Claudia Raia fala de menopausa em campanha da Bigfral

“Eu sei como é, ninguém prepara a gente para menopausa. Em um mundo em que todo mundo compartilha tudo, por que ninguém fala disso?”. A campanha, que traz uma carta aberta da atriz Claudia Raia, faz um discurso necessário sobre o processo de envelhecimento das mulheres, compartilhando sua experiência e se conectando para que passem por esse período juntas e seguras.

Claudia Raia é head de sororidade da Bigfral e representa a campanha “JUNTAS E SEGURAS na menopausa”, com 55 anos, passando pelo climatério e seus sintomas, ela afirma: “Podemos tudo, e eu posso provar: estou grávida!”.

“Um dos grandes impactos que a menopausa traz sobre as mulheres é emocional, uma vez que apesar dos sintomas sobre o corpo da mulher serem tão reais quanto os surgem na adolescência, a menopausa ainda não é discutida massivamente, então os sintomas sentidos são uma surpresa para as mulheres. Além disso, são tratados como “piada” pela família”, afirma a head de sororidade.

Ela que acabou de ser contemplada com a dádiva de uma gravidez na menopausa, assim como sua mãe – Odette Motta Raia, que foi mãe aos 45 anos, depois de 4 anos com sintomas do climatério -, vem recebendo duras críticas.

Medos e inseguranças permeiam esse momento, mas o tema tem ganhado cada vez mais força com a participação feminina acima dos 50 anos. A Bigfral deu início ao movimento #JuntaseSegurasnaMenopausa, e a Claudia Raia é uma figura importante à frente da ação, pois ela traz à tona diariamente temas ligados a esse momento, como compartilhamento e conexão com outras mulheres, autoaceitação, menopausa e agora gravidez na menopausa. “Nada é capaz de mudar quem somos, principalmente quando estamos juntas”, conta na campanha.

A idade em que começa a menopausa, quanto tempo vai durar e os sintomas dessa fase da vida, podem variar muito de mulher para mulher. Para algumas, a mudança no equilíbrio hormonal leva apenas alguns meses. No entanto, um terço das mulheres experimentam a menopausa de uma maneira intensa e não sabem com quem ou como compartilhar o assunto.

Esse período exerce um grande efeito no bem-estar psicológico e social das mulheres. Há um grau de dificuldade em vivenciar a transição da menopausa que é importante ser mencionado e compartilhado, para tornar esse momento mais leve, e é isso que a Bigfral quer despertar com a campanha: a sororidade com e entre as mulheres 40+.

“A Bigfral enxerga seu papel na conscientização sobre as necessidades desse período e tem a oportunidade de tratar os desafios, dores e processos da menopausa de maneira natural e acolhedora, construindo uma parceria com as mulheres, abrindo espaço para conversas e trocas sobre o tema e mostrando para elas que estão juntas. Essa troca vai ampliar as perspectivas, dar voz à experiência das mulheres que vivem agora o climatério ou estão entrando nesse período e não entendem como lidar com as mudanças internas e externas que estão acontecendo” conta Tatiana Bumachar Carvalho, gerente de marketing da Bigfral.

Conversar com outras mulheres, compartilhar experiências que possam contribuir com esse período e dar uma resposta para as emoções, além de ajudar a solucionar dúvidas necessárias. A campanha da Bigfral possui alguns pilares: Conectar, promovendo a troca para ampliar as perspectivas; Instrumentalizar, oferecendo conhecimento prático; Ressignificar conceitos sobre a menopausa, desmistificando tabus, a partir de debates que desassociam este período da percepção de fim da vida; e Conscientizar, contribuindo para a formação de um entorno mais acolhedor.

Assista:

#Abramark, #Bigfral, #menopausa, #juntaseseguras

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore