Edição comemorativa do maior evento do setor na América Latina ocorrerá entre os dias 5 e 15 de março, celebrando a trajetória construída ao longo de uma década e meia e convidando criativos, marcas e público a refletir sobre o que atravessa o tempo e se transforma em memória
Ao completar 15 anos em 2026, a DW! Semana de Design de São Paulo escolheu olhar para o tempo como matéria-prima de reflexão. Maior festival urbano de design e arqdecor da América Latina, que acontecerá entre 5 e 15 de março em sete distritos físicos da capital paulista, além de um distrito digital, a DW! SP anuncia Legado Criativo como tema da edição comemorativa, convidando criativos, marcas e público a pensar sobre o que permanece, se transforma e ganha significado ao longo dos anos.
Idealizador e CEO da DW! SP, além de conselheiro da World Design Weeks (WDW), entidade que reúne 44 semanas de design ao redor do mundo, Lauro Andrade destaca que o marco dos 15 anos consolida, para além da maturidade e expansão do evento, sua contribuição para a estruturação coletiva de um ecossistema criativo local.
“Percebemos, ano após ano, que o festival não só atrai especialistas do mercado, mas, também, um público que dialoga e participa ativamente na formação de uma cultura de consumo do design autoral brasileiro. Esse é o nosso maior legado imaterial. Na primeira edição, começamos com 40 profissionais do setor; em 2025 reunimos 1.500 criativos em mais de 400 eventos realizados em 140 locais”, comemora Andrade.
Orientada pelo conceito de “Indivíduo Múltiplo”, a identidade visual da DW! SP 2026 foi desenvolvida pelo Colletivo Design, estúdio de design e comunicação com 22 anos de atuação, conhecido por desenvolver projetos de identidade visual, branding, embalagens e ilustração para grandes marcas como Ambev, Nike, Spotify e Netflix. Inspirada pela metáfora das tramas, a proposta visual parte da ideia de que o indivíduo é um fio que, ao se entrelaçar a outros, constrói uma força coletiva múltipla, diversa e duradoura. Presente em saberes ancestrais e práticas culturais, a trama simboliza o legado como algo compartilhado, transmitido e continuamente transformado.
Visualmente, essa lógica estará espalhada em todos os distritos que compõem a DW! SP, que serão representados por oito calungas, figuras usadas em maquetes e desenhos arquitetônicos para indicar a escala humana criadas com a vivacidade de cores, texturas e grafismos específicos que, quando reunidos, formam uma comunidade visual plural em diálogo direto com a diversidade de São Paulo.
“Acreditamos que o design só faz sentido quando gera impacto real, quando devolve algo para a sociedade que não se mede apenas em dinheiro. Por isso, a DW! SP dialoga tanto com o Colletivo Design: é um festival que ativa a cidade, promove encontros e constrói legado a partir da troca”, explica Vanessa Queiroz, diretora criativa e cofundadora do Colletivo Design. “Participar da identidade visual de uma edição que celebra 15 anos de um festival tão importante é também reconhecer que o design deixa marcas quando é coletivo, compartilhado e conectado com o seu tempo”, complementa.
Marcados pelo uso do neon, a paleta vibrante e o sistema gráfico modular criado pela Colletivo Design reforçam a ideia de sobreposição, movimento e convivência entre diferenças. Abordagem que se confunde com a própria trajetória da DW! SP. Criada em 2012 pelo empresário Lauro Andrade como um fim de semana dedicado ao design, a DW! Semana de Design de São Paulo se consolidou ao longo dos anos como um grande evento urbano que passou a se estender por vários dias e a abraçar uma programação cada vez mais ampla, diversa e descentralizada.
Com programação majoritariamente gratuita, a DW! SP também se estabeleceu como uma plataforma de lançamentos estratégicos, validação de tendências e diálogo entre indústria, varejo e criadores independentes. Articulando mostras, debates concentrados nos DW! Talks, experiências imersivas, visitas guiadas e oficinas, a edição de 2025 da DW! SP reuniu 132 expositores, 415 eventos, 8 distritos (incluindo um distrito digital com 32,8 milhões de impactos e 2,3 milhões de interações) e mais de 120 mil pessoas envolvidas em ações físicas e digitais. O alcance do evento se refletiu, ainda, em 20 mil mapas da programação do festival distribuídos ao público e mais de 200 matérias publicadas em diferentes veículos de imprensa.
Expandindo sua atuação com festivais itinerantes espalhados em polos e em metrópoles como Balneário Camboriú (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), ao completar 15 anos a DW!SP reafirma seu papel como o evento de maior destaque do Hemisfério Sul dentro da rede internacional da WDW – que inclui grandes festivais como as semanas de design de Tóquio, Barcelona, Veneza e Munique –, conexão que amplia o intercâmbio de práticas curatoriais, modelos de ativação urbana e estratégias de desenvolvimento econômico ligadas à economia criativa global.
Na DW! SP 2026 o convite se amplia: reconhecer os legados construídos até aqui e, simultaneamente, projetar os próximos. Criativos, arquitetos, designers, artistas, marcas e público são chamados a refletir sobre suas próprias trajetórias e como suas escolhas reverberam no tempo. “O Legado Criativo é individual e coletivo. Dimensões que interagem, se complementam e, muitas vezes, se contradizem. Quando o ‘eu’ vira ‘nós’, novas possibilidades se abrem”, conclui o manifesto da edição comemorativa.









