Consumo de notícias online cresce durante a pandemia

Com a pandemia da covid-19, muitas conversas no setor de comunicação estão focadas em decifrar quais mudanças de consumo aconteceram entre os leitores nos últimos anos. Uma análise recente da Comscore propôs a investigar este cenário e constatou um forte aumento no consumo de notícias online e nas interações sociais durante este período. Utilizando dados concretos e tendências digitais, o relatório da companhia também observou que o público responde positivamente à mídia de qualidade profissional.

Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil, acredita que “os hábitos dos leitores durante a pandemia os levaram a voltar a atenção para o consumo de notícias e isso evidenciou ainda mais a importância de boas fontes de informação”. Para ela, esse levantamento da Comscore ajuda a entender as principais perspectivas para o futuro da produção jornalística.

Evolução no consumo de notícias

Em uma perspectiva global, a análise identificou que a categoria de notícias e informações é a que apresenta o maior alcance entre os usuários digitais:  em todo o mundo, aproximadamente 9 em cada 10 pessoas que acessam a internet consomem notícias e informações ― na América Latina, essa média se mantém.

Além disso, os dispositivos móveis lideram a preferência dos consumidores, representando 68% dos meios de acesso. A maioria (62%) também utiliza aplicativos para acessar informações e notícias online.

A análise revela, ainda, que o consumo de notícias foi incremental nos primeiros meses do ano na América Latina, tanto em 2020 como em 2022. Brasil e Chile são os países da região nos quais as notícias digitais têm a maior penetração, atingindo 96% e 93% do total da população digital, respectivamente. Na sequência, estão Argentina, Colômbia, México e Peru.

Outro dado relevante destaca que a maioria dos países da América Latina tem mais de 80% de alcance digital e, quando olhamos para o tempo gasto por visitante no consumo de notícias, Argentina e Peru são os mercados mais envolvidos ― onde os usuários passam aproximadamente 3,2 horas e 1,7 horas por mês lendo notícias online.

Em relação às categorias de notícias com mais interesse na região, os usuários buscam por notícias gerais e locais. Há, ainda, bastante procura por informações sobre negócios e finanças e tecnologia. Já a seção de política é a menos acessada pelos consumidores. No Brasil, o mesmo comportamento é observado: o interesse está concentrado em notícias gerais e relacionadas a negócios.

Audiência online no Brasil

Entre os brasileiros, a categoria de notícias e informações soma 126,3 milhões de usuários únicos, dos quais 63% utilizam o celular para navegar. A audiência em minutos consumidos nesses dispositivos também é maior em relação ao tempo gasto em desktops, e se divide entre os que acessam as informações por meio de aplicativos (65%) e os que preferem utilizar um navegador web (35%).

Perspectivas das redes sociais

Nas redes sociais, a Comscore também registrou uma mudança de comportamento entre janeiro de 2020 e maio de 2022: as interações dos usuários latino-americanos no Instagram e Facebook aumentaram em 54% e 51%, respectivamente.

Quanto aos hábitos de navegação dos usuários, o levantamento aponta que o público brasileiro gera mais interação em um horário entre 11h e 18h, principalmente nas terças e sextas-feiras, quando foram registrados os volumes mais altos de engajamento.

A análise completa da Comscore pode ser acessada aqui.

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