Collab inédita de Quem Disse, Berenice? com Faber-Castell hackeia conversas e trends das redes sociais e reforça estratégia TikTok first

Disponível nos canais de venda da marca de beleza, linha traz sete produtos de make, inspirados em itens clássicos de papelaria, e promete ser a nova febre de desejo viral para a Geração Z

Com linha exclusiva lançada em colaboração com Faber-Castell, Quem Disse, Berenice? marca o início do ano reforçando seu posicionamento indulgente e jovial, com produtos que instigam a criatividade através da nostalgia e convidam a geração Z a desenhar a própria beleza, levando a criatividade do papel para a make. Para isso, a aposta é em estratégia prioritária no TikTok para gerar desejo e conversar com ainda mais proximidade com o público mais jovem, por meio de entrada em conteúdos e trends que já são nativos da rede social e que este público já está familiarizado, como por exemplo GRWM (get ready with me) para ir para a aula, com # em alta nas redes nesse período inicial do ano. E, a partir desse mapeamento, a marca traz novas produções que inspiram através de resenhas, tutoriais e outros formatos que estimulam o uso da imaginação para a construção dos visuais.

Inspirada nos itens icônicos de papelaria da líder do segmento Faber-Castell, a linha é composta por sete produtos de maquiagem que se destacam pela versatilidade nos modos de aplicação, texturas, intensa pigmentação e entregas sustentáveis, características que unem a expertise de Quem Disse, Berenice? em maquiagem e a proficiência da marca parceira – cuja divisão de Cosméticos acumula 45 anos de experiência no Brasil – com as cores. O lançamento, diretamente conectado com a GenZ, convida as consumidoras a um novo ritual de experimentação e diversão, aproveitando todo o potencial criativo dessa geração, que é responsável por propor tendências e questionar padrões, assim como QDB?.

A escolha por priorizar conteúdos exclusivamente pensados para o formato do TikTok na comunicação desse lançamento parte da percepção de que a rede conversa de forma mais próxima com os nativos digitais, em roupagens mais dinâmicas e atentas ao que há de novo no mercado da beleza. “Percebemos que a geração Z vê no TikTok um mecanismo de busca e que ele estimula fortemente para um novo modelo de consumo em que influenciadores e outros usuários da plataforma reforçam as características dos itens desejo e chancelam a decisão de compra. Por esse motivo queremos usar a rede para gerar desejo e oferecer soluções para a procura por tendências e inspirações de maquiagens, entregando looks que chamam a atenção em meio a tantas opções e que sejam possíveis de serem reproduzidas”, conta Sylvia Cardoso Castello Branco, Gerente Sênior de Relações Públicas e Redes Sociais de Quem Disse Berenice? e Boticário.

Mas não é só a marca de beleza que aposta na rede social para o desenvolvimento digital de sua comunicação. A Faber-Castell tem reforçado sua presença na rede, buscando se aproximar ainda mais da geração Z, que tem ressignificado sua relação com os itens de papelaria, usando a arte e despertando a criatividade. “Ao longo dos últimos anos, temos visto um grande aumento na adesão as práticas como o lettering, o bullet journal e o Faça Você Mesmo (DIY), que, assim como a própria maquiagem, materializam o desejo do consumidor em se expressar e deixar sua marca. É por isso que, além de oferecer um portfólio completo de produtos, temos trabalhado cada vez mais em conteúdos e parcerias com artistas, creators e influenciadores que inspirem essas criações”, explica Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell.

A robusta estratégia de produção de conteúdo conta com o apoio de influenciadoras que unem a paixão por beleza, arte e papelaria. Elas foram pensadas para atingir as mais variadas audiências em formatos de conteúdos nativos das plataformas e já conhecidos de seus seguidores, trazendo desde o mais criativo e inspirador, com foco na arte inspirando maquiagens, passando por GRWM e finalizando com resenha das makes, que entregam as características dos produtos da linha em mais detalhes, ensinando formas de aplicá-los. “Foi a partir de conversas potentes do TikTok que pensamos nossa estratégia de campanha no digital, pegando carona em trends já existentes para incluir a nossa marca na conversa. Como o target de Quem Disse, Berenice? é jovem e muito conectado, que consome, cria e compartilha conteúdo, fazer essa comunicação usando os formatos e linguagem nativos seria como falar a mesma língua”, explica Sylvia.

Na frente creator, temos nomes como Carolyna Borges, Ellora Haonne, Gabe Zanqui e Paty Leda; para o “arrume-se comigo”, formato viral do TikTok, temos a Lu Foresti, Maria Júlia e Monique Lindmann; por fim, Jana Taffarel, Marina Guimarães, Angélica Silva e Ana Ruy fazem o review da linha completa. Com esse squad reconhecido pelo consumidor, as entregas conversam diretamente com o público-alvo e, especificamente, com a proposta da campanha que defende a liberdade criativa como caminho para a concepção da própria beleza.

gabezanqui e @majudearaujo

No período de lançamento, que vai até 11 de fevereiro, é possível adquirir os produtos com 20% de desconto em todos nos canais de venda da marca, que são as lojas físicas de todo o país, o e-commerce, com revendedoras no catálogo Eu Amo Make ou no WhatsApp oficial: 0800 744 2000. Além disso, as consumidoras interessadas em vivenciar um momento de experimentação podem agendar o serviço de Menu de Make pelo site de Quem Disse, Berenice? ou na loja física mais próxima, para garantir uma make incrível com os produtos da collab, revertendo 100% do valor investido, de R$ 139,90, em produtos à escolha no portfólio da marca.

Serviço

Iluminador em Bastão Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell – Preço sugerido: R$ 56,90
Esse iluminador em bastão tem tudo para ser o novo queridinho das berês, por proporcionar brilho impecável, de fácil aplicação e esfumado. Dessa forma, o glow fica natural, entregando luminosidade na medida certa, em um tom único de dourado. Ele também possui boa pigmentação e alta durabilidade, graças à sua fórmula com textura que adere muito bem à pele. O produto é vegano e livre de crueldade animal.

Máscara Marca Cílios Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell – Preço sugerido: R$ 59,90
A Máscara Marca Cílios de Quem Disse, Berenice? em collab com a Faber-Castell garante cílios muito pigmentados e destacados, com fórmula que permite a construção de camadas para um olhar ainda mais intenso. Além disso, possui boa durabilidade, não forma grumos e proporciona alongamento e volume na medida. O produto é vegano e livre de crueldade animal.

Paleta de Sombras para Colorir Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell 7,6 g – Preço sugerido: R$ 99,90
Essa nova paleta é a opção ideal para trazer ainda mais cor à make, com seis sombras de acabamento mate, acetinado e superbrilho, que combinam entre si e podem criar uma infinidade de looks muito criativos. Ela garante máxima pigmentação desde a primeira passada e durabilidade prolongada. O produto é vegano e livre de crueldade animal.

Caixa de Lápis de Cor Metalizados para Olhos Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell 1,1 g (cada) – Preço sugerido: R$ 99,90
A caixa possui quatro opções de ecolápis para olhos que entregam cores metalizadas incríveis, com textura macia e de fácil aplicação. Além disso, ajudam a formar traços precisos e ultrapigmentados, que deixam a make ainda mais destacada. Eles são sustentáveis e feitos com madeira de reflorestamento, veganos e livres de crueldade animal.

Lápis Jumbo Multifuncional Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell – Preço sugerido: R$ 29,90 cada
Cores disponíveis: Rosa, Vermelho e Damasco

Esse novo produto, disponível em três cores, se destaca pela incrível adaptabilidade no uso devido a sua textura cremosa e acabamento semi mate, podendo ser usado para contornar e preencher os lábios, esfumar nas bochechas e delinear ou sombrear os olhos. Eles também são sustentáveis e feitos com madeira de reflorestamento, veganos e livres de crueldade animal.

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Sobre a Quem Disse, Berenice?

Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos܂Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, em que a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$ 139,90 em produtos de QDB.

 

Sobre Faber-Castell

Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e o equivalente a 11 mil campos de futebol de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de EcoLápis produzidos por ano. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.

Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.

Há 45 anos a divisão de Cosméticos da Faber-Castell é terceirista global na fabricação de maquiagem para olhos, lábios e face para marcas do mercado B2B, oferecendo produtos inovadores e sustentáveis com reconhecimentos dos principais clientes. Conta com 3 unidades produtivas, no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

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