Marketing Talks

Horas
Minutos
Segundos

Cannes Lions apresenta o Creative Brand Lion

  • Nova categoria que estreia em 2026 reconhece marcas com culturas e sistemas que impulsionam a criatividade.
  • O festival também atualiza suas premiações com mudanças no Creative Data Lions, inclusão de AI Craft e ampliação de Retail Media.

 

O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, informa que o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que será realizado de 22 a 26 de junho de 2026, anunciou atualizações em suas premiações antes da abertura para inscrições, prevista para janeiro.
À medida que a criatividade comercial continua a transformar os negócios e a cultura em escala global, os prêmios do próximo ano seguirão reconhecendo trabalhos de destaque, com a introdução do Creative Brand Lion e diversas evoluções nas demais categorias dos Leões.
Sobre o Creative Brand Lion, Simon Cook, CEO da LIONS, afirmou: “Há 70 anos reconhecemos os trabalhos e os resultados criativos que impulsionam a demanda por marcas em todo o mundo. Mas, em 2026, estamos fazendo uma pergunta diferente: quais são os fatores que tornam possíveis essas ideias inovadoras desde o início? O Leão reconhecerá as marcas visionárias que estão construindo sistemas, culturas e capacidades que tornam o marketing criativo de classe mundial inevitável e replicável, além das práticas que transformam o potencial criativo em impacto duradouro para os negócios.”
“À medida que o setor continua a evoluir em ritmo acelerado e a incerteza econômica intensifica o foco sobre o retorno dos investimentos em criatividade, é fundamental destacar as marcas e empresas que estão desenvolvendo as capacidades que permitem que a criatividade comercial prospere. Continuamos a evoluir e a adaptar os Lions para refletir o cenário dinâmico da indústria e reconhecer as marcas que estão estruturando as bases organizacionais capazes de sustentar e impulsionar o marketing criativo relevante para o futuro.”
Com as inscrições para os prêmios do Cannes Lions abrindo em 15 de janeiro de 2026, outras mudanças nas premiações também foram anunciadas hoje. O Creative Data Lion passará por uma atualização abrangente para refletir como o papel dos dados evoluiu, de informar decisões criativas a conduzir a estratégia criativa desde o início. As inscrições devem demonstrar como os dados foram essenciais tanto para a ideia central quanto para o impacto mensurável nos negócios.
A introdução de subcategorias de AI Craft nos Lions voltados ao craft reconhecerá trabalhos em que a criatividade humana e a inteligência artificial se unem para criar ideias que nenhuma delas poderia realizar sozinha. O foco está em reconhecer o verdadeiro craft, a arte e a intenção, em que a inteligência artificial atua a serviço da ideia. E acompanhando a trajetória da mídia de varejo, que foi o meio de crescimento mais rápido em 2025, novas subcategorias foram introduzidas nos Creative Strategy e Creative Data Lions para refletir a amplitude da inovação que vem ocorrendo nesse campo.
“Estamos testemunhando a evolução da indústria, com os dados e a tecnologia desempenhando um papel fundamental na forma como a criatividade é usada para resolver desafios de negócios”, afirmou Marian Brannelly, diretora global de prêmios da LIONS. “Os dados se tornaram um catalisador criativo, a inteligência artificial está ampliando o que é possível e a mídia de varejo está redefinindo a maneira como as marcas se conectam com os consumidores. Essas mudanças refletem como a tecnologia não apenas apoia a criatividade, mas também nos permite conquistar novas fronteiras criativas.”
Faça o download do LIONS Integrity Handbook e veja as atualizações sobre o andamento dos Padrões de Integridade aqui.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore