Dentsu apresenta as tendências de mídia para 2024 com destaque para inteligência artificial generativa

A Dentsu, empresa global em soluções de marketing e comunicação, anuncia o lançamento do relatório anual Dentsu Media Trends 2024, oferecendo uma visão sobre as tendências que moldarão o cenário da mídia no próximo ano, dentre eles estão a IA Generativa, a intensificação da concorrência entre as plataformas de tecnologia e as contribuições sustentáveis das marcas para a sociedade. O título sugere uma revolução iminente: “O Ritmo do Progresso: Dentsu 2024 Media Trends”.

IA Generativa no Foco Principal: O Motor do Avanço Tecnológico

A principal descoberta do relatório é a ascensão da Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa), destacada como o avanço tecnológico mais significativo da última década. Com mais de 60% dos profissionais de marketing já engajados, a IA Generativa está pronta para assumir o centro do palco nos próximos meses e anos. Da pesquisa à criatividade, ao planejamento e à produção de mídia, a IA generativa leva a eficácia da mídia a novos patamares. Esse tema é explorado por meio da:

  • Tendência 1 – Ascensão da pesquisa generativa
    A IA generativa transformará a forma como as pessoas acessam as informações, desde os mecanismos de pesquisa até as plataformas de commerce.
  • Tendência 2 – Criatividade reimaginada
    O aumento da criatividade humana por meio da IA generativa em áreas como conteúdo e redação, bem como desenvolvimento de imagens.
  • Tendência 3 – Otimizações generativas
    Aproveitamento da IA generativa para simplificar a produção, a segmentação e a eficácia da publicidade em escala e ritmo.

“Nossa pesquisa com clientes mostrou que mais de 60% dos profissionais de marketing disseram que já começaram a se envolver com a IA generativa em suas empresas*. Portanto, em nosso relatório dentsu Media Trends 2024, foi importante para nós identificar e apresentar as vantagens, tendências e tecnologias adicionais para ajudá-los a progredir nesse espaço”, diz Peter Huijboom, CEO Global, Media International Markets da Dentsu.

“Quando reunimos os especialistas de nossas agências de mídia e de todo o mundo para criar essas previsões, é essencial mostrarmos os tópicos mais urgentes e as melhores oportunidades para o futuro. O relatório faz exatamente isso, de uma forma conveniente e de fácil acesso”, afirma Huijboom.

A corrida pela monetização

O ano de 2024 será marcado pela intensificação da concorrência entre as plataformas de tecnologia. À medida que se esforçarem para monetizar melhor seus serviços em suas circunstâncias econômicas, as plataformas dobrarão o esforço para proteger mais seus dados, entender seus usuários e aumentar suas ofertas de publicidade. Essa megatendência é incorporada por:

  • Tendência 4 – Um mundo de aplicativos semelhantes
    À medida que as plataformas se tornam cada vez mais semelhantes, atrair a atenção do público nunca foi tão importante para as marcas.
  • Tendência 5 – De ecossistemas fechados a mais restritos ainda
    As plataformas têm uma postura mais defensiva em relação aos seus dados, o que abre a questão mais ampla do delicado equilíbrio entre proteção e capacidade de descoberta.
  • Tendência 6 – A reorientação da identidade
    Uma duplicação na inteligência de pessoas por plataformas de mídia à medida que os cookies de terceiros se aproximam do fim da linha.
  • Tendência 7 – Mais anúncios para mais retorno
    Expansão da publicidade em novas áreas para a maioria das plataformas, com novos formatos, oportunidades – e riscos – surgindo como resultado.

Economia da integridade

O crescimento no próximo ano não será apenas uma questão de economia; será também uma questão de contribuições sustentáveis das marcas para a sociedade. Em meio à crescente polarização social e política e à emergência climática, a criação de espaços online mais eficientes em termos de carbono, diversificados e seguros para pessoas e marcas será fundamental para o sucesso. Os destaques serão:

  • Tendência 8 – As novas faces do crescimento
    Com o consumo de mídia se tornando cada vez mais diversificado e pessoal, as marcas devem se adaptar para refletir as necessidades e as identidades dos públicos e permanecer relevantes.
  • Tendência 9 – Mais seguro, melhor, mais rápido, mais forte
    Em meio a um cenário digital em rápida evolução, novos desenvolvimentos na garantia da marca visam criar ambientes mais seguros tanto para as pessoas quanto para as marcas.
  • Tendência 10 – Mais atenção, menos emissões
    À medida que as marcas implementam estratégias de eficiência de mídia de carbono, a otimização da atenção deve levar à descarbonização por meio de um impacto otimizado e aprimorado.

A Dentsu também explora a intensificação da competição entre plataformas de tecnologia em busca de uma melhor monetização, bem como o papel das marcas na contribuição sustentável para a sociedade em meio a desafios sociais, políticos e ambientais.

 

Acesse o estudo completo aqui.

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