretchen. A assinatura fecha o conceito: “ENO: nenhuma azia vai parar a gente”.
Para o Diretor de Marketing da GSK CH Brasil, Juan Katz, abrir espaço para abordar esses assuntos é necessário e importante. “Estamos empenhados em fomentar e contribuir para uma sociedade na qual a diversidade de pessoas e pensamentos seja valorizada e que possamos ser nós mesmos, sem medo ou vergonha. Por meio de nossas marcas e campanhas, procuramos lutar contra preconceitos e estereótipos na publicidade e sempre buscamos novas ideias e parcerias que nos ajudem a impulsionar essa agenda”, afirma Katz.
A ação, que começou no programa Ads for Equality do Facebook, teve a criação e produção coordenada pelos times de planejamento, criação, RTV, client service, projetos e tecnologia da Platform GSK (PGSK).
O objetivo era, através de uma ação diferenciada, trazer um olhar para questões relacionadas à igualdade e que pudesse se encaixar com o posicionamento da marca ENO no mercado. Confira clicando aqui.
“Durante a pandemia, a internet se tornou ainda mais foco de interações sociais e citações. O aumento de buscas com o termo ‘Azia’ aumentou significativamente, o que nos ajudou a dar uma base para a ação”, explica Lucas Rodrigues, business director da PGSK.
Para trazer uma boa experiência para o usuário no ChatBot, uma árvore de decisão direciona o consumidor para a melhor opção de customização de resposta. O resultado é a entrega de um vídeo-resposta para a ofensa, com direito a “De > Para”, que a Gretchen responde através de vídeos diversos.
“As pessoas já criam memes, figurinhas e muito conteúdo com a Gretchen como suporte no dia a dia. Por isso, a escolha dela como porta-voz desta campanha é uma forma de ratificar o posicionamento da marca ENO nesses assuntos de forma leve e divertida além de, é claro, trazer isso de uma maneira interativa e de fácil compartilhamento e engajamento”, contam Arturo Marenda e Ricardo Schreier, diretores de criação da Plataforma GSK.
Além das respostas épicas, a ação também direciona os usuários que querem se aliar a uma causa para conhecer um pouco mais sobre a Transempregos (https://www.transempregos.com.br/), o maior projeto de empregabilidade de pessoas Trans do Brasil, que é apoiado pela GSK.
Inicialmente, a ação fica no ar até o final de novembro de 2021.