Clube de Criação do Rio de Janeiro celebra 50 anos com nova marca comemorativa assinada por Jorge Falsfein

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) inicia as comemorações de seu cinquentenário com o lançamento de uma marca comemorativa criada pelo designer Jorge Falsfein. O novo símbolo celebra a longevidade e a relevância da entidade que há meio século reúne, inspira e mobiliza os profissionais da indústria criativa do Rio de Janeiro.
“É muito bacana poder viver os 50 anos do CCRJ e, de alguma forma, poder participar dessa comemoração do Clube”, afirma Falsfein, um dos nomes mais respeitados do design nacional. A marca comemorativa traduz graficamente o espírito inquieto e colaborativo do CCRJ. “A gente convidou o Jorge Falsfein porque, além de ele ser um dos nomes mais importantes do design do Rio, ele consegue transferir para o seu trabalho a simplicidade inventiva da criação carioca”, destacou Flávio Medeiros, vice-presidente do Clube.
Fundado em 10 de março de 1975, o Clube nasceu da união de 23 publicitários liderados por José Monserrat Filho — então diretor de criação da agência Caio — que também se tornou o primeiro presidente da entidade. A reunião de fundação aconteceu na sede da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), na Avenida Rio Branco, onde foi assinada a Ata de Fundação e aprovado o Estatuto.
Desde então, o CCRJ tornou-se referência para criativos e estudantes, promovendo debates, exposições, premiações, ações culturais e sociais, além de anuários e eventos históricos como os Encontros Nacionais de Criação. Ao longo de suas cinco décadas, o clube teve papel relevante em pautas como a nacionalização dos cartazes de cinema, a realização das edições do Festival de Búzios e a valorização da produção criativa brasileira.
A nova identidade visual marca o início de uma série de ações comemorativas que irão relembrar, homenagear e projetar o futuro da criação carioca. Entre as ações, destacam-se o podcast Job Aberto, o lançamento do CCRJlab e da segunda fase da campanha O Rio é ROI. Liderado hoje pelo presidente Bruno Pinaud, o CCRJ continua sendo um espaço de convergência de gerações, ideias e talentos da publicidade do Rio. Todas as iniciativas podem ser conferidas no perfil @ccrj.rio.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore