Pela primeira vez, Cannes Lions terá o record de três brasileiros presidindo júris das categorias de 2022. São eles: Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Media.Monks; Patricia Corsi, chief marketing e digital officer da Bayer Consumer Health; e Marcel Marcondes, presidente global da Beyond Beer (AB Inbev) irão presidir os júris de Digital Craft, Heakth & Wellness e Entertainment for Sports, respectivamente. O evento é o principal festival de criatividade do mundo e os júris tem a responsabilidade de presidir os trabalhos dos grupos que irão eleger as peças merecedoras de Leões. A organização marcou a edição presencial do Cannes Lions de 20 a 24 de junho deste ano. Em paralelo, será oferecida uma programação online, para que as pessoas que não puderem comparecer na Riviera Francesa possam ter acesso ao conteúdo da programação.
Luciana Haguiara é a única entre os três presidentes de júri brasileiros que atua no País. Patricia Corsi, que é responsável pelas estratégias globais de marketing da Bayer Consumer Health, reside na Suiça. E Marcel Marcondes vive nos Estados Unidos, de onde presidente a marca Beyond Beer, da AB Inbev.
A presença de brasileiros entre o seleto grupo de presidentes de júri vem crescendo nos últimos anos. Disposta a ampliar a diversidade regional de seus representantes, a organização do Cannes Lions vem abrindo mais espaço para jurados de diferentes nacionalidades e isso inclui os presidentes de júri. O fato de também ter ampliado a quantidade de categorias da premiação permite a participação de mais avaliadores e abre espaço para a inclusão de outros profissionais.
Nas últimas dez edições do Festival, a única a não ter um brasileiro entre os presidentes de júri foi a de 2014. Naquele ano, no entanto, a premiação contou com 15 profissionais brasileiros entre os participantes dos júris de suas categorias. De 2012 até agora, considerando já a edição deste ano, são 12 o total de brasileiros convidados a presidir júris em Cannes. E alguns deles ganharam a missão mais de uma vez.
Em 2021, a única edição da história do Cannes Lions que foi realizada de forma remota, por conta da pandemia de Covid-19, o brasileiro Luiz Sanches, chairman e sócio da AlmapBBDO, presidiu o júri de Outdoor. Três anos antes, em 2018, Sanches também havia sido escolhido para presidir o júri de Film, uma das mais importantes categorias da premiação. A edição de 2021 do Cannes Lions avaliou e premiou também os cases inscritos em 2020, ano que o festival foi cancelado também por conta da pandemia.
Confira todos os presidentes de júri da edição que será realizada de 20 a 24 de junho deste ano:
Brand Experience & Activation Lions
Yasuharu Sasaki, CCO da Dentsu Inc. (Japão)
Creative B2B Lions
Paul Hirsch, presidente e CCO da Doremus (Global)
Creative Business Transformation Lions
Ronald Ng, CCO global da MRM (Global)
Creative Commerce Lions
Beth Ann Kaminkow, CEO global da VMLY&R COMMERCE e CEO da VMLY&R Nova York (Global)
Creative Data Lions
Alan Kelly, CCO da Rothco, parte da Accenture Interactive (Irlanda)
Creative Effectiveness Lions
Raja Rajamannar, chief marketing & communications officer da Mastercard (Global)
Creative Strategy Lions
Chrissie Hanson, CSO global da OMD (Global)
Design Lions
Lisa Smith, diretora executiva de criação da Jones Knowles Ritchie (EUA)
Digital Craft Lions
Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Media.Monks (Brasil)
Direct Lions
Fred Levron, CCO global da Dentsu International (Global)
Entertainment Lions
Maria Garrido, CMO global da Formerly Vivendi (França)
Entertainment Lions for Music
Amani Duncan, presidente da BBH (EUA)
Entertainment Lions for Sport
Marcel Marcondes, presidente global da Beyond Beer, da AB InBev (Global)
Film Craft Lions
Patrick Milling-Smith, co-fundadora e CEO global da Smuggler (EUA)
Film Lions
David Lubars, CCO da BBDO Worldwide (Global)
Glass: The Lion for Change
Colleen DeCourcy, presidente da Wieden+Kennedy (Global)
Health & Wellness Lions
Patricia Corsi, chief marketing and digital officer da Bayer Consumer Health (Global)
Industry Craft Lions
Nils Leonard, fundador da Uncommon Creative Studio Ltd (Global)
Innovation Lions
Cleve Gibbon, CTO da Wunderman Thompson (EUA)
Media Lions
Daryl Lee, CEO global da IPG Mediabrands (Global)
Mobile Lions
Hugo Veiga, CCO global da AKQA (Global)
Outdoor Lions
Eugene Cheong, CCO da DDB Asia (Singapura)
Pharma Lions
Brett O’Connor, diretor executivo de criação da VCCP Health (Reino Unido)
PR Lions
Judy John, CCO global da Edelman (Global)
Print & Publishing Lions
Natalie Lam, CCO do Publicis Groupe Ásia Pacífico e Oriente Médio (China)
Radio & Audio Lions
Mariana O’Kelly, diretora executiva de criação da Ogilvy (EUA)
Social & Influencer Lions
Caitlin Ryan, vice-presidente do Creative Shop da Meta (EMEA)
Sustainable Development Goals Lions
Kimberlee Wells, CEO da TBWA\Melbourne & Adelaide (Austrália)
Titanium Lions
Rob Reilly, CCO global do WPP (Global)
#Abramark, #canneslions, #marketing, #advertising