Dove contrata Heloisy Rodrigues, primeira mulher graduada em IA na América Latina, como Embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial

Após reforçar a importância da beleza sem filtros, em campanha com Paolla Oliveira, marca terá sua primeira especialista em Inteligência Artificial, que atuará em iniciativas a favor da beleza sem padrões e com menos estereótipos no futuro

Completando 20 anos de campanhas que celebram e ressaltam a beleza real, Dove anuncia Heloisy Pereira Rodrigues como Embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial. A iniciativa marca um novo capítulo neste legado, uma vez que, de acordo com uma pesquisa, até 2025 90% do conteúdo online será gerado por IA.

Primeira mulher formada em Inteligência Artificial na América Latina, Heloisy, 24, trabalhará junto à marca para reeducar os algoritmos da IA direcionados à construção dos padrões de beleza do futuro, seguindo as premissas do Código Dove. Com esta parceria, o compromisso de 20 anos de Dove – apenas retratar mulheres reais em suas comunicações – se materializa de forma mais abrangente, lançando um olhar sobre o futuro da beleza.

O principal objetivo é que a embaixadora atue na estrutura educacional sobre o tema,combatendo os vieses sociais existentes no que se diz respeito à representação de mulheres, estando à frente de iniciativas para tornar estas tecnologias mais diversas e inclusivas. Como porta-voz de Dove, suas atividades incluem participação em palestras e eventos sobre o uso da Inteligência Artificial na geração de imagens; produção de conteúdos; atuação nas redes sociais sobre o tema, promovendo reflexões dentro e fora das plataformas; além da elaboração de projetos junto a marca dedicados a encorajar outras mulheres a se especializar em IA.

“Estar a frente deste projeto idealizado por Dove é uma realização profissional e pessoal. Desde que comecei a atuar em projetos de Inteligência Artificial, ainda durante a faculdade, percebi como a presença de mais mulheres é, não só importante, como fundamental para que possamos provar que a IA pode ser uma ferramenta justa no nosso dia a dia, influenciando positivamente em comportamentos e padrões. E essa conscientização precisa acontecer desde já. Afinal, o futuro é agora”, afirma Heloisy Pereira Rodrigues.

“Sempre estivemos comprometidos em fazer com que a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade. Com a contratação de Heloisy, Dove renova este compromisso, agora olhando para o futuro e todas as ferramentas que compõem esses novos tempos, como a Inteligência Artificial. Buscamos propor um cenário no qual estas mulheres tenham mais visibilidade e estejam no comando destas ferramentas, assim como Heloisy, educando corretamente os algoritmos e garantindo resultados mais diversos e inclusivos”, conta Andreza Graner, Diretora de Marketing de Dove Brasil.

“Ter a nossa Embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial nos possibilita democratizar o assunto nas redes, gerando conversas e questionamentos essenciais para que esse movimento ganhe ainda mais força, a fim de que as novas gerações se sintam sempre representadas, mitigando a cobrança por padrões irreais”, conclui a executiva.

O Código Dove: 20 anos de Dove Pela Beleza Real

Em 2004, Dove mudou a indústria de beleza com o lançamento da Campanha pela Beleza Real, que respondia a um desafio: retratar a beleza de maneira real e diversa nas campanhas de publicidade, em contraponto aos estereótipos de corpos padronizados. Esta campanha tornou-se um marco de transformação na comunicação da marca, com o Compromisso pela Beleza Real de Dove (Real Beauty Pledge) – uma missão de longo prazo de representar mulheres reais em suas comunicações no lugar de modelos que reforçam padrões inalcançáveis. Tal compromisso visa contribuir na promoção da confiança corporal e na autoestima de jovens e adultas até hoje.

Vinte anos depois, Dove lança o Código Dove, um código universal capaz de mudar automaticamente o viés da beleza irreal na inteligência artificial, além de trazer um espectro muito mais amplo de diversidade, realidade e autenticidade na representação de mulheres.

Ao buscar em ferramentas de imagens geradas por IA por conceitos como “uma mulher bonita”, “uma pele perfeita” ou “uma mulher confiante”, muito provavelmente a busca resultará em mulheres com corpos e características bastante padronizadas e estereotipadas. Mas ao realizar a busca adicionando “de acordo com uma campanha Dove Pela Beleza Real”, os resultados serão muito diferentes: mulheres de diferentes raças, etnias, corpos, peles e cabelos. Com o Código Dove, a diversidade e a beleza real são apresentadas pela inteligência artificial.

Com o Código Dove, a marca apresentou ainda um novo estudo sobre a beleza ao redor do mundo, procurando compreender como está a percepção entre mulheres adultas e jovens sobre o tema e como isto impacta sua autoestima atualmente. Os dados nos apontam que quase 87% das mulheres adultas e 88% das jovens (no Brasil, 95% e 92%, respectivamente) relatam que já foram expostas a conteúdos tóxicos de beleza online, e que 1 em cada 3 mulheres (no Brasil, 1 em cada 2 mulheres e meninas) se sentem pressionadas a alterar sua aparência por conta do que veem nas redes, mesmo sabendo que se trata de imagens manipuladas. Estima-se que até 2025 cerca de 90% do conteúdo online seja criado por inteligência artificial*. Ciente de que o uso indiscriminado desta tecnologia está perpetuando ainda mais padrões irreais e falta de diversidade, Dove renova seu compromisso com a beleza real, comprometendo-se a nunca usar em suas comunicações belezas geradas digitalmente para representar mulheres.

Sobre Dove
Dove começou sua história em 1957 nos EUA, com o lançamento do Beauty Bar, com sua mistura patenteada de limpadores suaves e ¼ de creme hidratante. A herança da Dove é baseada na hidratação, e não foram as promessas, mas sim as provas que permitiram à Dove crescer de um Beauty Bar para uma das marcas de beleza mais queridas do mundo.

As mulheres sempre foram nossa inspiração e, desde o início, estamos totalmente comprometidos em fornecer atendimento superior a todas elas e defender a beleza real em nossa publicidade. Dove acredita que a beleza é para todos e que precisa ser uma fonte de confiança, não de ansiedade. A missão de Dove é inspirar as mulheres em todos os lugares a desenvolver um relacionamento positivo com sua aparência e descobrir seu potencial de beleza.

Por 30 anos, Dove está comprometida em ampliar a definição de beleza por meio do trabalho que realiza. Com o “Dove Real Beauty Pledge”, a Dove promete:
• Retratar as mulheres com honestidade, diversidade e respeito. Apresentamos mulheres de diferentes idades, tamanhos, etnias, com cores, tipos e estilos de cabelo diferentes;
• Retratar as mulheres como elas são na realidade, com zero distorção digital e todas as imagens aprovadas pelas mulheres que apresenta;
• Ajudar os jovens a construir confiança corporal e autoestima através do Projeto Dove Pela Autoestima, o maior provedor de educação sobre autoestima do mundo

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore