A ClickBus, plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros, está celebrando seus 10 anos de operação no mercado brasileiro e lança sua nova identidade de marca em parceria com a Agência Ana Couto. A parceria entre a empresa e a agência teve também como seu objetivo a aprimoração da experiência do cliente e o alinhamento da estratégia de negócio da marca, cultura e propósito na criação de uma marca icônica. A empresa agora adota uma abordagem mais holística ao atender às necessidades dos consumidores, indo muito além do aspecto visual, e se posicionando firmemente como a primeira escolha dos consumidores no mercado de passagens de ônibus no Brasil.
Com dez anos de mercado, recém-completos, a ClickBus identificou que o cenário atual do mercado rodoviário está diferente do que foi encontrado pela empresa em 2012, quando apenas 2% de todas as passagens emitidas no Brasil eram compradas online, hoje a capilaridade do online no setor chega a 35%. Com isso e a necessidade de se manter relevante para os consumidores B2B e B2C, a marca investiu em um rebranding que também mirasse nas suas ambições futuras de crescimento dentro do mercado do turismo nacional. Com o mote “Viajar muda a gente”, a agência criou um alinhamento entre Marca, Negócio, Propósito, Comunicação e Cultura da empresa, garantindo diferenciação no segmento de turismo rodoviário no Brasil.
“Nossa ideia em reposicionar a marca da ClickBus foi justamente para dar uma visão de futuro, trazendo para um lado mais icônico, alinhada com o propósito da empresa de proporcionar experiências únicas aos viajantes, expandindo o seu potencial e preparando-os para liderar todo o ecossistema de viagem”, explica Ana Couto, sócia da agência.
A empresa também investirá em canais, influenciadores, social media, além de mídia OOH nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Além disso, a empresa estreou formatos novos com streaming brasileiros e será a primeira empresa do mercado rodoviário a explorar novos formatos de mídia. Já para datas como Black Friday e final de ano, que são muito relevantes para o setor, prepara ações exclusivas com oportunidades únicas para os seus clientes.
Ao longo de uma década, a ClickBus se tornou a maior plataforma de soluções para viajantes e viações no Brasil. “Fazemos parte da jornada do viajante, conectando todo o ecossistema para impulsionar o modal trazendo facilidade, segurança e inovação. Dessa forma, fortalecemos nossa relação com os viajantes, para que, em cada trajeto, eles levem boas histórias para compartilhar”, destaca Phillip Klien, CEO da ClickBus.
E, completa, “Estamos transformando a nossa comunicação de forma que ela fique ainda mais plural e abrace cada vez mais a cultura e os sotaques do Brasil, fomentando o modal rodoviário e explicitando as experiências incríveis em todo o país que a ClickBus oferece para os nossos clientes”, finaliza o CEO.
Identidade visual
Os elementos-chave, como a cor roxa e um novo símbolo que homenageia o ônibus, foram mantidos, mas a marca agora atua como uma plataforma, oferecendo conteúdos diversos e se aproximando de seu público com uma personalidade carismática. A estratégia verbal da empresa enfatiza atributos como cativante, inovadora e impulsionadora, refletindo sua nova identidade.
Experiência do cliente
O rebranding também possibilitará melhorias significativas na experiência do cliente, trazendo o projeto de realizar mais parcerias para oferecer kits de conforto, áreas VIP e playlists personalizadas durante as viagens. A empresa agora se posiciona como uma plataforma de soluções não apenas para suas viações parceiras, mas também para os viajantes. O objetivo é proporcionar momentos inesquecíveis durante as jornadas de ônibus, resolvendo pontos de dor comuns, adotando uma abordagem mais moderna e inovadora em relação à sua própria identidade e ao mercado.
Top of Mind
Nesta década de atuação, a ClickBus alcançou números impressionantes, vendendo mais de 51 milhões de passagens em viagens para todo o Brasil, tendo em vista que a empresa tem a maior oferta de destinos no Brasil, atuando com mais de 210 viações regulamentadas.
Dentre os objetivos da nova marca, também existe uma meta para aumentar a fidelidade dos clientes. Hoje a empresa conta com 54% de recorrência entre a sua base, um crescimento de 14 p.p nos últimos 12 meses. E vale destacar que a ClickBus já é a maior audiência do rodoviário no Brasil. O app está entre um dos mais baixados nas app stores na categoria de turismo e como alvo principal aumentar a recorrência deste canal em 10 pontos percentuais nos próximos meses.
O estudo da Kantar, também mostrou que cerca de 89% das pessoas que compram online consideram emitir suas passagens com a ClickBus ou tem a empresa como sua primeira escolha. Para fidelizar ainda mais esses clientes, a empresa tem realizado ações exclusivas para o aplicativo, que no acumulado do ano passado, representa 36% de todas as vendas, “Isso é fruto de experiência de usuário bem projetada e intuitiva, tanto no site mobile quanto no aplicativo, para incentivar a interação e as conversões e que vão ser ainda mais reforçadas com a nova marca”, destaca o executivo.
“Ao longo dos 10 anos, fomos os pioneiros em oferecer um serviço digitalizado diferenciado para os viajantes do rodoviário como nos tornamos líderes e somos um dos principais agentes de transformação digital do mercado. A nova marca e campanha vem para consolidar a nossa liderança e para celebrar um momento de negócio muito expressivo em 2022, além de reforçar nosso crescimento também em 2023. Acreditamos que cada viagem é um potencial para transformação, seja na vida dos viajantes ou do modal em si”, afirma Klien.
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