A campanha reforça a liderança do Canva na criação de conteúdo para redes sociais, incluindo também vídeos e apresentações, que permitem aos empreendedores dar vida às suas melhores ideias
O Canva, a plataforma de comunicação visual mais completa do mundo, celebra o espírito criativo do Brasil com a nova campanha “Faz Bonito”, estrelada por Xuxa. A campanha destaca a resiliência e a imaginação de empreendedores solo e pequenas empresas, mostrando que qualquer pessoa pode criar designs profissionais.
Reconhecida pela facilidade de uso, há muito tempo o Canva é a plataforma preferida dos empreendedores brasileiros para criar materiais de marca, impressões e conteúdo para as redes sociais. Com a campanha “Faz Bonito”, a empresa pretende expandir essa percepção, reforçando sua liderança na criação de conteúdo para as redes sociais e promovendo o uso de vídeos e apresentações como ferramentas poderosas e acessíveis, disponíveis na plataforma. A ideia é celebrar a criatividade e a resiliência dos empreendedores comuns.
A campanha começa com uma história divertida e de fácil identificação protagonizada pela Xuxa, mostrando como o Canva permite que qualquer pessoa deixe de improvisar e passe a criar com propósito, confiança e impacto. Ela apresenta de forma bem-humorada seu novo negócio para “adultinhos“, uma referência engraçada para seu antigo público que agora é adulto, apresentando produtos imaginários como air fryers da Xuxa e outras invenções irônicas que demonstram que a criatividade não tem limite de idade. A Xuxa deu início à campanha com uma estratégia viral na semana passada, fazendo um post em seu perfil nas redes sociais sem mencionar o Canva, o que despertou a curiosidade e o entusiasmo entre seus seguidores antes do lançamento oficial.
“Eu achei interessante o fato de brincar com coisas que estão no imaginário das pessoas, coisas que marcaram uma época, como tirar sarro das lendas urbanas, tipo a do disco ao contrário, e de outras brincadeiras do gênero, de usar a imaginação pra criar produtos que existem ou não. Fica na cara que é uma brincadeira, mas é capaz de ter gente achando que os produtos existem mesmo porque as pessoas estão acreditando em tudo, então mais uma vez a campanha tá à frente porque é uma brincadeira em cima de outra brincadeira. Eu achei criativo. Acho que as crianças que cresceram comigo e hoje são adultas vão curtir e as crianças de hoje também”, diz Xuxa.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) reforça a importância dessa missão. De acordo com o Mapa da Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, 66% das micro e pequenas empresas do país ainda estão em estágios iniciais de maturidade digital, com adoção limitada de ferramentas e estratégias digitais. Esses negócios representam mais de 90% do total de empresas, 30% do PIB do Brasil e mais da metade de todos os empregos do país, o que demonstra uma enorme oportunidade de acelerar a transformação digital e dar ferramentas aos empreendedores para prosperarem na economia atual. Embora a criatividade seja algo característico do Brasil, muitas pequenas empresas ainda estão dando seus primeiros passos em direção à transformação digital. O Canva quer que essa jornada seja simples e bonita, e que esteja ao alcance de todos.
“Nosso objetivo é mostrar que, com o Canva, qualquer pessoa, seja um empreendedor solo ou uma empresa de pequeno ou médio porte, pode se comunicar de forma profissional, rápida e criativa”, diz Felipe Godoy, líder de marketing do Canva para o Brasil. “O Brasil é o segundo maior mercado do Canva globalmente, sendo que 1 em cada 9 pessoas no país usam o Canva. Com a campanha ‘Faz Bonito’, não estamos apenas celebrando o empreendedorismo, estamos incentivando milhões de brasileiros a mostrar ao mundo o que eles podem fazer com criatividade e confiança.”
A campanha foi desenvolvida internamente pela equipe criativa local do Canva no Brasil, com direção criativa de Raul Taborda, diretor criativo para a América Latina, e Bruno Sabino, líder de estratégia de marca e redes sociais. A campanha foi ao ar em 11 de novembro.
“No Canva, a criatividade não é apenas uma palavra, é o que construímos”, diz Raul Taborda, diretor criativo para a América Latina. “Toda campanha tem que ser tão criativa quanto as pessoas que usam a nossa plataforma.”
Créditos
Departamento criativo:
Marca: Canva
Campanha: Xuxa Só Para Adultinhos
ECD global: Cat Van Der Werff
CMO: Zach Kitsche
Chefe de marketing internacional: Junia Ooi
Chefe de marketing para a América Latina: Ruoshan Tao
Líder de marketing de performance: Felipe Godoy
Gerente de marketing de performance: Tati Abrão
Gerentes de parcerias: Karla Assis e Beka Assis
Time criativo: Bruno Sabino, Daniel Barreto, Felipe Rulito Sorani, Igor Moura, Laissa Moreira, Raul Taborda, Stevan Suñé, Thais de Brito, Sam Mularczyk, Jack Jaeschke e Mika David
Líder de produção criativa: Raquel Andrade
Mídia: Frank Cortese, Lisa Ferragano, Jess Tai e Chelsea Koh
Gerentes de campanha: Claire Tobin, Kinsella Bruck, Giulia Aliverti e Elle Buentipo
Gerentes de produto: Gabriela Belo Soares e Danny Zhao
Gerentes de plataforma: Winda Adjani e John Dexter
Produtora: Asteroide
Pós-produtora: Bogotá
Produtora de áudio: Canja
Diretores: Caja, Biglia e Biondi
Produtor executivo: Beppe Fumagalli
Diretores executivos: Guilherme Biglia e Tiago Gavassi
Diretor de produção: Bernie Walbenny
Assistente de direção: Felipe Claudino
Diretor de fotografia: Lucas Oliveira
Diretor de arte: Denis Netto
Coordenadora de produção: Ciça Braga
Estilo: Marcelo Cavalcante
Beleza: Edduh Moraes
Assistente criativo: Luq Dias
2º assistente de direção: Vinicius Camala
2º assistente de direção: Nícolas Lobato
Assistente de produção: Gabriela Viviani
Assistente executivo: Thiago Senden
Platô: Marcos Perello
Ajudante: Alex Anzai
Ajudante: Caíque Anzai
Ajudante: Felipe Cobete
Enfermeira: Alessandra Nascimento
1º assistente de câmera: André Punk
2º assistente de câmera: Clarice Nicioli
Video assist: Stella Nemer
Logger: Benhur Jonas
Som direto: Carlos Sotto
Eletricista: Rodrigo Graf
1º assistente de elétrica: Jorge Sena
2º assistente de elétrica: Micardo (Tato)
2º assistente de elétrica: Mateus de Andrade
Geradorista: Gerações
Maquinista: Lídio Macario
1º assistente de maquinista: Le Graf
2º assistente de maquinista: Edson Bigorna
2º assistente de maquinista: Luciano Oliveira
Still bastidores: Leco Moura
Produtora de arte: Joana Parente
Produtora de objetos: Luiza Hakme
Assistente de objetos: Inês Nessimian
Contrarregra: Nilson Laport
Assistente de contrarregra: Uenil Rocca
Contrarregra de montagem: Nascimento
Assistente de contrarregra de montagem: Thi Santos
Cenógrafo: Alessandra Cocchiarelli
Assistente de cenógrafo: Aldecir Cardoso
Designer: Bruno de Laurentis
Storyboard: Rafael Jubainski
Assistente de figurino: Júlio Coelho
Make extras: Andreia Jovito
Assistente de make extras: Rê Rocha
Elenco:
Xuxa: Xuxa Meneghel
Paquita: Andréa Fernandes Barça
Paquita: Camille Perseke
Txuxucão: João Antônio de Carvalho Neto
Dengue: Luiz Alberto Marques Costa
Dublê/stand-in: Cíntia Lopes
Modelo: Leonardo Pereira Mac-Dowell
Produtor de elenco: Felipe Brasil
Pós-produção: Studio Bogotá
Direção de pós-produção: Caja Guedes
Coordenação de pós-produção: Jéssica Marques
Montagem: André Albuquerque, Ray Caldas e Caja Guedes
Supervisão de pós em set: Caja Guedes
Cleaning: Leonardo Prioli e Vanessa Perotoni
Compositing: Tiago Bahia, Leonardo Prioli e Vanessa Perotoni
Motion: Kleber Dias, Denise Azzi, Géssica Secchi e Tiago Bahia
Color grading: Black Flag Post – Luciano de Azevedo e Frederico Toscano
Produtora de áudio: CANJA
Direção musical: Eduardo Karas, Filipe Resende e Bruno Vieira Brixel
Produtor executivo: Luba Freitas
Atendimento: Flavia Medeiros
Coordenação de projeto: Ana Flor Bohrer, Fabi Lugli e Kaleb Oliveira
Trilha: Érica Silva e Nando de Castro
Sound design: Nando de Castro e Daniele Dantas
Produção musical: Filipe Lopes, Diego Zorrilla, Murilo Pepler, Aloizio Lows e Levi Mynssen
Fornecedores:
Estúdio: Quanta
Catering: Dox Catering
Câmera: Bravo Câmeras
TP: Teleprompter Brasilia
Consumo e rádios: Etc Locações e Logística LTDA
Bombeiro/limpeza: GBG Apoio Operacional
Gerador: Gerações
Infraestrutura de produção: Di Tudo Locações de Equipamentos
Monitor: Sanna
Giratorio: Phanton Efeitos Especiais
Influenciadores e gestão de talentos: Mfield
CEO: Flávio Santos
Head de atendimento: Tamyris Ferreira
Diretora artística: Roberta Freitas
Atendimento e produção executiva: Gabriel Miranda
Executiva comercial: Aline Oliveira
Agência de mídia paga: OMG Brasil








