Chilli Beans lança campanha com imagens geradas por inteligência artificial

Gerar uma provocação a respeito do que é real ou não na era da pós-verdade. Trazer um olhar sem estereótipos da realidade da cultura genuinamente brasileira. Representar pessoas, lugares e produtos por meio de imagens hiper-realistas. Todos esses são objetivos da Chilli Beans ao anunciar a sua nova campanha institucional “Se não existe, a gente inventa”.

Com a novidade, a marca se posiciona como uma das primeiras a criar uma campanha inteiramente com imagens geradas por IA, seguindo seu compromisso de ser uma marca inovadora e visionária, capaz de reproduzir todo e qualquer produto ou ação que quiser. “A gente aqui na Chilli Beans gosta de sair na frente, testar o que é novo, fazer diferente e experimentar. Essa nova campanha institucional, com imagens 100% geradas pela IA, é mais um capítulo dessa história. Quando tivemos a ideia, logo buscamos alguém que já estivesse operando e experimentando essa nova tecnologia, como sempre fizemos com fotógrafos, pintores e artistas em geral. Nossa ideia é testar essa nova realidade e fazer uma brincadeira com o que, na real, não existe. E, se não existe, assim como fazemos com nossos produtos e as ações de marca, a gente vai lá e inventa. É sensacional essa nova possibilidade, com todas as imperfeições e provocações que ela traz. Uma nova realidade, que está aí para todos e nós quisemos curtir um pouco isso. Nem os óculos, nem nada nas imagens, é real. Uma loucura!”, diz Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Para desenvolver a campanha, a Chilli Beans realizou uma parceria com o casal de artistas Kevin Saltarelli e Carlos Sales, do SAL2 Studio, que resultou em imagens hiper-realistas que retratam a brasilidade, com temas como floresta, sertão, praia, urbano. Sendo pioneiros em trabalhos com inteligência artificial – Kevin é especialista em BI com background de dados e negócios e Carlos é fotógrafo de moda e publicidade -, o casal utilizou diversas ferramentas de IA simultaneamente na composição das imagens, como MidJourney, Stable Diffusion e DALL-E. “Nos últimos anos, trouxemos a análise de dados e modelos de inteligência artificial como um diferencial para melhoria de resultados de empresas líderes do mercado. A tecnologia possibilitou entendermos e testarmos novos caminhos em busca de melhores experiências de consumo. Com o avanço e uso das tecnologias de IA mais modernas e o lançamento da campanha “Se não existe a gente inventa” da Chilli Beans, inauguramos uma era de abundância criativa e da real personalização”, diz Kevin.

“Foi incrível ver durante o processo de criação dessa campanha o quanto a IA ampliou minhas possibilidades criativas, oferecer insights valiosos, gerando resultados impressionantes em termos de realismo e qualidade. Combinando minha expertise em fotografia e direção, com a inteligência artificial pude explorar novas ideias e perspectivas, criando algo verdadeiramente único”, completa Carlos.

A House Chilli Beans participou de toda a parte criativa da campanha, assegurando que o estilo e a identidade da marca estivessem presentes nas imagens. Importante ressaltar que as imperfeições nas imagens geradas pelas máquinas foram respeitadas. “A IA veio para revolucionar muitos segmentos e a comunicação é um deles, as marcas já estão começando a flertar com as plataformas ainda de uma forma experimental. Para esta campanha, nossa ideia foi retratar alguns cantos do Brasil em um modelo de cocriação com a IA e para chegarmos nas 6 cenas finais geramos mais de 10 mil imagens. Neste processo ficamos fascinados em entender um pouco de como a plataforma “pensa”, e em respeito à essa inteligência achamos interessante, ao invés de corrigir, preservar algumas anomalias no processo de geração das imagens. O curioso é que as pessoas levam um tempo para descobrir essas anomalias, quando descobrem. E para complementar, o texto da locução do filme também foi gerado por Chat GPT”, acrescentou José Caporrino, CCO da Chilli Beans.

A partir de 15 de abril a campanha começa no digital e, na sequência, chega em toda a comunicação dos PDVs nas lojas de todo o Brasil e do mundo. “Chilli Beans está sempre de olho em inovação e nas últimas tendências do mercado. Somos uma empresa com atitude para arriscar e sair da caixa. E a bola da vez é a IA. Vemos uma grande oportunidade com essa campanha baseada em imagens geradas pela IA e também um grande desafio, pois nosso produto é um acessório de moda e precisa estar em destaque nas imagens geradas pela ferramenta. Trazer a Chilli Beans olhando fundo para a tecnologia, trabalhando com novas formas de pensar e agir, e ainda em parceria com novos artistas, é a nossa cara!”, diz Cauê Sanchez, Head de Marketing da Chilli Beans.

Assista ao filme da campanha:

#Abramark, #ChilliBeans, #InteligenciaArtifical, #ChatGPT

FICHA TÉCNICA

CEO Chilli Beans

Caito Maia

 

House Chilli Beans

Direção de criação: Jose Caporrino

Head de arte: Murillo Yoshida

Direção arte: Kauê Andrade e Rafael Antunes

Direção de arte jr: Paula Cosiello

Redação: Juliana Covre e Vinicius Targa

Social Media: Raphaela Capobiango

Assistentes Social Media: Caique Andrade, Gabriela Monteiro e Nathalia Almeida

Atendimento: Eder Leone

Assistente de Atendimento: Felipe Lima

 

Marketing Chilli Beans

Head de Marketing: Cauê Sanchez

Coordenador de Marketing: Thiago Portugal

Analista de Marketing: Iara Pereira

Marketing de influência: Beatriz Oliveira

Mídia: Matheus Diniz

 

Trade Marketing

Gerente de trade marketing: Karina Gonçalves

Coordenadora de Trade Marketing: Aline Sousa

Analista de Trade Marketing: Damares Noqueli

PR

Caio Pamphilo e Sergio Auerbach

Agência Melina Tavares Comunicação

 

Equipe de social media Caito Maia

Bruna Pereira, Jefferson Leandro e Elisa Silva

 

Imagens de Inteligência Artificial

Criação de imagens e Prompt Engineering: Carlos Sales e Kevin Saltarelli

Finalização e Pós-produção: Carlos Sales e Nilcélio Rodrigues

 

Produtora de vídeo

Sailor Studio

Direção: Luccas Oliveira, Gustavo “GGA” Almeida

Atendimento: Gustavo Veloso

Direção de Arte: Teidy Nakao

Motion e VFX: Rafael Matheus, Luccas Oliveira, Gustavo “GGA” Almeida, Alexandre Alves, Luan Carvalho

Edição: Luiz Alejandre “Ryan”

 

Produtora de áudio

A-Gandaia

Atendimento & Coordenação: Samira Tortelli

Produção Executiva: Pedro Turra

Produção Musical: Fábio Mancuso

 

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore